As duas únicas bandas que podem ser chamadas de classic rock, segundo Pete Townshend

Guitarrista mencionou o próprio grupo e seus ídolos, a quem homenageou no Rock and Roll Hall of Fame

A definição de classic rock é uma das mais amplas na indústria musical. De cara, ela remete aos “dinossauros”, os grupos que comandaram os primórdios e seguem influenciando gerações até hoje. Porém, novas bandas também praticam uma sonoridade que pode ser definida como “rock clássico”, o que torna a denominação adaptável a suas pretensões.

­

- Advertisement -

Pete Townshend não especula em relação ao assunto. Em entrevista à rádio WAXQ-FM, de Nova York (transcrita pelo Far Out Magazine), o guitarrista diz que apenas dois conjuntos podem ser classificados assim. Um deles, obviamente, seria o dele.

“Agora estão chamando o The Police de classic rock. Eles eram punk. Rolling Stones e The Who são classic rock e fim de papo. Depois dessas tudo é apenas música. Não é nada clássico.”

Em 1989, Pete foi o responsável pelo discurso de indução dos Stones ao Rock and Roll Hall of Fame. Na ocasião, declarou:

Leia também:  Por que Eddie Van Halen parou de jogar palhetas ao público em shows nos anos 2000

“Não consigo analisar o que sinto em relação aos Stones porque sou um fã absoluto, sempre fui. Seus primeiros shows eram simplesmente chocantes. Absolutamente fascinantes, deslumbrantes, comoventes e mudaram minha vida completamente. Os Beatles eram divertidos, sem dúvida. Mas estou falando sobre shows ao vivo. Os Stones foram realmente o que me fez acordar. Eles são o único grupo que nunca tive vergonha de idolatrar. Muito do que sou aprendi com vocês, Rolling Stones. Eu não tinha ideia de que a maior parte já era de segunda mão (risos). Chega de piadas, os Stones são os maiores. Eles representam o rock britânico para mim.”

Pete Townshend e The Who atualmente

Com seis décadas de carreira e mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o planeta, o The Who segue na ativa tendo apenas Pete Townshend e Roger Daltrey da formação clássica.

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

Lançado no início do ano, o álbum “The Who with Orchestra Live at Wembley” chegou ao topo da Billboard Classical Charts. Como o nome deixa claro, se trata de uma parada voltada a discos que se encaixam no contexto da música clássica – o que a simples presença da orquestra já torna o play qualificado a disputar.

O resultado é histórico por marcar a primeira vez, em 59 anos de carreira que a banda inglesa chega ao topo de um chart nos Estados Unidos. Até então, os melhores resultados haviam sido o 2º lugar de “Quadrophenia” em 1973, “Who Are You” em 1978 e “Who” em 2019, todos obtidos na Billboard 200, principal ranking da indústria americana.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs duas únicas bandas que podem ser chamadas de classic rock, segundo...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

10 COMENTÁRIOS

    • Os Beatles com certeza foram maiores ( na opinião de muita gente ) . mas , eram muito experimentais . Nada contra . muito pelo contrário , inovaram muito com isso . mas , deixaram os palcos muito precocemente pra se dedicar unicamente ao estúdio . Eu acho que ele estava se referindo a Rock na veia . Especialmente em Shows . Nesta parte Who e Stones são porreira mesmo . Eu Tb poderia citar Queen e Zeppelin , mas enfim , eu entendo o ponto dele .

  1. Eu acho q entendi ele . Led zeppelin ele até podia considerar sim , Mas Pink Floyd , mesmo sendo uma das minhas bandas preferidas e uma das mais clássicas , não eram essencialmente rock o tempo todo . Devido a seus experimentalismo psicodélicos e muito bons por sinal . Essas que ele citou faziam um Rock em toda a sua essência .

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades