O guitarrista que Jimmy Page define como “instintivamente o melhor”

Músico fez história ao misturar o jazz fusion com rock, além de explorar diferentes facetas da world music

Jimmy Page fez parte de duas tríades históricas do rock. Primeiro, junto a Eric Clapton e Jeff Beck, construiu as bases do que seria o uso da guitarra de forma mais elaborada no The Yardbirds. Depois, junto a Tony Iommi (Black Sabbath) e Ritchie Blackmore (Deep Purple), sedimentou os riffs pesados que influenciaram o hard rock e o heavy metal.

­

- Advertisement -

Ainda assim, na hora de mencionar um guitarrista com destaque, nem sempre a escolha recai sobre o estilo que o consagrou. Em entrevista de 2020 à Reverb, resgatada pelo Far Out Magazine, o líder do Led Zeppelin destacou John McLaughlin.

“Ele era instintivamente o melhor, poderia dizer. Eu não ouvia muito jazz – ou era seletivo com o que ouvia. Mas percebi, pelo que sabia, que ele era facilmente o melhor que eu iria ouvir ou testemunhar na minha frente. Isso é certo.”

Page ainda relembrou a ocasião em que conheceu McLaughlin pessoalmente.

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

“Quando o conheci, ele estava trabalhando na loja de instrumentos Selmer, em Londres e aproveitava para treinar a semana toda, já que o único dia que tinha muito movimento era sábado. Ao menos era o que ele dizia. Mas era fantástico! Esse cara sabia o que estava fazendo e para onde estava indo.”

Sobre John McLaughlin

Nascido em Doncaster, Inglaterra, John McLaughlin foi um pioneiro na mistura de elementos do jazz fusion com rock. Também realizou uma série de pesquisas e experimentos com o que se convencionou chamar de world music, explorando influências de diferentes partes do planeta com a Mahavishnu Orchestra.

Em 1969, se mudou para os Estados Unidos. Neste período, teve como ponto alto o trabalho com Miles Davis em álbuns como “In a Silent Way” (1969), “Bitches Brew” (1970) e “A Tribute to Jack Johnson” (1971).

Atualmente tem 81 anos. Seu disco mais recente foi “Liberation Time”, lançado em 2021.

Leia também:  Steve Vai conta por que parceria com Ozzy Osbourne não foi para frente

Sobre Jimmy Page

Jimmy Page teve uma prolífica carreira como músico de estúdio antes da fama. O guitarrista chegou a gravar com nomes como Rolling Stones, The Who, Burt Bacharach, The Kinks, Marianne Faithfull e Donovan, apenas para ficar em alguns.

A situação mudou quando foi chamado a integrar o Yardbirds, entre 1966 e 1968. Após o grupo se desfazer, formou o The New Yardbirds, que posteriormente passaria a se chamar Led Zeppelin, se tornando uma das maiores e mais reverenciadas bandas de todos os tempos. À parte de shows comemorativos, o quarteto encerrou atividades em 1980, após a morte do baterista John Bonham.

Jimmy ainda teve o The Firm, além de lançar álbuns solo, do Coverdale-Page e reeditar a parceria com o vocalista Robert Plant. Também excursionou e gravou com o The Black Crowes.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO guitarrista que Jimmy Page define como “instintivamente o melhor”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades