Os 5 discos que Flea levaria para uma ilha deserta

Lista feita por baixista do Red Hot Chili Peppers foi do punk rock ao jazz e incluiu álbum específico dos Beatles

Para Flea, ouvir música é um momento sagrado. O baixista do Red Hot Chili Peppers, que cresceu escutando artistas como Beatles e Louis Armstrong, tem uma série de ídolos ligados a diferentes gêneros musicais.

­

- Advertisement -

Sendo assim, quando perguntado pela Bass Player sobre quais discos levaria para uma ilha deserta, o músico não precisou pensar muito. Logo deu a resposta, citando, primeiro o álbum homônimo do Fab Four, mais popularmente conhecido como “White Album”:

“O ‘White Album’, dos Beatles, foi a primeira coisa com a qual me conectei quando criança. Mas se eu pudesse ouvir apenas cinco álbuns para o resto da minha vida? Eu também levaria ‘Kind of Blue’, de Miles Davis; ‘(GI)’, do Germs; ‘Unknown Pleasures’, do Joy Division; e o álbum de Clifford Brown & Max Roach.”

Vale destacar que, em sua lista, ele incluiu “Kind of Blue” (1959), de Miles Davis – o disco que mais ouviu na vida e, em suas próprias palavras, o melhor já feito.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Também colocou “(GI)”, único álbum do The Germs, banda de punk rock formada no fim dos anos 1970 que tinha Pat Smear, atual guitarrista do Foo Fighters, na formação. Anteriormente, contou que o trabalho em questão “tocou muito meu coração e me fez sentir muitas emoções, da mesma forma de quando ouço John Coltrane”.

Por fim, o ranking não deixou de fora o disco homônimo de Clifford Brown e Max Roach, lançado em 1954, e “Unknown Pleasures” (1979), do Joy Division – ambos presentes em sua playlist do Spotify de álbuns que sempre está ouvindo.

Red Hot Chili Peppers e Beatles

De certa forma, os Beatles acabaram influenciando o oitavo álbum de estúdio do Red Hot Chili Peppers, “By the Way” (2002) – especificamente a faixa “Warm Tape”. Durante entrevista publicada pela Ultimate Guitar (via Cosmic Magazine), o guitarrista John Frusciante contou que a leve inspiração no Fab Four veio do produtor Rick Rubin.  

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

“Rick interfere mais na bateria, vocais e mixagem. Em relação à minha guitarra e ao baixo de Flea, nos deixa livres. Mas, ocasionalmente, sugere coisas para nós. Ele dizia ‘em ‘Warm Tape’, você deve gravar uma resposta a outra música como George Harrison fazia com uma guitarra de 12 cordas em alguma faixa dos Beatles’.”

Sobre Flea

Nascido em Melbourne, Austrália, Michael Peter Balzary é baixista e membro fundador do Red Hot Chili Peppers, tendo participado de todas as atividades da banda desde 1983.

Também integrou supergrupos como Atoms for Peace, Antemasque, Pigface e Rocket Juice & the Moon. Ainda gravou e excursionou com nomes como The Mars Volta, Johnny Cash, Tom Waits, Alanis Morissette, Young MC, Nirvana, What Is This?, Fear e Jane’s Addiction, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasOs 5 discos que Flea levaria para uma ilha deserta
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades