Vocalista e tecladista Gary Wright morre aos 80 anos

Um dos pioneiros do uso de sintetizadores no rock, músico se destacou no Spooky Tooth, além de ter escrito o hit solo “Dream Weaver”

Morreu nesta segunda-feira (4), aos 80 anos, o músico americano Gary Wright. A causa foi o avanço da demência, causada pela doença de Parkinson.

O artista se popularizou com a banda Spooky Tooth, além de ter construído uma carreira solo que se destacou pelo hit “Dream Weaver” – faixa-título do álbum homônimo de 1975, que vendeu mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos –, além de “Love is Alive”.

- Advertisement -

Outro momento de destaque na carreira foi ter contribuído com “All Things Must Pass” (1970), histórico primeiro álbum solo de George Harrison após o fim dos Beatles. Também gravou com Ringo Starr, tendo até mesmo feito parte de formações da All-Starr Band. Ainda conta com créditos junto a nomes como B.B. King, Jerry Lee Lewis, Harry Nilsson e Ronnie Spector.

Leia também:  Men at Work cancela show na Colômbia após músicos esquecerem de tomar vacina

A informação foi transmitida por Justin Wright, filho do músico. Ele confirmou que o pai havia perdido a capacidade de falar e se movimentar com o avanço dos problemas de saúde. Gary foi acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde até o final, também contando com a presença de familiares e pessoas queridas de seu convívio.

Gary Wright foi um dos pioneiros na popularização dos sintetizadores como instrumentos de protagonismo na música pop. Nos tempos de Spooky Tooth, escreveu a canção “Better By You, Better Than Me”, regravada pelo Judas Priest em 1978. O cover acabou levando a banda de heavy metal aos tribunais no início da década de 1990, sendo apontada como motivação para o suicídio de dois jovens. O grupo foi inocentado das acusações.

Leia também:  Tom Araya parou de tocar após fim do Slayer e só voltou após esposa insistir por um ano

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasVocalista e tecladista Gary Wright morre aos 80 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades