A música do Led Zeppelin inspirada pela Copa do Mundo de 1978

Batucadas da torcida na Argentina inspiraram composição que entrou no álbum “In Through the Out Door”

As torcidas de futebol são um bom ensino complementar para músicos. Quem acompanha Iggor Cavalera sabe que o eterno baterista original do Sepultura começou fazendo batucadas no estádio, o que o levou a se interessar pelo kit completo. Mas há outra história de influência envolvendo uma das maiores bandas de todos os tempos: o Led Zeppelin.

­

- Advertisement -

Ao criar a música “Fool in the Rain” para o álbum “In Through the Out Door” (1979), último com o grupo ainda na ativa, o vocalista Robert Plant e o baixista John Paul Jones usaram como referência as batidas de torcidas na Copa do Mundo de 1978. Não se sabe exatamente de qual. Pelas referências de samba na composição, pode ter sido a brasileira. Mas os próprios nunca revelaram. O guitarrista Jimmy Page também foi creditado.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

No livro “From a Whisper to a Scream: The Complete Guide to the Music of Led Zeppelin” (1994), o biógrafo Dave Lewis declarou:

“Assim surgiu a ideia de colocar um samba próprio no meio do arranjo de riffs hop-skip. Por mais enlouquecido que pareça, funciona lindamente desde os assobios de rua de John Paul Jones até as batidas de tímpanos deliciosamente construídas de Bonzo (John Bonham baterista).”

Led Zeppelin e “Fool in the Rain”

Lançada como single, “Fool in the Rain” chegou ao 21º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de músicas avulsas nos Estados Unidos. Nunca foi tocada ao vivo pelo Led Zeppelin.

Leia também:  A cultuada música dos Beatles em “Abbey Road” que Paul McCartney admite cópia

Em 2005, Robert Plant a cantou junto com o Pearl Jam no House of Blues Chicago, durante show em benefício às vítimas do Furacão Katrina.

Copa do Mundo de 1978

Realizada na Argentina, a Copa do Mundo de 1978 foi a primeira vencida pelos hermanos. Pela segunda edição consecutiva, a Holanda ficou com o vice-campeonato.

O Brasil terminou em terceiro, saindo da competição invicto e se exaltando como “tetra moral”, após uma eliminação controversa no quadrangular semifinal, com a seleção peruana perdendo de goleada para os donos da casa em um jogo até hoje considerado suspeito.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música do Led Zeppelin inspirada pela Copa do Mundo de 1978
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades