Como foi feita a cena de Slash no clipe de “November Rain”, do Guns N’ Roses

Diretor do vídeo explicou presença do “casco” de uma igreja e também falou do famoso trecho em que cidadão se joga em bolo de casamento

A cena do solo de Slash no clipe de “November Rain”, do Guns N’ Roses, é icônica por si só. O guitarrista aparece na área externa de uma pequena igreja, no meio do nada, e se apresenta de forma épica.

­

- Advertisement -

Em entrevista de 2020 à Kerrang!, o diretor Andy Morahan, que produziu a trilogia de clipes do Guns N’ Roses — completa por “Don’t Cry” e “Estranged” —, revelou como aquele trecho específico foi produzido. O cineasta contou que o processo consistiu, basicamente, em encontrar uma boa localização para aquela passagem e deslocar uma espécie de “casco” de igreja para um lugar isolado.

Não quer dizer que foi fácil. Ele revelou:

“Foi difícil de fazer aquilo. Eu queria uma pequena igreja no meio do nada e conseguimos várias locações com pequenas igrejas brancas em lugares como Texas e Arizona, mas nenhuma delas era isolada o suficiente para mim. Acabamos indo a um rancho de filmagens onde fizeram o filme ‘Young Guns’, em Santa Fe, Novo México, e tinham aquele casco de igreja.”

A produção precisou “apenas” colocar aquele molde de igreja em uma área realmente isolada e instalar uma pequena cerca em torno dela. O profissional destacou:

“Gravamos o dia todo, cinco ou seis câmeras, para chegar a 30 segundos de filmagem! Foi ridículo, mas é um momento icônico.”

O cidadão do bolo

Andy Morahan revelou, ainda, quem é o cidadão que simplesmente mergulha no bolo na cena em que a esposa do vocalista Axl Rose morre, após o casamento.

“Aquele é Riki Rachtman, que fazia um programa na MTV à noite na época. Axl o chamou para ser um convidado do casamento, então, quando estávamos filmando, Riki falou: ‘eu quero mergulhar nesse bolo’. Esperamos até que ninguém precisasse do bolo e, depois, autorizamos.”

O diretor descreveu tudo aquilo como sendo “muito Spinal Tap”, porém, segundo ele, “era o padrão da época”.

Leia também:  Por que gravadora quase abandonou Guns N’ Roses ainda na era “Appetite”

“Bandas grandes de rock se tornaram bandas de estádio e aquele era o fim daquela era particular de bandas de hard rock. Atingiu o auge com aqueles clipes.”

Slash e o clipe de “November Rain”

Ao relembrar as gravações do videoclipe de “November Rain”, Slash reforçou o risco envolvido com o método adotado. Em entrevista ao Yahoo Entertainment, ele comentou:

“Andy Morahan, o diretor, não me avisou que faria alguns mergulhos com o helicóptero em minha direção enquanto filmavam a parte do solo. Ele vinha rápido e voando baixo perto de mim, achei que morreria. Já estava conformado com o fato de que seria meu fim. Era algo comum com a vida que levava aquela época. De qualquer modo, a cena ficou muito legal e acabou se tornando icônica, algo que não imaginava quando gravamos.”

Slash também reconhece não saber o que realmente significa a história contada no clipe.

“Axl (Rose, vocalista) é a melhor pessoa para explicar. Nem sei do que se trata, sempre fui o cara que não deu a mínima para o conceito. Só aparecia para fazer as minhas partes e deixava o resto para as outras pessoas.”

Guns N’ Roses e a trilogia de clipes

O videoclipe de “November Rain” faz parte de uma trilogia que também conta com “Don’t Cry” e “Estranged”. Somadas, as produções tiveram um investimento de US$ 7 milhões, algo inimaginável para uma banda e para esse formato na realidade atual da indústria.

Para efeito de comparação, o filme que venceu o Oscar em 1993, “Unforgiven” (“Os Imperdoáveis”, no título brasileiro), teve orçamento de US$ 14 milhões. Apenas o dobro, mas para produzir 131 minutos de longa-metragem, com um elenco bem mais capacitado e outros custos que videoclipes não têm.

A trilogia de clipes se inicia com “Don’t Cry”, que mostra os integrantes do Guns N’ Roses tendo problemas com suas namoradas, com destaque aos personagens de Axl Rose e Stephanie Seymour, namorada dele na época. O cantor chega a tentar suicídio, mas é impedido pela parceira – algo que ele diz ter acontecido na vida real, só que quando ele ainda estava com Erin Everly, filha do músico Don Everly (The Everly Brothers).

Leia também:  Steve Vai conta por que parceria com Ozzy Osbourne não foi para frente

Em seguida, há o clipe de “November Rain”, cuja história é inspirada no conto “Without You”, do livro “The Language of Fear”, escrito por Del James, amigo de Axl Rose e antigo road manager do Guns N’ Roses. A história narra a trajetória de um cantor chamado Mayne, da banda Suicide Shift. O artista está rico e famoso, mas com vários problemas relacionados ao vício. Ele ama a namorada, Elizabeth, mas a traiu.

Em dado momento, Mayne lança uma música chamada “Without You”, que é dedicada a Elizabeth. Os dois rompem o namoro algum tempo depois. Quando o cantor vai à casa da mulher para tentar uma reconciliação, ouve o barulho de um tiro e descobre que ela cometeu suicídio.

Já no clipe de “November Rain”, os personagens de Axl Rose e Stephanie Seymour se casam, mas ela morre de forma misteriosa em meio à festa que oficializou a união. A principal teoria é que ela teria cometido suicídio com arma de fogo, já que um espelho facial cobre parte de seu rosto.

“Estranged”, o mais confuso dos três, não amarra as pontas soltas dos outros clipes e ainda introduz mais questionamentos. Axl Rose se esconde da polícia, que o procura por, supostamente, ter cometido um crime. Há quem diga que esse delito seria o assassinato da personagem de Stephanie Seymour, mas também não há evidências disso mostradas no vídeo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo foi feita a cena de Slash no clipe de “November Rain”,...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades