Quando o público argentino vaiou o Iron Maiden

Bruce Dickinson ergueu a bandeira britânica em Buenos Aires e a plateia não gostou

Um dos momentos mais conhecidos na história dos shows do Iron Maiden aconteceu quando a banda toca “The Trooper”. Nela, o vocalista Bruce Dickinson empunha a bandeira britânica, em uma das séries de referências que podem ser feitas à letra e o cenário em que ela se desenvolve.

­

- Advertisement -

Ainda que isso tenha acontecido desde 1983, não impediu que a banda se envolvesse em uma polêmica no ano de 2001, durante a passagem pela América do Sul. Aconteceu em 13 de janeiro, em Buenos Aires – seis dias antes da triunfal apresentação no Rock in Rio, registrada de forma oficial.

Como todos sabemos, desde a Guerra das Malvinas, a relação entre argentinos e ingleses não é nada harmoniosa. Mesmo assim, a banda claramente não estava pronta para a reação do público presente no estádio José Amalfitani, pertencente ao Vélez Sarsfield.

Durante a canção, já era perceptível um apupo negativo, que só se intensificou ao final. Após algumas vaias, os hermanos puxaram o grito de guerra:

“Y ya lo ve y ya lo ve, el que no salta, es un inglês.”

Leia também:  Redes sociais impediriam Pink Floyd de lançar “Dark Side of the Moon”, segundo Yungblud

O momento, incluindo um Bruce visivelmente desconfortável ao final, pode ser conferido abaixo.

Iron Maiden e “The Trooper”

Original do álbum “Piece of Mind” (1983), “The Trooper” foi escrita pelo baixista e líder do Iron Maiden, Steve Harris. É baseada no poema “The Charge of The Light Brigade”, escrito em 1854 pelo inglês Lord Alfred Tennyson. O conteúdo da obra aborda a Batalha de Balaclava, ocorrida durante a Guerra da Crimeia.

A letra apresenta uma narrativa do confronto sob o ponto de vista de um cavaleiro britânico. Mesmo sem esperanças de sobrevivência, ele avança contra as linhas russas até encontrar o destino fatal.

Lançada como single, a música chegou ao 12º lugar da parada do Reino Unido, onde faturou disco de prata – o equivalente local à premiação de ouro em outros territórios, como o brasileiro e o americano – pelas mais de 200 mil cópias vendidas.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando o público argentino vaiou o Iron Maiden
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades