As 3 bandas de heavy metal favoritas de Ronnie James Dio

Icônico vocalista fez sua lista durante entrevista na TV australiana em setembro de 1986

Não foram muitas as vezes em que Ronnie James Dio elogiou publicamente cantores que não ele próprio e bandas que não o tivessem como vocalista. No entanto, houve uma ocasião em que ele citou não um, mas seus quatro grupos de heavy metal preferidos.

­

- Advertisement -

Em setembro de 1986, o Dio levou a turnê “Sacred Heart” para a Austrália. Na que seria a única ida da banda ao país, três shows foram realizados — Sydney (13), Brisbane (14) e Melbourne (16) — e o cantor cumpriu uma agenda promocional que incluiu participação no Sounds, um dos programas de TV mais populares de lá.

Logo no início da conversa (transcrita pelo site), o apresentador Donnie Sutherland pergunta a Ronnie: “Quais são seus três grupos de heavy metal favoritos, sem contar sua própria banda?”. O primeiro citado pelo vocalista arrancou aplausos entusiasmados da plateia.

AC/DC. Sim, eles são ótimos. Para mim, sempre foi — e não entenda isso de maneira depreciativa — a melhor banda de garagem para mim. Com isso quero dizer uma banda que é realmente crua; apenas pega seus instrumentos e toca, e o faz com um sentimento incrível. Além disso, é bom para mim para poder dizer que somos bons amigos.”

Depois de pensar por mais alguns segundos, ele acrescenta um segundo nome:

“Acho que pelos padrões de sucesso e, novamente, amizade, eu teria que dizer que são os Scorpions.”

Por fim, após o apresentador lhe assegurar de que valem tanto bandas antigas como novas, Ronnie emenda:

“Embora eu não tenha curtido a reunião, não tem como não dar um aceno ao Deep Purple por ser uma ótima banda.”

Leia também:  Roland Grapow anuncia série de shows no Brasil para julho

A reunião à qual o cantor se refere é a da formação do Purple conhecida como MKII, ocorrida em 1984.

A banda de heavy metal definitiva, segundo Dio

Mesmo já tendo citado o que seriam os seus três grupos de heavy metal favoritos, Ronnie inclui mais um na sua resposta; aquele cuja supremacia lhe parecia inatingível e inabalável, não obstante àquela época não existisse mais.

“E, claro, Led Zeppelin para mim sempre foi a banda de heavy metal definitiva. Sempre.”

Assista à entrevista de Ronnie James Dio no Sounds aqui.

Sobre Ronnie James Dio

Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o ELF, que chegou a abrir para o Deep Purple.

Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.

A seguir, se juntou ao Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven And Hell e mais um álbum.

Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.

Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs 3 bandas de heavy metal favoritas de Ronnie James Dio
Marcelo Vieira
Marcelo Vieirahttp://www.marcelovieiramusic.com.br
Marcelo Vieira é jornalista graduado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), com especialização em Produção Editorial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Há mais de dez anos atua no mercado editorial como editor de livros e tradutor freelancer. Escreve sobre música desde 2006, com passagens por veículos como Collector's Room, Metal Na Lata e Rock Brigade Magazine, para os quais realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais, cobriu shows e festivais, e resenhou centenas de álbuns, tanto clássicos como lançamentos, do rock e do metal.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades