O músico que fez Rafael Bittencourt (Angra) querer ser guitarrista

Segundo integrante do Angra, "performance selvagem e rebelde" do artista em questão o fez ter vontade de tocar o instrumento de seis cordas

Rafael Bittencourt tem diferentes ídolos. Ao longo dos anos, o guitarrista do Angra já demonstrou admiração por Eddie Van Halen, Peter Gabriel, David Gilmour, entre outros nomes. Mas um músico específico o fez querer pegar uma guitarra e aprender a tocar. 

­

- Advertisement -

Conversando com a Guitar World, o brasileiro elencou suas primeiras inspirações no instrumento de seis cordas. Apesar da devoção na infância por Brian May (Queen), ele considera que outro artista teve uma importância maior para o seu desenvolvimento: Angus Young, guitarrista do AC/DC.

“Gosto muito de música desde criança. Aos nove anos, me apaixonei pelo Queen e Brian May. Mas foi o Angus Young, do AC/DC, que me fez pegar uma guitarra. Aquela performance selvagem e rebelde me surpreendeu e eu sabia que queria ser um guitarrista como ele.”

Até hoje, Bittencourt percebe a influência não só de tais músicos em seu estilo, como de outros também.

Leia também:  Por que Eddie Van Halen parou de jogar palhetas ao público em shows nos anos 2000

“Quando comecei a tocar nos anos 80, Eddie Van Halen, os caras do Iron Maiden, Ritchie Blackmore, Randy Rhoads, Yngwie Malmsteen e Steve Vai eram meus heróis. Também gosto muito de David Gilmour. Ainda percebo a influência de todos no meu som. Gosto do jeito clássico de tocar guitarra, cheio de atitude e licks pentatônicos. Mas como compositor, sou significativamente influenciado por bandas de rock progressivo como Genesis, Rush, Pink Floyd, Jethro Tull e muitos outros e muitos violonistas brasileiros.”

Rafael Bittencourt e Angus Young

Rafael Bittencourt acredita que Angus Young revolucionou a maneira de tocar guitarra. Durante uma conversa com o instrumentista Daniel Daibem para o podcast Amplifica (via RockBizz) em agosto último, o integrante do Angra equiparou o músico a Eddie Van Halen e explicou o motivo: 

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

“Eu estava conversando com o pessoal do Angra, que são um pouco mais novos do que eu, e falamos da importância dos guitarristas que tocam com Gibson. Comparamos a importância de Angus Young com o Slash. Para mim, Angus Young é o rei da guitarra. Eu coloco ele no patamar do Van Halen. Os caras começaram a rir da minha cara. Falei da importância dele, da Gibson, do quanto ele já inspirou as pessoas a tocarem guitarra. Mas falaram que quem inspirou tocar Gibson foi o Slash. Para mim, Slash é um cara recente. Apesar de não ser tão recente assim, existe um intervalo considerável. Minha conclusão é a seguinte: eles não viveram o Angus, a paixão e o quanto ele revolucionou a guitarra.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO músico que fez Rafael Bittencourt (Angra) querer ser guitarrista
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Rafael, mesmo EU, não tocando Guitarra, concordo plenamente com você. Eddie é muito Superior,mais… Quem não elogiaria o Angus,um cara muito bravo nas Guitarras.
    Aliás, todos os citados por você, são Geniais. Um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades