50 figuras importantes do rock que faleceram em 2023

Lista reúne nomes históricos da cena nacional e internacional, que fizeram a diferença com suas obras

Assim como todos os anos – e a frequência será cada vez maior –, 2023 nos rendeu uma série de despedidas no rock. Na lista abaixo, enumeramos 50 grandes nomes do estilo e seus subgêneros que partiram. Eles estão em ordem cronológica.

O tópico renderia, obviamente, uma lista bem mais extensa. Dessa forma, caso tenha sentido falta de alguma menção, deixe um comentário.

- Advertisement -

50 figuras importantes do rock que faleceram em 2023

Janeiro

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Jeff Beck (Foto: s_bukley / Depositphotos)

Jeff Beck: Um dos maiores guitarristas de todos os tempos faleceu no dia 10 de janeiro aos 78 anos, após contrair uma meningite bacteriana. Deixou um legado de invenção e revolução no instrumento, através da carreira solo, Jeff Beck Group, Yardbirds e uma série de parcerias e projetos.

Lisa Marie Presley: Única filha de Elvis Presley, a artista morreu no dia 12 de janeiro aos 54 anos, vítima de um ataque cardíaco. Deixou 3 registros em disco: “To Whom It May Concern” (2003), “Now What” (2005) e “Storm & Grace” (2012).

Robbie Bachman: O baterista original do Bachman-Turner Overdrive partiu no dia 12 de janeiro, aos 69 anos. Ele fez parte da banda em sua primeira década, retornando na segunda turnê de reunião, em 1988. Permaneceu até 2005.

Van Conner: O baixista do Screaming Trees morreu no dia 17 de janeiro, aos 55 anos. A causa foi uma pneumonia. Ele fez parte de todas as atividades da banda, que durou de 1984 a 2000.

David Crosby: O ícone do folk rock nos deixou em 18 de janeiro, aos 81 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Deixou como legado sua obra solo, com o The Byrds e a parceria com Stephen Stills, Graham Nash e Neil Young.

Tom Verlaine: O vocalista e guitarrista do Television partiu em 28 de janeiro, aos 73 anos, vitimado por um câncer que surgiu na próstata e estava em metástase. A banda se tornou atração referencial do punk e da música alternativa norte-americana.

Fevereiro

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Victor Bronx (Foto: Informalmrtom / CC BY-SA 3.0)

Michael “Majk Moti” Kupper: Falecido em 16 de fevereiro aos 65 anos, o guitarrista alemão gravou quatro álbuns de estúdio com o Running Wild: “Branded And Exiled” (1985), “Under Jolly Roger” (1987), “Port Royal” (1988) e “Death Or Glory” (1989).

Victor Bronx: Morto em 20 de fevereiro aos 81 anos, foi reverenciado por Jimi Hendrix e Tina Turner como “o melhor cantor branco de blues”. O intérprete e multi-instrumentista integrou o The Aynsley Dunbar Retaliation, grupo do lendário baterista Aynsley Dunbar nos anos 1960. Entre suas composições para a banda está “Warning”, regravada pelo Black Sabbath em seu álbum de estreia.

Março

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Gary Rossington (Foto: Jon Callas / CC BY 2.0)

Steve Mackey: Falecido em 2 de março aos 56 anos, o músico e produtor se destacou como baixista do Pulp. Fez parte da banda de 1988 a 2002, retornando entre 2011 e 2013, gravando seus álbuns mais bem-sucedidos comercialmente.

David Lindley: O guitarrista americano morreu no dia 3 de março, aos 78 anos. Trabalhou ao vivo e em estúdio com Jackson Browne, Linda Ronstadt, Dolly Parton, Bob Dylan, Toto, Rod Stewart e Bruce Springsteen, entre outros.

Gary Rossington: Último membro original do Lynyrd Skynyrd, deixou o mundo no dia 5 de março, aos 71 anos. Nos últimos tempos, vinha realizando apenas participações especiais nos shows, devido a uma série de problemas cardíacos.

Canisso: O baixista da formação clássica dos Raimundos morreu no dia 13 de março, aos 57 anos. Ele sofreu um infarto na cozinha de casa.

Wayne Swinny: Guitarrista e único membro original ainda presente no Saliva, faleceu no dia 22 de março aos 59 anos, após sofrer uma hemorragia cerebral em um hotel onde a banda estava hospedada.

Keith Reid: Membro fundador e principal letrista do Procol Harum, morreu no dia 29 de março aos 76 anos. Foi responsável pelas letras de quase todas as músicas autorais do grupo, incluindo seu maior sucesso, “A Whiter Shade of Pale”, um dos singles mais vendidos da história da indústria.

Ray Shulman: Baixista e membro fundador do Gentle Giant, banda de rock progressivo que ajudou a formatar com seus irmãos Phil e Derek. Faleceu no dia 30 de março, aos 73 anos.

Abril

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Tim Bachman (Foto: Ryder Bachman)

Guy Bailey: Um dos guitarristas originais do The Quireboys, gravou os dois primeiros – e mais bem-sucedidos – álbuns da banda: “A Bit of What You Fancy” (1990) e “Bitter Sweet & Twisted” (1993). Seu falecimento foi anunciado no início de abril.

Leia também:  Até Tony Martin era alvo das pegadinhas de Tony Iommi; conheça uma delas

John Regan: Nos deixou em 7 de abril, aos 71 anos. O baixista fez parte da banda de Peter Frampton entre 1979 e 2011. Também integrou o Frehley’s Comet, banda de Ace Frehley após sua primeira saída do Kiss, e participou de álbuns dos Rolling Stones, Billy Idol, David Bowie, Michael Monroe e David Lee Roth.

Reges Bolo: Vocalista do O Surto, morreu no dia 24 de abril aos 52 anos, vítima de uma parada cardíaca. Marcou história pelo hit “A Cera (Pirou o Cabeção)”.

Tim Bachman: Faleceu no dia 28 de abril aos 71 anos. Foi um dos criadores do Bachman-Turner Overdrive junto de seus irmãos Randy (vocal e guitarra) e Robbie (bateria), além de Fred Turner (baixo).

Maio

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Rita Lee (Foto: Guilherme Samora)

Rita Lee: A rainha do rock brasileiro morreu no dia 8 de maio aos 75 anos, em decorrência de um câncer. Deixou uma das obras mais bem-sucedidas da história da música nacional, em carreira solo, com Mutantes e Tutti-Frutti.

Francis Monkman: Tecladista do Curved Air e Sky, faleceu no dia 12 de maio aos 73 anos. Também trabalhou com Renaissance, Al Stewart, Phil Manzanera e Brian Eno, entre outros. Ainda assinou trilhas dos filmes “Guerra nas Estrelas: O Império Contra-ataca” (1980) e “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), ambos dirigidos por Steven Spielberg.

Andy Rourke: Baixista do Smiths, morreu no dia 19 de maio aos 59 anos. Sofria de câncer pancreático. Tocou ainda com Morrissey em carreira solo, Sinéad O’Connor, Pretenders, Killing Joke, Aziz Ibrahim (ex-The Stone Roses), Moon Dog One (com Bonehead, ex-guitarrista do Oasis), Ian Brown e Badly Drawn Boy.

Pete Brown: Falecido no dia 19 de maio aos 82 anos, ficou conhecido no meio musical por sua colaboração com o Cream. Em parceria com Jack Bruce e Eric Clapton, escreveu as letras de várias músicas do grupo, incluindo os clássicos “White Room”, “I Feel Free” e “Sunshine of Your Love”.

Algy Ward: Morreu no dia 17 de maio. Ficou marcado como baixista, vocalista e membro fundador do Tank, uma das principais bandas da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM).

Kirk Arrington: Morto no dia 22 de maio aos 61 anos, ficou conhecido por ter integrado o Metal Church entre 1981 e 2006. Também acompanhou o guitarrista Kurdt Vanderhoof em seu projeto solo, com sonoridade mais voltada ao prog rock.

Tina Turner: Definida como a rainha do rock and roll, faleceu em 24 de maio, aos 83 anos. Conquistou fama ainda nos anos 1960 como parte da dupla Ike & Tina Turner, junto de seu marido. Após romper com o abusivo parceiro, lançou-se em carreira solo. Vendeu mais de 100 milhões de discos mundialmente.

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Tina Turner (Foto: reprodução / YouTube)

Junho

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Luiz Schiavon (Foto de divulgação, autoria não informada, reproduzida das redes sociais)

Blackie Onassis: Baterista dos primeiros álbuns do Urge Overkill, morreu no dia 13 de junho aos 57 anos. Também acompanhou o vocalista da banda, Nash Kato, em sua carreira solo.

Luiz Schiavon: Falecido no dia 15 de junho, ficou mais conhecido como tecladista do RPM. Desenvolveu diversas trilhas sonoras para novelas da TV Globo no período entre 1996 e 2002. Dirigiu ainda a banda do programa “Domingão do Faustão” de 2004 até 2010.

William Lee Rauch: Baterista original do Megadeth, gravou apenas a demo “Last Rites”, em 1984. Também integrou brevemente o Dark Angel e o Artillery. Faleceu no dia 24 de junho aos 58 anos.

Julho

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Sinéad O’Connor (Foto: Donal Moloney)

George Tickner: Falecido aos 76 anos em 4 de julho, foi um dos guitarristas da formação original do Journey, junto a Neal Schon. Gravou apenas o primeiro disco, lançado em 1975.

Sinéad O’Connor: Morreu no dia 26 de julho aos 56 anos. A cantora irlandesa estourou mundialmente com seu segundo álbum de estúdio, “I Do Not Want What I Haven’t Got” (1990). Ele trazia uma versão para “Nothing Compares 2 U”, de Prince.

Randy Meisner: Baixista original do Eagles, faleceu no dia 26 de julho aos 77 anos. Escreveu e cantou “Take It to the Limit”, uma das primeiras músicas do grupo a entrar no Top 10 norte-americano.

Agosto

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Robbie Robertson (Foto: Don Dixon)

John Gosling: Tecladista do The Kinks entre 1970 e 1978, morreu no dia 4 de agosto aos 75 anos. Teve participação decisiva nas composições de clássicos como “Lola” e “A Rock ‘n’ Roll Fantasy”, que chegaram ao Top 10 da parada britânica.

Cláudio Lopes: Baixista da Dorsal Atlântica, sofreu uma parada cardíaca no dia 5 de agosto. Tinha 59 anos. Já estava afastado das atividades ao vivo da banda nos últimos tempos.

Leia também:  A melhor banda grunge na opinião de Jerry Cantrell (Alice in Chains)

Robbie Robertson: O líder da The Band tinha 80 anos e faleceu em 9 de agosto após uma batalha contra um câncer de próstata. Foi vocalista, guitarrista e principal compositor de um dos grupos seminais de subgêneros como roots rock e americana. Antes, o projeto serviu como apoio a Bob Dylan entre as décadas de 1960 e 1970. Robertson ainda colaborou com o diretor Martin Scorsese em várias trilhas sonoras.

Gary Young: Baterista original do Pavement, faleceu aos 70 anos no dia 17 de agosto. Participou das gravações do primeiro álbum da banda, “Slanted and Enchanted” (1992), além de uma série de EPs e singles.

Bernie Marsden: Guitarrista dos primórdios do Whitesnake, também tocou com UFO, Wild Turkey, Cozy Powell’s Hammer e Babe Ruth, entre outros. Morreu aos 72 anos no dia 24 de agosto.

Setembro

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Steve Harwell (Foto: reprodução / YouTube)

Steve Harwell: Vocalista do Smash Mouth em sua fase de maior sucesso, faleceu aos 56 anos no dia 3 de setembro. Enfrentava um quadro de insuficiência hepática, causada por décadas de alcoolismo.

Gary Wright: O multi-instrumentista e cantor se popularizou com a banda Spooky Tooth, além de ter construído uma carreira solo que se destacou pelo hit “Dream Weaver”. Morreu no dia 4 de setembro, aos 80 anos, com o avanço da demência, causada pela doença de Parkinson.

Outubro

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Heath (Foto: reprodução / YouTube)

Celso “Kim” Vecchione: O guitarrista do Made in Brazil nos deixou em 21 de outubro, aos 74 anos, após mal súbito provocado por uma pneumonia. Foi um dos membros fundadores da banda paulistana ao lado do irmão, o vocalista e baixista Oswaldo Vecchione.

Steve Riley: Morreu em 27 de outubro, aos 67 anos, de pneumonia. Fez parte do W.A.S.P. entre 1985 e 1987, quando se juntou ao L.A. Guns, banda com a qual teve seu vínculo mais longo. Permaneceu com uma versão própria do grupo, após ter enfrentado na Justiça o guitarrista Tracii Guns, outro proprietário da marca.

Heath: Segundo baixista do X Japan, faleceu em 29 de outubro, aos 55 anos, em decorrência de um câncer. Também integrou o Sweet Beet e o Dope HEADz, além de ter lançado material em carreira solo.

Novembro

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Shane MacGowan (Foto: reprodução / YouTube)

Charlie Dominici: Falecido no início de novembro, o vocalista ficou conhecido por ter gravado o primeiro álbum do Dream Theater, “When Dream and Day Unite” (1989). Tinha 72 anos.

Kevin “Geordie” Walker: Guitarrista do Killing Joke, foi o único a ter participado de todas as atividades da banda além do vocalista Jaz Coleman. Morreu no dia 26 de novembro aos 64 anos, em decorrência de um AVC.

Lanny Gordin: Um dos guitarristas mais conceituados da história da música brasileira, morreu em 28 de novembro, aos 72 anos. Gravou e excursionou com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Elis Regina, Tom Zé, Rita Lee, Tim Maia, Jair Rodrigues, Jards Macalé e Chico César, entre vários outros.

Shane MacGowan: Vocalista do Pogues, morreu aos 65 anos no dia 29 de novembro após uma série de problemas de saúde. Também foi membro dos Nipple Erectors e teve o projeto Shane MacGowan and the Popes, além de ter atuado como produtor.

Dezembro

Figuras importantes do rock que morreram em 2023: Denny Laine (Foto via GoFundMe)

Myles Goodwyn: Vocalista e guitarrista do April Wine, faleceu aos 75 anos no dia 3 de dezembro. Foi o único músico a ter participado de todas as atividades do grupo de 1969 até março deste ano, quando se aposentou devido a problemas de saúde.

Denny Laine: Guitarrista do The Moody Blues e único presente em todas as formações do Wings além de Paul e Linda McCartney, morreu no dia 5 de dezembro aos 79 anos. Após ter contraído Covid-19 em 2022, sofreu com doença pulmonar e, mais recentemente, contraiu uma infecção bacteriana no sangue.

Colin Burgess: Baterista original do AC/DC, teve sua morte confirmada pela própria banda em 16 de dezembro. Ele tinha 77 anos. Participou das primeiras turnês do grupo australiano, entre 1973 e 1974, além de ter gravado seu single inaugural, “Can I Sit Next To You Girl”. Antes, havia emplacado hits na Austrália com a banda The Masters Apprentices.

Jarbas “Jabá” Alves: Baixista original do Ratos de Porão, faleceu aos 70 anos no dia 26 de dezembro. Também integrou o Periferia S.A., projeto que reuniu os músicos dos primórdios da banda principal.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListas50 figuras importantes do rock que faleceram em 2023
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades