As duas bandas que moldaram o som do Pantera, segundo Rex Brown

Van Halen e ZZ Top fizeram a diferença na carreira da banda; especialmente a segunda, pela ligação com o Texas

Não dá para negar que o som do Pantera sempre teve características bastante peculiares. O que rendeu até mesmo críticas de alguns headbangers, já que a banda era heavy tradicional demais para cair no thrash e thrash demais para cair no heavy tradicional, ficando em um meio-termo.

­

- Advertisement -

De qualquer modo, a aposta na mudança sonora ocorrida nos anos 1990 se pagou, com o grupo se tornando referencial em sua geração e às posteriores. Durante entrevista a Rick Beato no YouTube, com transcrição do Loudwire, o baixista Rex Brown citou dois gigantes do rock que influenciaram o quarteto.

“Se você der uma olhada no que fizemos e tiver que escolher duas bandas como referência, seriam Van Halen e ZZ Top. Porém, acelerados naquele 6/8 do ‘Texas Stomp Boogie’ como costumávamos chamar o nosso som.”

Os barbudos mais queridos do rock and roll ganharam uma reverência toda especial do instrumentista.

“Você tem que colocar o ZZ Top em algum lugar especial. Eles influenciaram mais bandas em seus primeiros discos do que qualquer um. Para nós, do Texas, era algo grande. Quando os ouvi pela primeira vez estava andando de bicicleta. Tinha cerca de 8 anos de idade e escutei a música ‘La Grange’. Algo aconteceu dentro de mim. Eu perdi a cabeça. Não há nem haverá outro álbum como ‘Tres Hombres’. É o disco mais mágico que tenho na minha coleção, uma música boa atrás da outra.”

Sobre o Pantera

Com 20 milhões de álbuns vendidos, o Pantera encerrou a carreira no início do século atual. O guitarrista Dimebag Darrell foi assassinado em 2004, durante show do Damageplan. Seu irmão, o baterista Vinnie Paul, faleceu em 2018, por conta de um ataque cardíaco.

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

Atualmente, Rex e o vocalista Phil Anselmo comandam um tributo oficial ao grupo, que vem realizando uma turnê mundial. O guitarrista Zakk Wylde (Black Label Society, Ozzy Osbourne) e o baterista Charlie Benante (Anthrax) acompanham a dupla.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs duas bandas que moldaram o som do Pantera, segundo Rex Brown
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades