Por que gravadora quase abandonou Guns N’ Roses ainda na era “Appetite”

Álbum de estreia do grupo demorou para engrenar de vez; hoje em dia, figura em listas dos mais vendidos de todos os tempos

“Appetite for Destruction” (1987), álbum de estreia do Guns N’ Roses, demorou um pouco a cair no gosto do público. Só começou a ser bastante comercializado praticamente um ano após seu lançamento.

Um fato pouco conhecido do público é que se não fosse essa virada de chave, Axl Rose e companhia teriam ficado sem uma gravadora. Antes mesmo de ela ocorrer, a demissão era cogitada.

- Advertisement -

A revelação foi feita por Tom Zutaut, empresário produtor musical responsável por descobrir o Guns e também o Mötley Crue. Em entrevista ao podcast X5, transcrita pela Ultimate Guitar, afirmou que em decorrência das baixas vendas iniciais do disco, a Geffen quis desistir de continuar a promover “Appetite for Destruction”.

Ele disse:

“Houve uma época e um ponto no qual o presidente da companhia me ligou e disse: ‘Esse álbum já era, estamos abrindo mão dele. Já era. Você tem de parar de perturbar o pessoal do marketing, o pessoal da promoção. Eles estão sem paciência, com você enchendo eles sobre o Guns N’ Roses’.”

Na sequência, Zutaut afirmou que não se daria por vencido e conseguiu convencer a Geffen a continuar bancando o disco. Um dos motivos foi sua certeza de que o Guns N’ Roses teria futuro – afinal, deixou de fora músicas com potencial, como “November Rain” e “Don’t Cry”, por ter essa visão.

Leia também:  Richie Kotzen lança o novo single “Cheap Shots”

“Eu disse: ‘200 mil (o número de discos vendidos nos primeiros meses de lançamento) é uma m#rda, cara. Esse disco vai vender milhões’. E, claro, mais tarde, se tornou o álbum de estreia de uma banda mais vendido da história. Ninguém ainda o superou, nem mesmo na terra do streaming. Mas, sabe, eu tinha a visão. Eu pensei que seria o maior álbum do mundo, a maior banda da história e não deixaria que algumas pessoas sem essa visão acabassem com a carreira do grupo. Quero dizer, deixei ‘November Rain’, ‘Don’t Cry’, deixei tantas canções fora de ‘Appetite’ por saber que teríamos uma ótima sequência.”

De fato, Zutaut estava certo: após mantida a insistência, “Appetite for Destruction” engrenou nas vendas e atualmente, figura nas listas de mais vendidos da história. Além disso, já recebeu 18 vezes a certificação de platina da Recording Industry Association of America (RIAA), por ter ultrapassado 18 milhões de cópias nos Estados Unidos.

Leia também:  O emotivo texto de Dave Mustaine elogiando cada músico do Megadeth

MTV “salvou” o Por que gravadora quase abandonou Guns N’ Roses ainda na era “Appetite”

Em outra entrevista anterior, Tom Zutaut revelou, em sua opinião, a causa de “Appetite for Destruction” ter demorado a engrenar. Para o empresário, existia um movimento contra a banda por parte da TV e das rádios.

“Havia um movimento anti-Guns N’ Roses. Eles eram muito perigosos.”

Em seguida, Zutaut lembrou da importância da MTV para “salvar” “Appetite for Destruction”. David Geffen, dono da gravadora, ligou na emissora e pediu a exibição do clipe de “Welcome to the Jungle” uma vez.

Mesmo com a transmissão ocorrendo uma única vez e de madrugada, o canal recebeu uma enxurrada de ligações pedindo reprises, algo que salvou o disco e o futuro da banda.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que gravadora quase abandonou Guns N’ Roses ainda na era “Appetite”
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades