Morre Tom Verlaine, vocalista e guitarrista do Television

Banda foi uma das referências do punk e da música alternativa norte-americana; ele também lançou discos solo e integrou o Million Dollar Bashers

O vocalista e guitarrista Tom Verlaine morreu aos 73 anos. A causa ainda não foi informada. Ele se destacou como frontman do Television, banda referencial do punk e da música alternativa norte-americana. Seu álbum “Marquee Moon” (1977) é considerado um dos trabalhos mais influentes do underground do rock.

Apesar de ter feito parte de um movimento caracterizado pela urgência e simplicidade sonora, o Television contava com maior proficiência em seus integrantes, que agregavam influências de jazz e rock dos anos 1960. Não raro, os músicos realizavam jams nas apresentações. O próprio Verlaine havia estudado piano e saxofone na infância e adolescência.

- Advertisement -

No mesmo período em que a banda dava seus primeiros passos, tocando em casas como o CBGB e Max’s Kansas City, Tom teve um relacionamento com Patti Smith, que também o inspirou a expandir horizontes criativos. Participou de trabalhos dela, inclusive em anos recentes.

Leia também:  Steven Tyler obtém vitória na Justiça em acusação de abuso sexual

Além do Television, o músico fez parte do supergrupo Million Dollar Bashers, com integrantes do Sonic Youth e Wilco. Ainda lançou 10 discos solo e colaborou com outros artistas, incluindo James Iha, guitarrista do Smashing Pumpkins. Como curiosidade, estava em conversas para produzir o segundo álbum de Jeff Buckley quando este veio a morrer de forma trágica.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMorre Tom Verlaine, vocalista e guitarrista do Television
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades