Nasi: “sem MTV, o rock brasileiro morreria nos anos 1990”

Emissora – em sua versão nacional original – ajudou a reabilitar a carreira do Ira! e outras bandas dos anos 1980, além de revelar novas gerações

A despeito de algumas críticas concentradas em pontos específicos da cena, a relevância história da MTV Brasil é inegável. Fundado pelo grupo Abril em 1990, o canal existiu em sua primeira versão até o ano de 2013. No período, estabeleceu um público nacional para o cenário pop rock de forma que nenhum outro veículo havia conseguido até então.

Um dos beneficiados foi o Ira!, que sobrevivia entre altos e baixos e conseguiu reabilitar a carreira através de dois projetos, o “MTV Ao Vivo” (2000) e o “Acústico MTV” (2004). Em entrevista ao site IgorMiranda.com.br, o vocalista Nasi ressaltou a importância da emissora.

- Advertisement -

Ele disse:

“O mangue beat, todo o seu talento e a sua genialidade, não teria acontecido se não fosse a MTV Brasil. Não seria uma música que dominaria as rádios de pop/rock ou de qualquer outro gênero. O que tocava em rádio nos anos 1990? Sertanejo, lambada, pagode. Se não tivesse a MTV, o rock brasileiro tinha morrido nos anos 1990. A MTV deu esse gás não só para a geração de 1980, mas para a geração de 1990, também.”

O músico tem uma explicação bastante peculiar para explicar o sucesso dos projetos acústicos, que embora copiados da matriz americana, adquiriram outro significado em suas edições nacionais.

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

“No Brasil se transformou num fenômeno porque o violão é o rei da música brasileira. Chorinho, samba, MPB, bossa nova. Então, o brasileiro, quando vê aqueles rock, como os do Ira!, sendo tocados em violão, fez com que [o ‘Acústico MTV’] virasse mainstream.”

O álbum desplugado do Ira! é o maior sucesso de sua carreira, tendo ultrapassado 300 mil cópias vendidas apenas à época do lançamento. O show contou com participações especiais de Samuel Rosa (Skank), Pitty e os integrantes d’Os Paralamas do Sucesso.

Sobre a MTV Brasil

A MTV Brasil foi a terceira franquia do canal originado nos Estados Unidos. Também foi a primeira disponibilizada em TV aberta.

Leia também:  O guitarrista da África elogiado por Kirk Hammett (Metallica)

Atualmente, uma versão diferente do canal é comandada pelo grupo Paramount, após ter sido lançado pela Viacom.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesNasi: “sem MTV, o rock brasileiro morreria nos anos 1990”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades