25 álbuns de rock e metal aguardados para 2022

Bandas e artistas de peso confirmaram ou indicaram que vão divulgar músicas inéditas nos próximos 12 meses

Com o período de isolamento social provocado pela pandemia, muitos artistas e bandas seguiram trabalhando em casa ou em estúdio. Novas músicas e até álbuns inteiros foram concebidos desde março de 2020, quando a Covid-19 tirou todo mundo de circulação. Alguns já foram lançados; outros ainda estão para chegar.

A lista a seguir reúne, em ordem alfabética, 25 músicos e grupos de rock e metal que vão (ou devem) lançar discos em 2022. Além daqueles que já até confirmaram a data de divulgação, foram incluídos os que revelaram as novidades em entrevista.

- Advertisement -

Depois, não deixe de conferir:

Álbuns de rock e metal esperados para 2022

Angra

Foto: Henrique Grandi

Ainda que as gravações não tenham se iniciado, o novo álbum do Angra deve sair em 2022. Quem disse isso “com bastante convicção” foi o guitarrista Marcelo Barbosa, em entrevista ao Wikimetal. O trabalho sucederá “Ømni”, de 2018.

Anthrax

A expectativa por um novo álbum do Anthrax é relativamente dividida. Por um lado, a banda pode surpreender e lançar um trabalho como o ótimo “Worship Music”. Mas se a inspiração for o mediano “For All Kings” (2016), não deve convencer tanto.

Fato é que o baixista Frank Bello já confirmou em entrevista ao Metal Pilgrim (via Blabbermouth) que o próximo disco de inéditas chega em 2022, ano em que o Anthrax celebra seus 40 anos de fundação. O material não foi produzido à distância, já que o formato não funcionou para os caras.

Alter Bridge

Myles Kennedy e Mark Tremonti não param. O primeiro lançou um álbum solo em 2021, divulgará um trabalho gravado com Slash em fevereiro próximo e ainda sairá em turnê com o guitarrista da cartola. Por sua vez, o segundo liberou “Marching in Time”, gravado com a banda Tremonti, também no ano passado.

Para engrossar a discografia de ambos, o Alter Bridge também terá um novo álbum lançado em 2022. Ao Spokesman-Review, Mark adiantou que pelo menos esse é o plano. “Walk the Sky”, registro mais recente, saiu em 2019. O single inédito “Last Rites” foi disponibilizado no ano seguinte junto do EP “Walk the Sky 2.0”, que também apresenta gravações ao vivo.

Arctic Monkeys

Outra banda que desperta reações mistas quando fala em lançar novo álbum. Se o material sair como o elogiado “AM” (2013), os fãs vão gostar. Mas se a base for o experimental “Tranquillity Base Hotel & Casino” (2018), talvez não agrade.

Independentemente disso, o baterista Matt Helders adiantou em entrevista à BBC Radio 5 Live que as novas canções foram gravadas – e a ideia é trabalhar com influências diferentes do disco anterior.

Avenged Sevenfold

Pouco disposto a excursionar durante a pandemia, o Avenged Sevenfold tem aproveitado o tempo em casa para trabalhar em novas músicas. O vocalista M. Shadows disse ao Loudwire que o sucessor de “The Stage” (2016) será concluído neste mês de janeiro.

Bring Me the Horizon

Seja álbum ou EP, o Bring Me the Horizon vai liberar material inédito em 2022. O segundo trabalho da série “Post Human” terá, segundo o tecladista Jordan Fish, um pouco mais das influências emo e screamo que a banda deixou de lado nos últimos anos.

Eddie Vedder

Foto: Danny Clinch

O primeiro da lista que tem um lançamento confirmado. O álbum solo “Earthling” chega no dia 11 de fevereiro e traz participações de peso: Chad Smith e Josh Klinghoffer (respectivamente baterista e ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers) gravaram uma música, enquanto Andrew Watt, o produtor do momento, conduziu as sessões em estúdio.

Ghost

Assim que a pandemia chegou, Tobias Forge adiantou que não lançaria álbum novo do Ghost sem que pudesse voltar à estrada. O momento da reabertura chegou – e tudo indica que o disco realmente chegará a público em breve. Em entrevista à rádio KLAQ, ele já até adiantou que as letras do sucessor de “Prequelle” serão inspiradas no livro “The Rule of Empires”, de Timothy Parsons.

Leia também:  James Hetfield faz tatuagem com cinzas de Lemmy Kilmister

Goodbye June

Banda que mescla hard rock, southern e pop de forma bem interessante, o Goodbye June lança o quarto álbum de sua carreira, “See Where the Night Goes”, no próximo dia 18 de fevereiro. O antecessor “Community Inn” (2019) é muito bom, então, a expectativa é que outro grande trabalho venha aí.

Guns N’ Roses

Foto: Katarina Benzova

Desde antes das voltas de Slash e Duff McKagan, o Guns N’ Roses trabalha em um novo álbum. Os dois integrantes clássicos voltaram, “Absurd” e “Hard Skool” foram requentadas, mas nada de disco – só um EP com essas duas faixas (que já saíram) e outras duas gravações ao vivo.

Em recente entrevista ao St. Louis Public Radio, Richard Fortus adiantou que o Guns trabalhou em gravações de forma remota na pandemia. Disse, porém, que não poderia adiantar uma data de lançamento. Será que chega a público em 2022?

Jack White

Foto: David James Swanson

Enquanto tem banda que mal sabe se vai lançar novo álbum em 2022, Jack White confirmou dois discos para os próximos meses. “Fear of the Dawn” (8 de abril) terá uma pegada mais roqueira, enquanto “Entering Heaven Alive” (22 de julho) soará mais experimental e intimista.

Jethro Tull

Primeiro álbum do Jethro Tull em quase 20 anos, “The Zealot Gene” chega a público no dia 28 de janeiro. O trabalho começou a tomar forma ainda em 2017 e o planejamento original previa lançamento em 2020, mas a pandemia travou tudo.

Em vídeo divulgado no YouTube, Ian Anderson disse que esse disco será do Jethro Tull, não solo, porque os demais músicos da atual formação colaboraram bastante para o resultado final.

Halestorm

O período fora dos palcos rendeu disco novo para o Halestorm. Ainda não há título ou data de lançamento anunciados, mas sabe-se que o sucessor de “Vicious” chega em 2022. O pesado single “Back from the Dead” deve fazer parte da tracklist.

Korn

Foto: Tim Saccenti

Anunciado para 4 de fevereiro, “Requiem” deve manter o tom melancólico e pesado que já é clássico do Korn – e foi devidamente reforçado no antecessor “The Nothing” (2019). Ao mesmo tempo, a promessa é de um registro mais experimental, já que a banda teve mais tempo para trabalhar em estúdio.

Liam Gallagher

Em grande fase, Liam Gallagher lança seu terceiro álbum solo, “C’mon You Know”, em 27 de maio. Ainda não foram liberadas muitas informações sobre o sucessor de “Why Me? Why Not.”, mas é esperado que a sonoridade siga emulando os padrões do Oasis, banda que expôs Liam ao estrelato.

Megadeth

Muita coisa aconteceu com o Megadeth desde que seu novo álbum, “The Sick, The Dying and The Dead”, começou a ser feito. As gravações foram atrasadas principalmente quando Dave Mustaine foi diagnosticado com um câncer (e felizmente o superou) e David Ellefson foi demitido após vídeos íntimos dele serem vazados na internet.

Ainda não sabemos quem será o baixista do disco (Ellefson já havia feito seu trabalho, mas suas colaborações foram apagadas). James LoMenzo assumiu a vaga na turnê mais recente, mas não em estúdio. O novo álbum será o primeiro com Dirk Verbeuren na bateria e o segundo com o brasileiro Kiko Loureiro na guitarra.

Metallica

Sempre na estrada, o Metallica voltou a trocar ideias de músicas novas ao longo da pandemia. De acordo com o baterista Lars Ulrich, a banda tem trabalhado em composições via Zoom desde o início de 2020 – e um sucessor para “Hardwired… To Self-Destruct” pode vir aí.

Ozzy Osbourne

Foto: Pamela Littky / GQ UK

Impossibilitado de excursionar desde antes da pandemia, Ozzy Osbourne tem trabalhado bastante em estúdio. Lançou “Ordinary Man” no início de 2020 e já prepara um sucessor, ainda sem título ou data de divulgação confirmados.

A lista de convidados para esse registro é caprichada: Zakk Wylde, Jeff Beck, Eric Clapton, Tony Iommi, Chad Smith, Taylor Hawkins e Robert Trujillo são alguns dos nomes confirmados. A produção será novamente de Andrew Watt.

Leia também:  Pearl Jam lança o single “Wreckage” dois dias antes de novo álbum

Porcupine Tree

Foto: Alex Lake

Em um dos anúncios mais surpreendentes de 2021, o Porcupine Tree confirmou que retomaria as atividades e ainda lançaria um novo álbum no ano seguinte. “Closure / Continuation” chega no próximo dia 22 de junho. Outros detalhes serão anunciados em breve.

Rammstein

Foto: Jens Koch

Antes de embarcar em uma turnê mundial no mês de maio, o Rammstein vai lançar um novo álbum. A informação foi divulgada pelo guitarrista Richard Kruspe em entrevista ao 24 Hours World News. O sucessor do trabalho sem título de 2019 ainda não teve detalhes revelados.

Red Hot Chili Peppers

Foto: Clara Balzary

Ainda não sabemos ao certo quando vamos ouvir o novo álbum do Red Hot Chili Peppers, primeiro desde o recente retorno do guitarrista John Frusciante. Mas a seção de pré-venda do site oficial da banda anunciou por um breve período de tempo que o disco chegará em 6 de maio. A banda excursionará pelo mundo ao longo de 2022.

Scorpions

Nada de aposentadoria para o Scorpions: “Rock Believer”, décimo-nono álbum da banda, chega no dia 25 de fevereiro. Em entrevista ao Ultimate Classic Rock, o produtor Hans-Martin Buff adiantou que a sonoridade terá acenos ao passado da banda, mas sem copiar os momentos de glória.

Slash

Enquanto o Guns N’ Roses não libera seu novo álbum, Slash segue a todo vapor em sua carreira solo. “4”, mais um disco de sua parceria com Myles Kennedy e a banda The Conspirators, chega no dia 11 de fevereiro. Será o primeiro lançamento da nova gravadora Gibson Records, fundada pela famosa marca de guitarras Gibson.

Tears for Fears

Foto: Frank Ockenfels

Como o Jethro Tull, o Tears for Fears escolheu o ano de 2022 para lançar seu primeiro álbum em quase duas décadas. “The Tipping Point” chega no dia 25 de fevereiro e reflete como o vocalista, guitarrista e tecladista Roland Orzabal lidou com a morte da esposa, ocorrida em 2017.

The Hellacopters

O hiato criativo do Hellacopters não era tão longo quanto o do Tears for Fears, mas já incomodava os fãs. Mas esse intervalo sem material inédito acaba no dia 1º de abril, com o álbum “Eyes of Oblivion”. Fora o single “Reap a Hurricane”, Poucos detalhes sobre o registro foram revelados até então.

Bônus 1: mais 20 álbuns, todos com data

A seguir, há mais outros 20 álbuns com data de lançamento estipulada que chegam em 2022.

  • Animals as Leaders (“Parrhesia”, 25 de março)
  • Arjen Lucassen’s Star One (“Revel in Time”, 18 de fevereiro)
  • Battle Beast (“Circus of Doom”, 21 de janeiro)
  • Crowbar (“Zero and Below”, 4 de março)
  • Elvis Costello & The Imposters (“The Boy Named If”, 14 de janeiro)
  • Eric Gales (“Crown”, 28 de janeiro)
  • Foxy Shazam (“The Heart Behead You”, 18 de fevereiro)
  • George “Corpsegrinder” Fisher (“Corpsegrinder”, 4 de fevereiro)
  • Hammerfall (“Hammer of Dawn”, 25 de fevereiro)
  • James LaBrie (“Beautiful Shade of Gray”, 20 de maio)
  • John Mayall (“The Sun is Shining Down”, 21 de janeiro)
  • Marillion (“An Hour Before It’s Dark”, 4 de março)
  • Midnight Oil (“Resist”, 18 de fevereiro)
  • Placebo (“Never Let Me Go”, 25 de março)
  • Sabaton (“War to End All Wars”, 4 de março)
  • Saxon (“Carpe Diem”, 4 de fevereiro)
  • Steve Vai (“Inviolate”, 28 de janeiro)
  • Three Days Grace (“Explosions”, 6 de maio)
  • Tony Martin (“Thorns”, 14 de janeiro)
  • Zeal & Ardor (“Zeal & Ardor”, 11 de fevereiro)

Bônus 2: mais 30 discos, apenas prometidos

Por fim, 30 bandas cujos integrantes falaram em entrevista sobre lançar discos novos em 2022, mas sem nada oficial até o momento.

  • Anvil
  • Arch Enemy
  • Avril Lavigne
  • Behemoth
  • Blind Guardian
  • Blink-182
  • Candlemass
  • Clutch
  • Coheed and Cambria
  • Crashdïet
  • Dokken
  • Five Finger Death Punch
  • Hardcore Superstar
  • King Diamond
  • KK’s Priest
  • Kreator
  • Lamb of God
  • Machine Gun Kelly
  • Machine Head
  • Mercyful Fate
  • Nita Strauss
  • Overkill
  • Papa Roach
  • Paramore
  • Skid Row
  • Soilwork
  • The Cult
  • The Halo Effect
  • U2
  • Weezer

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentos25 álbuns de rock e metal aguardados para 2022
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades