A melhor música do Metallica na opinião de Rob Halford

Metal God tem a faixa-título do segundo álbum da banda como sua preferida

A parceria de Rob Halford com o Metallica vem de longa data. O Metal God já participou de shows da banda – incluindo um dos comemorativos de 30 anos – para cantar “Rapid Fire”, clássico do Judas Priest. À época do Fight, chegou a abrir uma das várias turnês americanas do “Black Album”, grande triunfo comercial dos americanos.

­

- Advertisement -

O vocalista britânico foi um dos convidados da Rolling Stone para a escolha das melhores músicas de todos os tempos. A eleição ocorreu em 2021 e contou com um júri de 250 figuras da indústria.

Na hora de escolher uma dos amigos para o ranking, Rob foi de “Ride the Lightning”, faixa-título do segundo álbum do grupo.

“Quanto se trata de Metallica eu sou old school. Aposto que vocês são o mesmo em relação ao Judas Priest. É uma loucura, não é? Geralmente são os primeiros dois ou três álbuns que você faz em qualquer banda que se tornam os pontos de referência. A maneira extraordinária como eles interpretaram seu estilo de metal e o marcaram com uma força tão única, são poderosas tanto agora quanto naquela época.”

Metallica e o álbum “Ride the Lightning”

Lançado em 27 de julho de 1984, “Ride the Lightning” foi gravado em três semanas no Sweet Silence Studios em Copenhague, Dinamarca, com o produtor Flemming Rasmussen.

Foi o último a contar com contribuições de Dave Mustaine nas composições, assim como o primeiro a ter colaborações de seu substituto, Kirk Hammett.

A sonoridade já contava com maior sofisticação em comparação à crueza do disco de estreia, “Kill ‘Em All”. O mesmo pode ser dito do conteúdo lírico, com citações a escritores como Stephen King, Ernest Hemingway e H.P. Lovecraft.

“Ride the Lightning” vendeu mais de 6 milhões de cópias só nos Estados Unidos. A turnê contou com a primeira aparição no Monsters of Rock, em Donington, tocando entre Ratt e Bon Jovi – o que despertou a ira de James Hetfield, com direito a discurso inflamado em pleno palco.

Leia também:  O álbum do Sepultura atrapalhado pela mixagem, segundo Andreas Kisser

Sobre Rob Halford

Rob Halford se consolidou como a grande voz do Judas Priest. Vocalista icônico no heavy metal e inquieto enquanto artista, ele também produziu trabalhos interessantes fora de sua banda principal e carregou bandeiras ainda pouco representadas dentro da comunidade headbanger.

Nascido em Sutton Coldfield, Inglaterra, Robert John Arthur Halford começou a carreira artística no teatro. Sua primeira aventura no rock foi com a banda Hiroshima.

Em 1973 se juntou ao Judas Priest através do contato de sua irmã, Sue, que namorava e se casaria com o baixista Ian Hill. Ocupou a vaga deixada por Al Atkins pouco antes da gravação de “Rocka Rolla” (1974), álbum de estreia do grupo.

A partir dali, a banda construiu lentamente sua trajetória como um dos gigantes do heavy metal ao desenvolver uma sonoridade pesada e marcada por vocais agudos e intensos. Além disso, as guitarras potentes e entrosadas de Glenn Tipton e K.K. Downing construíram a assinatura do grupo.

Permaneceu no Priest até 1992. Retornou em 2003 para não sair mais, ostentando o título de Metal God. O grupo chegou a anunciar uma turnê de despedida em 2011, mas voltou atrás na promessa de se retirar.

Entre 1992 e 1995 comandou o Fight, que lançou dois discos trazendo uma pegada contemporânea e agressiva. Logo a seguir se aventurou por sons mais modernos e industriais no 2wo, que contava com o guitarrista John 5 e foi produzido por Trent Reznor (Nine Inch Nails). O projeto lançou um álbum, “Voyeurs” (1998).

Na virada do século fundou o Halford, se reaproximando do heavy metal tradicional. A marca segue ativa nos intervalos de atividades do Judas Priest com diferentes formações.

Em 1998, o vocalista revelou publicamente ser homossexual, um marco na história do heavy metal, especialmente pela importância de Halford dentro da cena.

Além da importância como vocalista e como figura de destaque na causa LGBTQIA+, Halford foi definitivo para o heavy metal em seu visual. As roupas de couro, tachas, correntes e outros apetrechos inspirados pela cena gay BDSM se tornaram populares através dele, seja em videoclipes, fotos promocionais ou performances ao vivo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA melhor música do Metallica na opinião de Rob Halford
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades