David Crosby, lenda do folk rock, morre aos 81 anos

Músico e compositor se manteve ativo até os últimos dias; família disse que causa foi uma doença de longo prazo

A família de David Crosby comunicou seu falecimento aos 81 anos. O texto se limita a dizer que o músico enfrentava um problema de saúde de longo prazo. Sabe-se que, em 1994, ele foi submetido a um transplante de fígado – pago por Phil Collins. O artista foi um dos mais influentes de sua geração, inspirando colegas no rock, folk e pop.

Crosby se manteve na ativa até seus últimos dias, tendo disponibilizado o álbum e vídeo ao vivo “David Crosby & The Lighthouse Band Live at the Capitol Theatre” no último dia 9 de dezembro. Seu derradeiro trabalho de inéditas foi “For Free”, que saiu em 2021.

- Advertisement -

Diz a nota:

“É com grande tristeza, após uma longa doença, que nosso amado David (Croz) Crosby faleceu. Ele estava carinhosamente cercado por sua esposa e alma gêmea Jan e seu filho Django. Embora não esteja mais aqui conosco, sua humanidade e alma bondosa continuarão a nos guiar e inspirar. Seu legado continuará a viver através de sua música lendária. Paz, amor e harmonia para todos os que conheceram David e aqueles que ele tocou. Sentiremos muito a falta dele. Neste momento, respeitosamente e gentilmente pedimos privacidade enquanto lamentamos e tentamos lidar com nossa profunda perda. Obrigado pelo amor e orações.”

Sobre David Crosby

Leia também:  Noel Gallagher sobre volta do Oasis: “posso dar um telefonema e o mundo acabaria”

Um dos maiores representantes do folk americano nos anos 1960, David Van Cortlandt Crosby nasceu em 14 de agosto de 1941, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Consagrou-se inicialmente como membro do The Byrds, mas ainda na década de 60 deixou a banda para alçar voos mais altos.

A popularidade definitiva veio ao iniciar uma parceria com Stephen Stills (Buffalo Springfield) e Graham Nash (The Hollies), que resultou no projeto Crosby, Stills & Nash. Algum tempo depois, o trio ganhou a colaboração de Neil Young e se transformou no Crosby, Stills, Nash & Young.

David Crosby também flertou com o jazz em um trio formado ao lado de seu filho, o tecladista James Raymond e o guitarrista Jeff Pevar, chamado CPR. Seu nome é um dos poucos a estar no Rock and Roll Hall of Fame duas vezes, uma com o The Byrds e outra com Crosby, Stills & Nash.

Paralelamente à música, defendeu suas opiniões políticas abertamente ao longo da vida, muitas vezes de forma ambígua – como pacifista e partidário do porte de armas. Famoso pelo posicionamento a favor da maconha, criou uma marca de produtos derivados da planta que, segundo ele, permitiu que fizesse música por tanto tempo – seja com inspirações ou como tratamento complementar a um problema no ombro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDavid Crosby, lenda do folk rock, morre aos 81 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades