A banda que definiu o heavy metal, na opinião de Roger Glover

Baixista do Deep Purple entende que quarteto britânico ressignificou a definição de som pesado em seu primeiro disco

A despeito de o Black Sabbath ser considerada a banda que definiu o heavy metal enquanto um subgênero roqueiro, ainda há discordâncias sobre quem foi o pioneiro. Desde a segunda metade dos anos 1960, as sementes vinham sendo plantadas e cultivadas por artistas que se identificavam com outras vertentes.

­

- Advertisement -

Baixista do Deep Purple, Roger Glover poderia até mesmo reivindicar para seu grupo algum crédito. Porém, ele optou por outro caminho em 2017, durante entrevista ao programa de rádio Linea Rock, da Itália.

Disse o músico e produtor, conforme transcrição do Blabbermouth, ao ser questionado sobre o que conhecia dos grupos contemporâneos:

“Não sabia muito sobre o Black Sabbath quando eles surgiram. Só lembro que achei ‘Paranoid’ um ótimo single. Mas nunca observei seus discos profundamente. Já o Led Zeppelin eu ouvi pela primeira vez apenas algumas semanas antes de entrar no Deep Purple. O primeiro disco deles mudou meu modo de encarar a música. Adorei.”

A estreia do Led Zeppelin

Sendo assim, na hora de dar créditos a quem aprofundou o peso na música, Roger Glover credita Jimmy Page e companhia. Ele disse:

Leia também:  Por que baixista é a melhor função de uma banda, segundo Steve Di Giorgio

“A palavra ‘heavy’ estava sendo muito usada em meados dos anos 60 para se referir à música pesada. Quero dizer, Jimi Hendrix e Cream estavam, de certa forma, abrindo o caminho, se você quiser definir. Na banda em que eu estava antes do Purple, pensávamos que ‘heavy’ era apenas ter mais equipamento e tocar mais alto. Não é isso. (risos) Mas de repente percebi, quando ouvi o Zeppelin, especialmente ‘Dazed And Confused’ e ‘How Many More Times’, que o termo ‘heavy’ passou a significar uma atitude. Essa era a chave.”

Lançado em 12 de janeiro de 1969, o primeiro álbum do Led Zeppelin vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo apenas à época do lançamento. Chegou ao Top 10 nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Sobre Roger Glover

Nascido em Brecon, País de Gales, Roger David Glover começou a se envolver com música aos 13 anos. Sua primeira banda foi o Madisons, que se tornaria o Episode Six, onde conheceria o vocalista Ian Gillan.

Leia também:  Como os Beatles influenciaram o Green Day em “American Idiot”, segundo Billie Joe

Os dois seriam chamados pelo Deep Purple em 1969, dando início à formação mais bem-sucedida do grupo. Saiu em 1973, retornando em 1984 e permanecendo até hoje. Entre 1979 e 1983, reencontrou o guitarrista Ritchie Blackmore no Rainbow, gravando quatro álbuns de estúdio.

Desenvolveu uma carreira respeitável como produtor, trabalhando com artistas como Judas Priest, Nazareth, David Coverdale, Elf, Rory Gallagher e Status Quo, entre outros. Também possui uma carreira solo esporádica.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA banda que definiu o heavy metal, na opinião de Roger Glover
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

  1. Roger Glover não sabe o que é heavy metal.,. Black Sabbath sempre será a banda ícone do gênero, e o Led Zeppelin tocava blues rock tanto que “chupava” dos antigos bluesmen seus sucessos

  2. Deep Purple é uma das grandes bandas de sempre, porém discordo frontalmente dessa opinião do Glover. O Led Zeppelin foi realmente bom, agressivo, pesado e ousado nos primeiros 2 ou 3 discos. É uma influente banda.

    Claro que o grupo continuou levantando seus velhos hits roqueiros em turnês, mas enquanto Black Sabbath se aprimorava na técnica, riffs e som pesado a cada ano, e a chegada de RJ Dio no vocal.

    já o Led foi assimilando outras coisas em seus discos, como o folk, reggae, elementos de rock progressivo e até ‘samba’. Analisem os primeiros CDs do Led, e em seguida comparem com Presence, e In through the out door. A diferença é clara.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades