O curioso teste que Eddie Van Halen aplicava a quem queria ser roadie dele

Avaliação em duas fases exigia regulagem de guitarras aos padrões usados pelo músico, mas sem qualquer orientação prévia

Para auxiliar um dos maiores guitarristas de todos os tempos, era necessário um técnico a altura. Foi pensando nisso que Eddie Van Halen desenvolveu um curioso teste para selecionar seus roadies. 

­

- Advertisement -

Em entrevista ao The Jeremy White Podcast (transcrição via Rock Celebrities), Tom Weber, roadie de Eddie entre 2007 e 2020, revelou detalhes da avaliação, que envolvia regulagem intuitiva, e contou como conquistou o emprego. 

“Matt Bruck [roadie da época] tirou uma guitarra de uma bag, entregou para mim e disse: ‘Você deve configurar isso do jeito que acha que Ed gostaria e eu não devo lhe dar absolutamente nenhuma informação para isso’. E eu pensando: ‘ok… se isso fosse fácil, eu não estaria aqui’. E eu sabia que eles estavam pelo menos no terceiro cara sendo testado. Então, as coisas não estão indo bem neste momento. Então, eu tenho que o máximo fora da caixa para fazer isso funcionar para Eddie.”

De acordo com Weber, a chave para solucionar a charada residia em um encontro com Eddie em 1993. A lembrança do forte aperto de mão do músico foi o caminho para a afinação perfeita. 

“Lembro que conheci Ed pessoalmente em 1987, quando eu era engenheiro de áudio no Starwood Amphitheatre em Nashville. Lembro de apertar a mão dele em 1993. E ele tinha uma pegada muito forte. Você pressiona a corda no braço da guitarra, ela encontra o traste e assim sai a nota. Se você pressionar com muita força, a corda encontra o braço e a nota fica bem nítida.”

O técnico seguiu explicando outros aspectos técnicos para justificar o trabalho que fez. Apesar da pegada forte, Eddie também era veloz. Então, era preciso combinar essas duas características para chegar a um padrão ideal de regulagem.

“Ed tem uma mão esquerda incrível. Preciso regular de forma que, quando ele pegar o braço, as notas soem certas. Quando você toca uma nota em uma guitarra para afiná-la, a nota começa aguda e depois se acomoda no tom. Porém, Ed Van Halen não fica em um lugar do braço da guitarra tempo suficiente para uma nota se estabelecer em um tom. […] Se eu tocasse em uma das guitarras de Ed da mesma forma que eu tocava normalmente, soaria estupidamente desafinado.”

Aprovação e segunda fase

Ao fim da tarefa, a guitarra afinada foi levada a Eddie Van Halen. O lendário músico concluiu que Tom Weber era o candidato a chegar mais perto do ideal.

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

Para garantir que não se tratava de um momento de sorte, o teste ganhou uma segunda fase em que o técnico recebeu outro instrumento para ser afinado.

“Voltei às quatro horas do dia seguinte e Ed entrou. […] Quando chegamos ao ponto em que ele olhou por cima do ombro e viu a guitarra no banco, ele disse: ‘É aquela em que você trabalhou?’ e eu disse: ‘Sim, é’. Ele pegou, colocou o braço [da guitarra] perto do ouvido e tocou um acorde. Ele disse: ‘É perfeito, onde você esteve toda a minha vida?’. Eu disse: ‘Do outro lado do telefone, esperando você me ligar’.”

Tom Weber e Eddie Van Halen

Tom Weber trabalhou como técnico de Eddie Van Halen até a morte do músico em 2020. Ele fez parte da equipe que acompanhou a turnê de reunião da banda com o vocalista original, David Lee Roth, em 2007, e dos giros subsequentes, incluindo a excursão final em 2015.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO curioso teste que Eddie Van Halen aplicava a quem queria ser...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

1 COMENTÁRIO

  1. Van Halen era canhoto? Caso não tenha sido, há de se considerar nessa história toda que a mão que “aperta”as cordas para produzir as notas é a que define essa tal “pegada”. Canhotos usam a mão direita para solar e fazer acordes. Então, qual a lógica dessa epifania motivada pela aperto de mão do guitarrista [executado com a mão direita por destros e canhotos] se é a esquerda que trabalha no braço do instrumento? Isso está mais para uma das várias lendas a coroar a história do Rock.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades