A ótima banda de Seattle ignorada por muitos, segundo Eddie Vedder

Cantor definiu grupo como uma espécie de "cola" para movimento grunge, pois ajudava a agregar o próprio Pearl Jam

A cidade de Seattle nos apresentou grandes bandas ao longo dos anos. Além dos nomes do movimento grunge, como Pearl Jam — de Eddie Vedder —, Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains, o município dos Estados Unidos presenteou fãs com nomes do porte de Jimi Hendrix, Heart, Queensrÿche, Bikini Kill, Nevermore, entre vários outros.

­

- Advertisement -

Entretanto, uma das melhores bandas de Seattle, na visão de Eddie Vedder, nem sempre está na lista das mais lembradas da cidade. O vocalista do Pearl Jam destacou que esse grupo é o Mudhoney, nome influente da cena grunge como um todo.

Em entrevista ao radialista Howard Stern, resgatada pelo site Far Out Magazine, Vedder destacou como o Mudhoney, além de bom, exercia uma função importante no cenário local. O cantor apontou que a banda era como uma espécie de “cola” para o movimento, pois ajudava a agregar seu próprio projeto, dono de uma sonoridade um pouco diferente.

“Uma das minhas bandas favoritas de Seattle era o Mudhoney. Havia um pouco de fracionamento, com uma parte da música de Seattle em um lado, e a nossa música não se encaixava tão bem – o que está tudo bem. Mas também o Mudhoney… sou grato por ter esses caras como amigos.”

Sobre o Mudhoney

Formado em 1988, o Mudhoney fez relativo sucesso no underground, mas nunca chegou a estourar no mainstream. O trabalho de maior repercussão do grupo, “Piece of Cake” (1992), vendeu 150 mil cópias nos Estados Unidos, número baixo em comparação a outros colegas da cena.

Leia também:  Até Tony Martin era alvo das pegadinhas de Tony Iommi; conheça uma delas

A maior parte da discografia do Mudhoney foi lançada pela Sub Pop, talvez a gravadora mais do movimento grunge, mas com porte pequeno em comparação a outros grandes selos. Apenas “Piece of Cake”, “My Brother the Cow” (1995) e “Tomorrow Hit Today” saíram por outro selo – Reprise Records, afiliado à Warner.

Sobre Eddie Vedder

Nascido em Evanston, Illinois, Estados Unidos, Edward Louis Severson III adotou o Vedder, sobrenome da mãe, na adolescência, após descobrir que seu padrasto não era o pai biológico – a quem chegou a conhecer na infância, embora só tenha sabido a verdade mais tarde.

Começou a carreira musical nos anos 1980, participando de bandas como Indian Style, Surf And Destroy, The Butts e Bad Radio. Paralelamente, trabalhou como atendente de farmácia, garçom e segurança para se sustentar.

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

Encontrou o sucesso mundial quando se juntou ao Mookie Blaylock, que mudaria o nome para Pearl Jam. Uma das bandas mais importantes da cena rock da década de 1990, vendeu mais de 60 milhões de discos em todo o mundo. É o único frontman original do “Big Four do Grunge” ainda vivo.

Também lançou discos solo, além de ter colaborado com várias trilhas sonoras e participado de álbuns do Temple Of The Dog, Bad Religion, Neil Young, Ramones e The Who, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA ótima banda de Seattle ignorada por muitos, segundo Eddie Vedder
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades