Por que Kurt Cobain não era um guitarrista ruim, segundo antigo produtor

Steve Albini, que trabalhou com o Nirvana no álbum “In Utero” (1993), fez questão de desmistificar essa história

Desde o momento em que o Nirvana começou a fazer sucesso, diversos jornalistas, músicos e até mesmo fãs questionam as habilidades de Kurt Cobain, falecido em 1994, como guitarrista. Para muitos, o frontman da banda não era um bom instrumentista.

O produtor Steve Albini, que trabalhou com o Nirvana no álbum “In Utero” (1993), fez questão de desmistificar essa história em entrevista ao podcast Cobras & Fire, com transcrição do Ultimate Guitar. Havia, sim, uma sonoridade mais desleixada no cerne do grupo, mas nada era tocado de forma errada, segundo ele.

“Eles faziam muitas turnês, já estavam tocando há algum tempo enquanto banda. As músicas do ‘In Utero’ estavam bem ensaiadas, fizeram demos em um pequeno estúdio no Rio de Janeiro quando tocaram lá. Não havia muita dúvida quando eles entraram em estúdio: eles estavam executando o que estava pronto. Tudo foi feito muito rapidamente e eles estavam muito preparados.”

- Advertisement -

Em seguida, o entrevistador citou as críticas que Kurt Cobain sempre sofreu por, supostamente, não ser um bom guitarrista. Mencionando que guitarristas desleixados não têm tanta atenção nos arranjos quanto Cobain tinha, Albini declarou:

“Ele tinha um senso específico relacionado à dinâmica da música. Quando é para soar sombrio, ele toca com intensidade emocional. Se é para ser explosivo, ele vai para o volume 11. Ele simplesmente prestava atenção quando fazia os arranjos e compunha as músicas, separando as partes mais melódicas das grandiosas.”

Ainda de acordo com Steve Albini, embora tenha cometido suicídio em 1994, Kurt Cobain parecia muito feliz durante a produção de “In Utero”.

“Lembro de quando a filha dele (Frances Bean) nasceu. Ele estava radiante na presença dela. Não acho que eu tenha visto uma pessoa mais feliz por qualquer coisa na vida como ele brincando com a filha.”

Leia também:  A banda que fez Kirk Hammett se apaixonar por heavy metal

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Kurt Cobain não era um guitarrista ruim, segundo antigo produtor
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades