Brian May não gosta de “Under Pressure” e a culpa é de David Bowie

Apesar de não apreciar a mixagem do hit, guitarrista entende que a faixa "funciona" e, da maneira que foi lançada, caiu no gosto do público

Um dos maiores sucessos do Queen até hoje é “Under Pressure”. Lançada em 1981 em parceria com David Bowie e posteriormente incluída no álbum “Hot Space” (1982), a faixa conquistou o primeiro lugar da parada de singles britânica. Hoje, só no Spotify, acumula mais de 1,5 bilhão de reproduções. Contudo, Brian May não é um grande fã da música.

Conversando com a revista Total Guitar, o guitarrista explicou por que não gosta da gravação e atribuiu o fato a um culpado em específico: o próprio Bowie. Segundo o músico, de início, a canção caminhava para uma sonoridade orientada ao The Who, com uma guitarra mais marcada — até que o Camaleão do Rock, insatisfeito, interferiu na jogada. 

- Advertisement -

Primeiramente, o instrumentista declarou: 

“Tudo foi feito espontaneamente no estúdio tarde da noite, depois de termos comido e bebido muito. A faixa de apoio era bastante pesada. Estávamos todos trabalhando na parte que diz ‘why can’t we give love’ juntos e começou a soar como The Who, com muitos acordes. E eu estava radiante porque gostava do The Who. Lembro de dizer para David: ‘parece The Who, não parece?’. E ele respondeu ‘sim, mas não vai soar como The Who quando eu terminar a faixa’. Sabe, de uma forma meio brincalhona. mas ele realmente não queria que a música fosse assim.”

Sendo assim, durante a mixagem — decidida sobretudo pelo vocalista Freddie Mercury juntamente do convidado especial —, o som mais pesado da guitarra ficou praticamente apagado. May disse:

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

“Foi muito difícil, porque todos nós tínhamos ideias diferentes de como ela deveria ser mixada. Acho que provavelmente foi a única vez na minha carreira que cedi, porque sabia que seria uma luta. Então, basicamente, era Freddie e David discutindo no estúdio sobre a mixagem. E o que aconteceu na mixagem foi que a maior parte daquela guitarra pesada foi perdida. Em relação ao riff principal, eu o toquei numa guitarra, praticamente no estilo arpejado que toco hoje. Mas isso nunca fez parte da mixagem. O que eles usaram foram as partes acústicas que foram feitas primeiro como uma espécie de demo.”

Aprendendo a gostar

Por isso, May não aprovou 100% a versão final. De qualquer forma, o guitarrista entende que “Under Pressure”, da maneira que foi lançada, trouxe resultados positivos e caiu no gosto do público. 

“Para ser honesto, nunca gostei do jeito em que a música foi mixada. Mas reconheço que funciona. E as pessoas adoram. Então nós tocamos um pouco diferente ao vivo, como você provavelmente notou, é muito mais pesado e acho que isso eleva a música. David era um criador incrível, mas você não pode ter muitas forças criativas incríveis no mesmo lugar. Começa a ficar muito difícil.”

Queen, “Under Pressure” e “Hot Space”

“Under Pressure” foi disponibilizada como single oito meses antes do disco “Hot Space”. Décimo trabalho de inéditas do Queen, o álbum mostrava a banda incorporando elementos de funk, disco music, dance e pop. A nova orientação sonora, que já vinha se mostrando de forma mais tímida em trabalhos anteriores, desagradando boa parte dos fãs.

Leia também:  Biohazard levanta Circo Voador em noite de clássicos, set curto e abertura de luxo

Mesmo com a repercussão negativa, ganhou disco de ouro nos Estados Unidos e platina na Inglaterra, tendo vendido mais de 3 milhões e meio de cópias mundialmente apenas à época. Por outro lado, não repetiu os números de “The Game” (1980), seu antecessor e um dos recordistas de vendas do grupo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesBrian May não gosta de “Under Pressure” e a culpa é de...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante. Não sabia dessa informação. Estava na cara que a versão final sairia do jeito que ficou. Afinal ambos, Bowie e Freddie, estavam em vibe dançante, pop na época, e a musica não podia destoar tanto do restante do disco. Apesar de, infelizmente, Under Pressure não ter saido mais rock como The Who, do jeito que o Brian May gostaria, porém ao vivo ficou boa, ganhou peso.

    O curioso é que esse disco ‘Hot Space’ – amado por uns, odiado por outros — existe uma lenda desse disco, que foi lançado meses antes de ‘Thriller’ do Michael Jackson, e teria influenciado o astro pop.

    Você escuta os dois discos e percebe umas ‘conexões’. O produtor Quincy Jones sabe tudo de musica, e Michael era fã do Queen desde a década 70s, com filmagens dele encontrando a banda no backstage, assistiu show nos Estados Unidos, gravou umas musicas com Freddie.
    Por isso, é meio óbvio que Freddie foi uma das grandes influencias para o estilo vocal do Michael.

    Outro astro pop, o inglês George Michael disse que aprendeu muito com Freddie, porém, Michael Jackson foi mais próximo daquilo que Freddie buscava gravar em um determinado período da década 80s. O Mick Jagger também se aventurou na onda pop da década 80s, não só pediu conselhos ao Bowie, como gravou com ele, e com Michael Jackson a mesma que ele gravou com o Freddie.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades