O único guitarrista que impressionou Yngwie Malmsteen, segundo o próprio

"Esse cara podia tocar uma lista telefônica e soaria excelente", disse músico sueco, que ainda traçou um ponto em comum entre ambos

Yngwie Malmsteen começou a tocar guitarra aos sete anos de idade. Desde criança, por mais que tenha tido algumas referências no instrumento, nenhum guitarrista o influenciou sonoramente, de acordo com o próprio músico. Na verdade, suas maiores inspirações vieram de violinistas clássicos. 

­

- Advertisement -

Ainda assim, um certo guitarrista conseguiu impressioná-lo de verdade. À Music Radar em 2019 (via Ultimate Guitar), o sueco revelou que o trabalho de Allan Holdsworth, sobretudo no supergrupo UK na década de 1970, realmente o impactou. 

“Se tivesse que falar um único guitarrista que realmente me surpreendeu, seria Allan Holdsworth. Lembro de ouvi-lo no UK e não saber o que pensar. Era tão bom… muito bom.”

Não só a habilidade de Holdsworth na guitarra, como também a ligação do artista com o saxofone o deixou maravilhado. Nomes como John Coltrane e Cannonball Adderley eram os principais modelos do saudoso guitarrista, o que gerou identificação em Malmsteen. 

“Ele foi um dos poucos guitarristas que eu consigo pensar que baseou seu jeito de tocar em outro instrumento. Para ele, [a referência] era saxofone e para mim era o violino. Então, somos únicos nesse sentido, já que quase todos os outros guitarristas foram influenciados pelos mesmos tipos de sons. Eu penso muito na escala terça menor, enquanto Allan usava mais a escala hexafônica e cromática. Mas ele fazia isso muito bem, esse cara podia tocar uma lista telefônica e soaria excelente.”

Sobre Allan Holdsworth

Nascido em Bradford, Inglaterra, Allan Holdsworth se tornou conhecido pelo uso personalizado de conceitos avançados de teoria musical, especialmente no que diz respeito à melodia e harmonia. Sua música incorporava progressões de acordes complexas, muitas vezes usando formas incomuns com base em sua própria compreensão.

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

Influenciou nomes como Eddie Van Halen, Joe Satriani, Greg Howe, Richie Kotzen, John Petrucci, Alex Lifeson, Yngwie Malmsteen, John Frusciante e Tom Morello. Faleceu em 15 de abril de 2017, aos 70 anos, devido a problemas cardíacos e de pressão alta. Fez seu último show apenas cinco dias antes em San Diego, Califórnia, Estados Unidos.

Sobre Yngwie Malmsteen

Nascido em Hässelby-Vällingby, Suécia, Lars Johan Yngve Lannerbäck foi o pioneiro do estilo neoclássico, mesclando influências de música erudita ao hard/heavy em seu modo de tocar guitarra. Despontou na cena americana ao se juntar ao Steeler, que também revelou o vocalista Ron Keel.

Depois, se juntou ao Alcatrazz, banda do cantor Graham Bonnet após sua saída do Rainbow. A seguir, partiu para a carreira solo que o consagrou de vez como um dos principais instrumentistas de sua geração. Ainda gravou e excursionou com G3, Generation Axe, Hear ‘N Aid, Tone Norum, Saxon, Derek Sherinian e Human Clay, entre outros.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO único guitarrista que impressionou Yngwie Malmsteen, segundo o próprio
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades