David Crosby, lenda do folk rock, morre aos 81 anos

Músico e compositor se manteve ativo até os últimos dias; família disse que causa foi uma doença de longo prazo

A família de David Crosby comunicou seu falecimento aos 81 anos. O texto se limita a dizer que o músico enfrentava um problema de saúde de longo prazo. Sabe-se que, em 1994, ele foi submetido a um transplante de fígado – pago por Phil Collins. O artista foi um dos mais influentes de sua geração, inspirando colegas no rock, folk e pop.

Crosby se manteve na ativa até seus últimos dias, tendo disponibilizado o álbum e vídeo ao vivo “David Crosby & The Lighthouse Band Live at the Capitol Theatre” no último dia 9 de dezembro. Seu derradeiro trabalho de inéditas foi “For Free”, que saiu em 2021.

- Advertisement -

Diz a nota:

“É com grande tristeza, após uma longa doença, que nosso amado David (Croz) Crosby faleceu. Ele estava carinhosamente cercado por sua esposa e alma gêmea Jan e seu filho Django. Embora não esteja mais aqui conosco, sua humanidade e alma bondosa continuarão a nos guiar e inspirar. Seu legado continuará a viver através de sua música lendária. Paz, amor e harmonia para todos os que conheceram David e aqueles que ele tocou. Sentiremos muito a falta dele. Neste momento, respeitosamente e gentilmente pedimos privacidade enquanto lamentamos e tentamos lidar com nossa profunda perda. Obrigado pelo amor e orações.”

Sobre David Crosby

Um dos maiores representantes do folk americano nos anos 1960, David Van Cortlandt Crosby nasceu em 14 de agosto de 1941, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Consagrou-se inicialmente como membro do The Byrds, mas ainda na década de 60 deixou a banda para alçar voos mais altos.

Leia também:  Dennis Thompson, baterista do MC5, morre aos 75 anos

A popularidade definitiva veio ao iniciar uma parceria com Stephen Stills (Buffalo Springfield) e Graham Nash (The Hollies), que resultou no projeto Crosby, Stills & Nash. Algum tempo depois, o trio ganhou a colaboração de Neil Young e se transformou no Crosby, Stills, Nash & Young.

David Crosby também flertou com o jazz em um trio formado ao lado de seu filho, o tecladista James Raymond e o guitarrista Jeff Pevar, chamado CPR. Seu nome é um dos poucos a estar no Rock and Roll Hall of Fame duas vezes, uma com o The Byrds e outra com Crosby, Stills & Nash.

Paralelamente à música, defendeu suas opiniões políticas abertamente ao longo da vida, muitas vezes de forma ambígua – como pacifista e partidário do porte de armas. Famoso pelo posicionamento a favor da maconha, criou uma marca de produtos derivados da planta que, segundo ele, permitiu que fizesse música por tanto tempo – seja com inspirações ou como tratamento complementar a um problema no ombro.

Leia também:  Jay Weinberg faz temporada como baterista de talk show americano

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDavid Crosby, lenda do folk rock, morre aos 81 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades