Branco Mello revela como voltou a cantar após câncer na garganta

Vocalista e baixista do Titãs passou por intenso tratamento vocal para cantar na turnê de reunião da banda

Branco Mello descobriu um câncer na laringe em 2018. Com radioterapia e quimioterapia, o vocalista e baixista do Titãs conseguiu se recuperar. No entanto, anos mais tarde, em 2021, o tumor voltou. Desta vez, a única saída era a cirurgia. 

Como um profissional que precisa da voz, a possibilidade de nunca mais cantar ou falar após o procedimento – que envolvia a retirada do órgão afetado – afligiu o músico. Em depoimento ao jornalista Felipe Branco Cruz à revista Veja, ele descreveu os temores iniciais diante da situação.

- Advertisement -

“Cantar sempre fez parte da minha vida e eu não tinha ideia de como ficaria minha voz e nem mesmo se voltaria a falar. Quando acordei da operação e ouvi da Angela, minha esposa há mais de trinta anos, que tudo correra bem e a equipe médica havia removido apenas metade da laringe — ou seja, a corda vocal direita pôde ser preservada —, fiquei tão feliz e aliviado que é difícil descrever em palavras. Eu teria uma voz e uma vida diferentes, mas estava vivo.”

A batalha não acabou por aí: em fevereiro do ano passado, Branco foi diagnosticado com um tumor na língua. Precisou passar por uma nova operação e, durante o processo, sofreu uma hemorragia, como relembrou. 

“Me internei para a retirada de outro tumor, desta vez na base da língua. Eu estava na UTI após a cirurgia quando sofri uma hemorragia e, antes de apagar, tive a sensação plena de que estava partindo. Cheguei a me despedir da Angela. Naquele momento me senti, surpreendentemente, sereno e em paz. Era uma sensação interessante e flashes da minha vida passaram pela minha cabeça. Felizmente, a hemorragia foi controlada e me recuperei. O amor e cumplicidade da Angela, dos meus filhos Bento, Joaquim e Diana e do nosso neto Pedro também foram fundamentais na minha recuperação.”

Branco Mello e a reunião

Quando quase recuperado, a ideia de reunir a formação clássica do Titãs para uma turnê em 2023 o empolgou. Na época, o artista ainda não era capaz de cantar novamente, mas estava disposto a contribuir com vocais no palco. Por isso, buscou alternativas e tratamentos, encontrando o cantor e fonoaudiólogo Gilberto Chaves, responsável por ajudá-lo.  

“Eu estaria feliz nem que fosse apenas tocando baixo e celebrando minha volta aos palcos. Ao longo do processo de recuperação, a Angela me apresentou Gilberto Chaves. Ele é cantor lírico, fonoaudiólogo e achou que eu poderia voltar a cantar. Partimos para fazer essa recuperação vocal para os shows. Eu já havia feito um tratamento intensivo com as fonoaudiólogas Irene Vartanian e Glaucya Madazio, de reeducação da deglutição e da voz. Quando os ensaios começaram, eu senti que já estava preparado para cantar minhas músicas e encarar todos os backing vocals.”

“Cabeça Dinossauro”, faixa-título do álbum lançado em 1986, desempenhou uma função importante. Foi a primeira música que Branco “encarou”. Pelas mudanças na própria voz, mais rouca, surpreendeu-se com o resultado. 

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

“Costumo dizer que, quando a gravei, lá nos anos 1980, minha ideia era cantá-la com uma voz parecida com a que tenho hoje. Outras canções, como ‘Eu Não Sei Fazer Música’, ’32 Dentes’, ‘Tô Cansado’ e ‘Flores’, por exemplo, ganharam nova dimensão e peso porque trazem a história da minha vida na nova voz.”

Ao se apresentar três vezes para um estádio lotado na capital paulista, o Allianz Parque, em junho último, o músico finalmente sentiu “uma sensação completa de felicidade”. Isso porque, além de todo contexto, o local tem um significado especial em sua história como palmeirense e também como filho. 

“Frequento o estádio desde criança com meu pai, que morreu justamente de um câncer na laringe, em 1985, e de repente, eu estava ali, acompanhado de toda a família, amigos e cantando novamente. Inesquecível.”

Mudanças na voz

Como mencionado, no pós-cirurgias, Branco Mello necessitou de muita preparação vocal para voltar a cantar. Ao longo do tratamento, notou uma mudança em seu timbre, mencionada pelo baterista Charles Gavin, em entrevista ao Uol.

“Foi um processo muito longo e muito doloroso, no qual ele poderia ter morrido. Ele poderia ter perdido a voz e poderia não falar mais. Ele fala isso agora: ‘eu tô com uma voz diferente, meio sexy’. Porque é uma voz rouca. E até tem brincadeiras, porque a gente leva o nosso humor ácido a sério: ‘agora você tá cantando que nem se você fosse um membro do Sepultura ou do Ratos de Porão’.”

No mesmo bate-papo, o integrante detalhou a parceria do colega com Gilberto Chaves, que estendeu-se para parte da banda.

“Branco disse: ‘vou voltar a cantar e estou com um excelente preparador vocal, chama-se Gilberto’. E ele que acompanhou a gente na turnê. Ele é um cantor do Teatro Municipal de São Paulo e, além de preparador vocal, é um fisioterapeuta da voz, da garganta, um cara extraordinário. Ele apresentou um trabalho tão sério e tão competente que os outros vocalistas aderiram também, então a preparação vocal antes do show era com todos os Titãs, alguns separados, mas outros juntos.”

Extensão da turnê Titãs Encontro

A sequência final de shows da turnê “Titãs Encontro” – que reúne Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto – foi anunciada recentemente. O planejamento é concluir no dia 23 de dezembro. As apresentações se distribuem entre cidades pelas quais a banda já passou e novos destinos, não contemplados no giro inicial.

Leia também:  Por que o Evanescence foi “contracultura” em “Fallen”, segundo Amy Lee

Em nota, o grupo afirma que pretendia realizar apenas 10 shows na tour como um todo, mas os compromissos se multiplicaram de modo a compor um itinerário inicial de 22 datas pelo Brasil, reunindo um público aproximado de 600 mil pessoas. Agora, serão 30 performances em território nacional, além de outras três agendadas para o exterior.

Em outubro, os músicos partem para os Estados Unidos, onde sobem ao palco de casas de shows emblemáticas: o Hard Rock Live, em Hollywood na Flórida, no dia 3; e o Radio City Music Hall, em Nova York, no dia 6. Eles também têm uma data confirmada em Lisboa, na Altice Arena, em 3 de novembro.

Os ingressos para as apresentações no Brasil estão disponíveis pelo site da Eventim. Confira abaixo as datas finais da turnê:

  • 18, 19 e 20 de novembro, no Rio de Janeiro (na Arena Jockey);
  • 24 de novembro, em Recife (na Área Externa Centro de Convenções);
  • 25 de novembro, em Natal (na Arena das Dunas);
  • 28 de novembro, em Salvador (na Concha Acústica);
  • 30 de novembro, em Campo Grande (no Estacionamento Shopping Bosque dos Ipês);
  • 3 de dezembro, em Juiz de Fora (no Expominas);
  • 5 de dezembro, em Belo Horizonte (na Arena Hall);
  • 7 de dezembro, em São José do Rio Preto (no Estádio Benedito Teixeira);
  • 8 de dezembro, em Londrina (no Estádio do Café);
  • 10 de dezembro, em Uberlândia (no Camaru);
  • 12 e 13 de dezembro, em Porto Alegre (no Auditório Araújo Vianna);
  • 16 de dezembro, em Teresina (no Teresina Hall);
  • 17 de dezembro, em São Luís (no Pavilhão do Multicenter Sebrae);
  • 23 de dezembro, em São Paulo (no Allianz Parque).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesBranco Mello revela como voltou a cantar após câncer na garganta
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades