As cinco dicas de James Hetfield (Metallica) a compositores

Fazer anotações frequentes, evitar ser específico demais e enxergar letras como um instrumento na banda são alguns dos conselhos do músico

Coautor de praticamente todas as músicas do Metallica, James Hetfield sabe a fórmula para uma grande composição. Em mais de quatro décadas de experiência, o músico criou uma série de clássicos do metal, que seguem cativando e influenciando novas gerações de headbangers a seguirem os passos do ídolo. 

­

- Advertisement -

Felizmente, Papa Het não faz mistério e compartilhou em 2021, ao MasterClass, cinco dicas para desenvolver o processo criativo.

Para começar, o músico aconselha que a vida e os sentimentos sejam usados como fonte de inspiração. Isso cria uma conexão com o público e permite até sua evolução enquanto pessoa — já que ele próprio disse ter recorrido à composição para superar seus problemas familiares na juventude e o alcoolismo tempos depois. 

“Se estou compondo com o coração, realmente não dá para estar errado.”

Inspire-se em questões pessoais, mas não seja restrito ou específico demais: com a segunda dica, Hetfield propõe que a composição seja levemente vaga para que a mensagem também faça sentido para uma audiência diversa. Aqui é ideal evitar referências explícitas a obras e eventos pontuais.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

“Se você se torna mais específico, acaba fechando a mente das pessoas.”

Mais três dicas de James Hetfield

Entre as mais relevantes, a dica três aborda o registro de ideias. O frontman do Metallica recomenda fazer anotações frequentes, seja em blocos de notas ou gravações de áudio. 

Por meio do quarto conselho, James Hetfield aconselha os compositores a se manterem abertos a evoluções durante o processo criativo.

“Há um ponto em que a música me diz o que ela deve ser, em vez de eu dizer o que ela deve ser […] Se estou aberto a isso, ela começará a se transformar e, de repente, eu seguirei por um caminho completamente diferente.”

Por fim, a última dica preza pela composição de letras melódicas que potencializam a canção, de forma que a estruturação das palavras criem uma estrutura sonora consistente. Hetfield disse que enxerga as letras como um instrumento na banda — a ponto de refletir se está precisando de uma consoante ou de uma vogal antes de fechar alguma estrofe.

Composição em grupo

Em entrevista de 2016 ao So What! (via Blabbermouth), James Hetfield abordou o aspecto coletivo do processo de composição do Metallica. Ao ser questionado sobre a dificuldade de promover um espaço criativo democrático, o frontman revelou a estratégia do grupo para alcançar um resultado satisfatório. 

Leia também:  Steve Vai conta por que parceria com Ozzy Osbourne não foi para frente

“Há definitivamente verdade nisso [dificuldade em criar em grupo], mas eu diria que estamos em busca das melhores músicas. A origem do material não importa. Não estamos tentando ser exclusivos, nem completamente inclusivos, onde todo mundo tem que se sentir bem. A ideia é: ‘Aqui está o que é melhor para a banda. Estes são os melhores riffs que temos. Estas são as melhores partes e vamos juntá-las’.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs cinco dicas de James Hetfield (Metallica) a compositores
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades