Por que o Black Sabbath deu tão certo com Martin Birch na era Dio

Banda vinha trabalhando sem produtor há 8 anos e presença do profissional em estúdio mudou a dinâmica de trabalho

Os dois primeiros álbuns do Black Sabbath com o vocalista Ronnie James Dio, “Heaven and Hell” (1980) e “Mob Rules” (1981), foram produzidos por Martin Birch. O lendário profissional de estúdio, que nos deixou em 2020 aos 71 anos, é conhecido pelos trabalhos com Iron Maiden, Deep Purple, Jeff Beck e Rainbow, entre outros.

A presença de Birch enquanto produtor fez com que a dinâmica do Sabbath se alterasse, pois a banda vinha se autoproduzindo desde “Vol. 4” (1972). Em entrevista ao Consequence of Sound, o guitarrista Tony Iommi refletiu sobre o trabalho realizado com o famoso produtor.

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Inicialmente, ele disse:

“Eu adoro ouvir ‘Heaven and Hell’ e ‘Mob Rules’. Martin nos ajudou muito, trabalhamos bem com ele. Antes de o termos conosco, estávamos trabalhando sem produtor há algum tempo.”

Em seguida, Iommi destacou alguns aspectos que fizeram a dinâmica com Martin Birch funcionar tão bem. O primeiro ponto, de acordo com o guitarrista, está relacionado com o fato de ter alguém de fora “tomando as rédeas” das gravações.

“Foi revigorante trazer alguém que pudesse assumir as rédeas, daí você não precisaria ficar no controle. Dava para ter alguém fazendo isso. Aliviava muito a pressão. Ele ajudava muito.”

Black Sabbath e Martin Birch

O guitarrista também pontuou que Martin Birch não era o tipo de produtor que interferia nas composições, nem no estilo dos músicos. era mais um grande engenheiro de som, alguém com olhar técnico.

Mesmo considerando que ele não costumava trabalhar com baixistas do estilo de Geezer Butler, nenhum integrante do Sabbath precisou alterar suas formas de tocar.

“Ele não vinha do lado da composição, mas do lado da produção mesmo, o que foi bom. Foi um pouco de tentativa e erro entre nós dois, pois ele não estava familiarizado, em particular, com o som de baixo de Geezer. Martin trabalhou com baixistas de sonoridade mais limpa, enquanto Geezer tem sua forma particular de tocar, era uma grande parte do som do Sabbath.”

No que diz respeito ao baixo de Butler, Tony Iommi deu uma dica de “ouro” para Martin Birch.

“Tive que explicar a ele: ‘você precisa captar o som de Geezer da forma como ele está acostumado e não tentar limpar, precisa soar atrevido, como a guitarra, e os dois precisam se misturar’. Foi isso. E ele era muito bom em todas as outras coisas, adoro esses álbuns.”

Currículo

Martin Birch se aposentou cedo do mundo da música. Com apenas 44 anos, abandonou o mercado e seguiu uma vida tranquila no interior da Inglaterra. Dá para entender: sua contribuição ao universo musical, especialmente no rock e heavy metal, já havia sido muito bem feita.

Veja, abaixo, alguns dos vários álbuns do currículo do produtor (via Wikipédia):

Fleetwood Mac

  • 1969 – Then Play On (engenheiro de som)
  • 1970 – Kiln House (engenheiro de som)
  • 1972 – Bare Trees (engenheiro de som)
  • 1973 – Penguin (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1973 – Mystery to Me (produtor, engenheiro de som, guitarra)

Deep Purple

  • 1969 – Concerto for Group and Orchestra (engenheiro de som)
  • 1970 – Deep Purple in Rock (engenheiro de som)
  • 1971 – Fireball (engenheiro de som)
  • 1972 – Machine Head (engenheiro de som)
  • 1972 – Made in Japan (engenheiro de som)
  • 1973 – Who Do We Think We Are (engenheiro de som)
  • 1974 – Burn (engenheiro de som, mixagem)
  • 1974 – Stormbringer (co-produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1975 – Come Taste the Band (co-produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1976 – Made in Europe (co-produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1977 – Last Concert in Japan (co-produtor, engenheiro de som)

Jon Lord

  • 1971 Jon Lord – Gemini Suite (engenheiro de som)
  • 1976 Jon Lord – Sarabande (produtor, engenheiro de som, remixagem)
  • 1974 Tony Ashton & Jon Lord – First of the Big Bands (engenheiro de som)
  • 1977 Paice Ashton Lord – Malice in Wonderland (engenheiro de som)
Leia também:  O guitarrista que deixou Slash no chinelo durante jam, segundo o próprio

Wishbone Ash

  • 1970 – Wishbone Ash (engenheiro de som)
  • 1971 – Pilgrimage (engenheiro de som)
  • 1972 – Argus (engenheiro de som)

Rainbow

  • 1975 – Ritchie Blackmore’s Rainbow (co-produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1976 – Rising (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1977 – On Stage (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1978 – Long Live Rock ‘n’ Roll (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1986 – Finyl Vinyl (produtor)

Whitesnake

  • 1978 – Snakebite (produtor)
  • 1978 – Trouble (produtor)
  • 1978 – Live at Hammersmith (produtor)
  • 1979 – Lovehunter (produtor, engenheiro de som)
  • 1980 – Ready an’ Willing (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1980 – Live… in the Heart of the City (produtor, engenheiro de som)
  • 1981 – Come an’ Get It (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1982 – Saints & Sinners (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1984 – Slide It In (produtor)

Black Sabbath

  • 1980 – Heaven and Hell (produtor, engenheiro de som)
  • 1981 – Mob Rules (produtor, engenheiro de som)

Blue Öyster Cult

  • 1980 – Cultösaurus Erectus (produtor, engenheiro de som)
  • 1981 – Fire of Unknown Origin (produtor, engenheiro de som)

Iron Maiden

  • 1981 – Killers (produtor, engenheiro de som)
  • 1982 – The Number of the Beast (produtor, engenheiro de som)
  • 1983 – Piece of Mind (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1984 – Powerslave (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1985 – Live After Death (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1986 – Somewhere in Time (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1988 – Seventh Son of a Seventh Son (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1990 – No Prayer for the Dying (produtor, engenheiro de som, mixagem)
  • 1992 – Fear of the Dark (produtor, engenheiro de som, mixagem)

Outros artistas

  • 1969 Jeff Beck – Beck-Ola (engenheiro de som)
  • 1970 Peter Green – The End of the Game (engenheiro de som)
  • 1970 The Groundhogs – Thank Christ for the Bomb (engenheiro de som)
  • 1971 Stackridge – Stackridge (engenheiro de som)
  • 1971 Canned Heat and John Lee Hooker – Hooker ‘N’ Heat (Mixdown engenheiro de som)
  • 1971 Skid Row – 34 Hours (engenheiro de som)
  • 1971 Toad – Toad (engenheiro de som)
  • 1971 Faces – Long Player (engenheiro de som)
  • 1971 Rock Workshop – The Very Last Time (engenheiro de som)
  • 1971 Jodo “Guts” LP (engenheiro de som)
  • 1972 Silverhead – Silverhead (produtor)
  • 1972 Toad – Tomorrow Blue (engenheiro de som)
  • 1972 Flash – Flash (engenheiro de som)
  • 1972 Flash – In the Can (engenheiro de som)
  • 1973 Gary Moore – Grinding Stone (produtor, engenheiro de som)
  • 1978 The Electric Chairs-“The Electric Chairs”(produtor)
  • 1978 Wayne County & the Electric Chairs – Storm The Gates Of Heaven (produtor)
  • 1978 Wayne County & the Electric Chairs – Blatantly Offensive E.P. (produtor)
  • 1978 Roger Glover – Elements (produtor)
  • 1979 Cozy Powell – Over the Top (produtor)
  • 1982 Michael Schenker Group – Assault Attack (produtor, engenheiro de som)

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Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

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