Gary Young, baterista original do Pavement, morre aos 70 anos

Músico participou dos primeiros anos da banda, tendo gravado o debut “Slanted and Enchanted” (1992)

Morreu aos 70 anos o baterista Gary Young. A informação foi confirmada por sua esposa, Geri Bernstein Young. Ele foi membro fundador do Pavement, tendo participado das gravações do primeiro álbum da banda, “Slanted and Enchanted” (1992), além de uma série de EPs e singles. Acabou sendo demitido na sequência, devido a problemas com os colegas, agravados por seu alcoolismo. Seu substituto, Steve West, permanece na formação até hoje.

Antes de seguir carreira como músico, Young começou atuando como produtor de shows na cidade californiana de Stockton – onde viveu até o falecimento. À época, agendou shows de atrações seminais da cena hardcore, como Black Flag, The Dead Kennedys e Circle Jerks.

- Advertisement -

Era consideravelmente mais velho que seus companheiros de Pavement. Começou a tocar com a banda quando Stephen Malkmus e Scott Kannberg foram gravar em seu estúdio, chamado Louder Than You Think. Young ajudou os dois assumindo as baquetas e acabou entrando para o grupo.

Em entrevista de 2015 à Vice (via Stereogum), Young falou sobre sua entrada para o Pavement:

“Quando os ouvi pela primeira vez, eu não entendi. Eu falava para meus amigos em Nova York que tinha feito esse disco esquisito e não sabia como descrevê-lo. Três ou quatro anos depois eu percebi que a gente tinha feito algo notável. Mas demorou um tempão para perceber. O exemplo clássico disso para mim é que Yes é minha banda preferida.”

Leia também:  A mudança no The Town 2025 que visa melhorar experiência, segundo CEO

Após sair do Pavement, lançou três discos com o Gary Young’s Hospital. Seu trabalho derradeiro foi o disco solo “Malfunction”, disponibilizado em 2016. Também desenvolveu e patenteou o Universal Shock Mount, suporte usado para microfones. Fabricando-os individualmente, vendeu mais de 13 mil unidades para distribuidores online.

Em 2023, estrelou um documentário sobre sua própria vida e carreira intitulado “Louder Than You Think”, dirigido por Jed I. Rosenberg. O filme teve sua estreia mundial no festival South by Southwest em 13 de março e foi aclamado pela crítica, também ganhando o “Prêmio do Público”. Também chegou a ser exibido no Brasil durante o In-Edit Festival.

Gary ainda se reuniu com o Pavement em suas ocasiões: produzindo faixas do EP “Major Leagues” em 1999 e participando de um show comemorativo em 2010.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGary Young, baterista original do Pavement, morre aos 70 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades