O melhor álbum do Pink Floyd para David Gilmour

Não é “The Dark Side of the Moon”, muito menos “The Wall”, mas está entre esses dois...

Embora tenha sido um grande sucesso, o álbum “Wish You Were Here” não chegou nem perto do êxito comercial de seu antecessor, “The Dark Side of the Moon”. Mesmo assim, não é raro ver algum fã o colocar entre os discos preferidos do Pink Floyd. E eles não estão sozinhos nessa linha de pensamento.

Em entrevista de 1993, resgatada pela revista Guitar World, David Gilmour também colocou o play em uma posição privilegiada em sua carreira. O guitarrista e vocalista falou abertamente sobre as pressões de criar uma nova obra após o estrondoso êxito.

“É justamente sobre isso que o álbum fala – ao menos no que diz respeito a Roger, de qualquer maneira. Aborda aquele sentimento que tivemos ao final de ‘Dark Side’ – aquela coisa de ‘O que você faz quando já fez tudo?’ Mas acho que superamos isso.”

- Advertisement -

Tendo o cenário em conta, o músico não faz qualquer cerimônia ao colocar o álbum no alto do pódio.

“Para mim, ‘Wish You Were Here’ é o álbum mais satisfatório que fizemos. Eu realmente o amo. Prefiro ouvir ele a ‘Dark Side of the Moon’. Conseguimos um melhor equilíbrio entre música e letra em ‘Wish You Were Here’. ‘Dark Side…’ foi um pouco longe demais na importância das letras. Ao ponto de as melodias – os veículos para as letras – terem sido negligenciadas. Para mim, uma das falhas de Roger é que às vezes, em seu esforço para transmitir as palavras, ele usa um veículo menos do que perfeito.”

Pink Floyd e “Wish You Were Here”

Nono disco de inéditas do Pink Floyd, “Wish You Were Here” é o segundo conceitual da carreira do grupo, trazendo uma crítica à objetificação da arte pela indústria – experimentada pelos músicos com o estouro do trabalho anterior.

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

Também conta com tributos a Syd Barrett na faixa-título e em “Shine On You Crazy Diamond”. O guitarrista e vocalista original chegou a visitar a banda durante as gravações. Os antigos colegas não o reconheceram, graças à aparência totalmente alterada em comparação a poucos anos antes.

Chegou ao primeiro lugar das paradas norte-americana e britânica, tendo vendido mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. Além de Gilmour, o falecido tecladista Richard Wright também o considerava seu favorito de toda a discografia do grupo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO melhor álbum do Pink Floyd para David Gilmour
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

3 COMENTÁRIOS

  1. Comecei apreciar Atom Heart Mother, e até entendo porque a banda nunca sentiu um carinho por ele, a turnê feita deu muita dor de cabeça para todos envolvidos.
    Gosto do The Dark Side of the Moon, mas Atom Heart Mother tem aquele lugar especial.
    The Final Cut já não consigo escutar… depois de The Wall você quer algo diferente, mas Roger Waters forçou a barra. Até o Ummagumma tenho mais paciência do que com The Final Cut.

  2. Até 1988 só conhecia a música Another Brick In The Wall. Na páscoa daquele ano, fui para o sítio da família de um amigo. Lá colocaram uma fita do Pink Floyd. Tinha músicas de vários álbuns. Até que chegou o momento de um tal “Shine On You Crazy Diamon”!
    O que foi aquilo meu irmão! A música era uma viagem total! Simplesmente chapei no som!
    Definitivamente, “Wish You Were Here” é a obra prima da banda!
    Na sequência de preferência vem “Animals” e “The Dark Side Of The Moon”.
    Essa trilogia aí é o ponto alto da banda!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades