Slash tem 400 guitarras na coleção – e sua favorita é uma réplica

Instrumento foi usado na gravação de “Appetite for Destruction”, álbum mais famoso do Guns N’ Roses

É comum guitarristas notáveis se tornarem sinônimo dos modelos de guitarra que mais utilizam e ajudaram a popularizar. Alguns dos exemplos mais icônicos incluem Jimi Hendrix, frequentemente associado à Fender Stratocaster, Angus Young (AC/DC) à Gibson SG e B.B. King à semiacústica Gibson ES-355. Já quando o assunto são as Gibson Les Paul, é difícil não pensar logo em Slash.

­

- Advertisement -

O modelo instrumento se tornou parte integrante do estilo de tocar do guitarrista do Guns N’ Roses. Suas linhas signature são sucesso de vendas em todo o mundo. Não à toa, a fabricante o nomeou uma espécie de embaixador.

A despeito da relação duradoura, a guitarra favorita entre as mais de 400 que Slash possui não é uma Gibson. É uma Les Paul, sim, mas não da marca: trata-se de uma réplica, construída pelo falecido luthier, Kris Derrig.

Leia também:  Até Tony Martin era alvo das pegadinhas de Tony Iommi; conheça uma delas

Falando ao Metro, Slash revelou:

“É a mesma guitarra que venho usando desde 1987. Gravei o ‘Appetite for Destruction’ com ela e a usei em praticamente todos os álbuns desde então.”

A Les Paul falsa de Slash

Apesar de inspirada no modelo Gibson Les Paul 1959, a guitarra feita por Derrig tem diferenças perceptíveis em relação à original tanto na captação (Seymour Duncan Alnico Pro II neste modelo) quanto na construção em si, já que possui um braço um pouco mais grosso. Essas diferenças somadas, segundo Slash, resultaram em “timbre e personalidade únicos”.

O modelo chegou às mãos de Slash por intermédio do ex-empresário do Guns, Alan Niven. Reza a lenda que o instrumento havia sido feita por Derrig com o intuito de arrecadar fundos para personalizar um de seus carros. Sem orçamento para comprar uma Gibson legítima, Alan acabou fechando negócio com um lojista chamado Jim Foot, dono da loja Redondo Beach.

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

Guitarristas com coleções notórias

Slash não é o único guitarrista famoso a possuir uma vertiginosa coleção de guitarras. Em entrevista ao Talkin’ Rock, Joe Bonamassa revelou possuir cerca de 400, acrescentando que “isso não é bom”.

“Tenho mais guitarras e equipamentos do que qualquer ser humano poderia precisar.”

Outro acervo impressionante é o de Steve Vai. Em vídeo publicado no canal Reverb no YouTube, o guitarrista exibe diversas peças únicas, e afirma que os instrumentos “são partes do meu corpo e cada um tem uma história para contar”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSlash tem 400 guitarras na coleção – e sua favorita é uma...
Marcelo Vieira
Marcelo Vieirahttp://www.marcelovieiramusic.com.br
Marcelo Vieira é jornalista graduado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), com especialização em Produção Editorial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Há mais de dez anos atua no mercado editorial como editor de livros e tradutor freelancer. Escreve sobre música desde 2006, com passagens por veículos como Collector's Room, Metal Na Lata e Rock Brigade Magazine, para os quais realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais, cobriu shows e festivais, e resenhou centenas de álbuns, tanto clássicos como lançamentos, do rock e do metal.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades