Vocalista do Pogues, Shane MacGowan morre aos 65 anos

Frontman da icônica banda de celtic punk enfrentou problemas de saúde nos últimos tempos

Morreu aos 65 anos o vocalista Shane MacGowan. Ele foi um dos fundadores do Pogues, banda inglesa responsável por popularizar o celtic punk.

A causa específica não foi divulgada, mas sabe-se que MacGowan lidou por com problemas de saúde em tempos recentes. Em dezembro último, foi internado com encefalite viral e passou por terapia intensiva durante vários meses deste ano.

- Advertisement -

A morte do cantor foi confirmada por meio de um comunicado divulgado pela família. De acordo com a nota, ele faleceu às 3h30 desta quinta-feira (30).

Foto: @victoriamary

Por meio das redes sociais, sua esposa, Victoria Mary Clarke, afirmou:

“Shane sempre será a luz que tenho diante de mim e a medida dos meus sonhos e o amor da minha vida… Sou abençoada mais do que as palavras podem explicar por tê-lo conhecido, por tê-lo amado por ter sido tão infinita e incondicionalmente amada por ele.”

Shane MacGowan e Pogues

Nascido em Kent, na Inglaterra, e filho de imigrantes irlandeses, Shane MacGowan foi o frontman do Pogues desde a fundação em 1982 até o rompimento em 2014 — embora tenha ficado fora entre 1991, quando foi demitido, e 1996, período de hiato encerrado em 2001. A influência da terra de seus anepassados se mostrava presente tanto no som quanto nas letras da banda.

Leia também:  Ace Frehley explica por que saiu do Kiss em 1982

Seus cinco primeiros álbuns, lançados entre 1984 e 1990, foram todos premiados com disco de ouro ou prata no mercado britânico — com destaque a “If I Should Fall from Grace with God” (1988), terceiro do catálogo e responsável por atingir o terceiro lugar na parada local. O trabalho fez sucesso no embalo do single “Fairytale of New York”, parceria com Kirsty MacColl que chegou ao topo do chart irlandês, além de abocanhar a segunda colocação no ranking do Reino Unido.

Além do Pogues, Shane foi membro dos Nipple Erectors e teve o projeto Shane MacGowan and the Popes, além de produzir seu próprio material solo e colaborar com artistas como Kirsty MacColl, Joe Strummer, Nick Cave, Steve Earle, Johnny Depp, Sinéad O’Connor e Ronnie Drew.

Leia também:  A banda e o disco que mudaram a vida de Slash, segundo o próprio

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasVocalista do Pogues, Shane MacGowan morre aos 65 anos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades