Como o Iron Maiden foi criado em um longínquo feriado de Natal

Steve Harris teve que assumir as rédeas de um projeto próprio para dar vazão às suas composições - complexas demais para suas primeiras bandas

O Natal de 1975 marca um dia especial para o heavy metal. A data entrou para a história como o dia oficial da fundação do Iron Maiden pelo baixista Steve Harris, que continua comandando a banda.

Mas antes de se tornar a gigante que é hoje, a banda teve muita luta em seus primeiros dias, assim como o próprio Harris antes de decidir ter seu próprio projeto musical.

- Advertisement -

O início de Steve Harris

Nascido em Leytonstone, na Inglaterra, em 12 de março de 1956, Stephen Percy Harris tinha planos iniciais de tocar bateria. Porém, um kit simplesmente não caberia em sua casa, o que o fez migrar para o baixo.

Seu primeiro modelo foi uma cópia de um Fender Precision, comprado em 1971 por 40 libras esterlinas. Sem aulas, ele se transformou em um dos baixistas definitivos da história do metal de forma completamente autodidata.

Com apenas 10 meses de prática no instrumento, Harris entrou para sua primeira banda, inicialmente chamada Influence. Logo eles mudaram o nome para Gypsy’s Kiss e ficaram conhecidos em pubs ao redor de Londres. O projeto acabou não durando por muito tempo.

Smiler e as raízes

Em 1974, Steve Harris entra para uma banda um pouco mais profissional, chamada Smiler. Lá, ele trabalhou ao lado do vocalista Dennis Wilcock e do baterista Doug Sampson, que fariam parte do Iron Maiden em seus primeiros anos.

Smiler – da esquerda para a direita: Mick Clee, Steve Harris, Dennis Wilcock, Doug Sampson e Tony Clee

Apesar do Smiler ir bem, o lado compositor de Harris começou a aflorar com mais destaque. Isso desanimou os outros membros, como o próprio baixista contou para a revista Guitar World.

“Eu ouvia coisas como o Genesis do começo (que eu amo), Jethro Tull, Pink Floyd, King Crimson, Yes, Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin. Então quando comecei a compor minhas coisas, tinha muitas combinações, mudança de tempo e força. Eu queria fazer minha primeira música real com o Smiler, mas quando eu trouxe para eles, eles disseram ‘oh, m**da, isso tem muitas mudanças de tempo, não vamos fazer isso’.”

A passagem é interessante. Mostra que a veia prog do que viria a ser o Iron Maiden não só já existia antes da formação da banda em si, como também foi crucial para a decisão de Steve Harris em criar seu próprio grupo.

Leia também:  A opinião de Courtney Love sobre ser odiada, especialmente após morte de Kurt Cobain

Iron Maiden, criado no Natal

Fato é que em 25 de dezembro de 1975, estava formado o Iron Maiden. Uma data peculiar para se criar uma banda, mas quem liga?

A formação original trazia Paul Day nos vocais, Dave Sullivan e Terry Rance nas guitarras e Ron “Rebel” Matthews na bateria, além, claro, de Steve no baixo.

A primeira formação do Iron Maiden – da esquerda para a direita: Terry Rance, Ron Matthews, Paul Day, Dave Sullivan e Steve Harris

O nome da banda nasceu do filme “O Homem da Máscara de Ferro”, de 1939, dirigido por James Whale. Trata-se de uma adaptação de “O Visconde de Bragelonne”, livro do escritor francês Alexandre Dumas (pai), autor de “Os Três Mosqueteiros”.

Os primeiros anos

Outro registro da primeira formação do Iron Maiden

Após o Natal de 1975, a banda começou a trabalhar duro, fazendo sua estreia ao vivo já nos primeiros meses do ano seguinte. A formação variou bastante, com Steve Harris recomeçando o grupo do zero em pelo menos duas oportunidades.

Até o guitarrista Dave Murray, que acabou tocando em todos os álbuns da banda, chegou a ficar fora por um tempo – por sorte, retornou e fez história junto do grupo. Dennis Wilcock e Doug Sampson, mencionados anteriormente como parceiros de Smile, também integraram o projeto, mas também não duraram.

Leia também:  A última música que Jon Bon Jovi cantaria ao vivo, se pudesse escolher

Foram nesses primeiros anos que surgiram músicas dos primeiros álbuns, como “Drifter”, “Sanctuary” e “Wrathchild”. Para se ter ideia: de acordo com o Setlist.fm, o primeiro show da banda com repertório catalogado por completo foi realizado no The Harrow, em Londres, Inglaterra, no dia 18 de junho de 1977 – ou seja, quase três anos antes do lançamento do primeiro disco, homônimo. Mesmo assim, já existiam várias canções presentes naquele trabalho e até no segundo, “Killers”. Veja o setlist:

  1. I Got the Fire (Montrose cover)
  2. Drifter
  3. Sanctuary
  4. Prowler
  5. Burning Ambition
  6. Another Life
  7. Transylvania
  8. Strange World
  9. Purgatory (na época, chamada Floating)
  10. Charlotte the Harlot
  11. Wrathchild
  12. Iron Maiden

Ouça como algumas faixas soavam ainda com Dennis Wilcock no vocal na bootleg a seguir.

Entre idas e vindas de músicos, a formação do Iron Maiden se estabilizou a partir de 1979. O disco de estreia foi gravado com Paul Di’Anno (vocais), Dave Murray e Dennis Stratton (guitarras) e Clive Burr (bateria), além de Steve Harris no baixo. A partir daí, o resto é história.

Formações do Iron Maiden

Veja, a seguir, uma linha do tempo de formações do Iron Maiden (via Ultimate Classic Rock).

  • 1975-76: Steve Harris / Paul Day / Dave Sullivan / Terry Rance / Ron Matthews
  • 1976-77: Steve Harris / Dennis Wilcock / Dave Murray / Ron Matthews / Bob Sawyer
  • 1977: Steve Harris / Dennis Wilcock / Terry Wapram / Thunderstick / Tony Moore
  • 1977-78: Steve Harris / Dennis Wilcock / Terry Wapram / Doug Sampson
  • 1979-80: Steve Harris / Dave Murray / Paul Di’Anno / Clive Burr / Dennis Stratton
  • 1980-81: Steve Harris / Dave Murray / Paul Di’Anno / Clive Burr / Adrian Smith
  • 1981-82: Steve Harris / Dave Murray / Clive Burr / Adrian Smith / Bruce Dickinson
  • 1982-90: Steve Harris / Dave Murray / Adrian Smith / Bruce Dickinson / Nicko McBrain
  • 1990-93: Steve Harris / Dave Murray / Bruce Dickinson / Nicko McBrain / Janick Gers
  • 1994-99: Steve Harris / Dave Murray / Nicko McBrain / Janick Gers / Blaze Bailey
  • 1999-atualmente: Steve Harris / Dave Murray / Nicko McBrain / Janick Gers / Bruce Dickinson / Adrian Smith

* Texto por André Luiz Fernandes e Igor Miranda, com pauta e edição por Igor Miranda.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Iron Maiden foi criado em um longínquo feriado de Natal
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades