Policial que interrompeu show dos Beatles em terraço não se arrepende do que fez

Responsável pela ação foi Ray Shayler, que tinha 25 anos de idade à época e gostava das músicas do Fab Four - exceto a "fase Hare Krishna"

Ray Shayler, policial que interrompeu a última apresentação ao vivo dos Beatles, em 30 de janeiro de 1969, falou ao Daily Mail sobre sua atuação à época. Então com 25 anos e três de experiência, ele liderou uma equipe de quatro oficiais enviados para investigar relatos de um distúrbio na sede da banda em Savile Row, Londres, Inglaterra, tanto no que dizia respeito a ruído quanto ao tráfego.

O episódio foi registrado no documentário “Let It Be”, de Michael Lindsay-Hogg, e na nova série de Peter Jackson, “The Beatles: Get Back”. Sobre o caso, Shayler declarou:

- Advertisement -

“Não diria que eu era um fã, mas gostava da música deles. Tinha alguns discos em casa. Não curti muito quando passaram pela fase Hare Krishna. De qualquer modo, quando fui até lá, meu trabalho era encerrar o distúrbio, fosse quem fosse.”

O que Ray não esperava é que a aparição da polícia tivesse sido prevista pelos envolvidos. Não à toa, câmeras foram posicionadas no prédio vizinho, da Apple Corps, para registrar o desfecho da ação.

“Quando chegamos, eles simplesmente nos olharam e prosseguiram. Conversei com o manager e expliquei que por mais que apreciasse o que estavam fazendo, não poderíamos simplesmente deixar continuar. Disseram que fariam mais uma música e encerrariam, então, consentimos. Não houve uma discussão acalorada, apenas uma conversa.”

As reações dos Beatles

Shayler também lembrou das reações que recebeu dos Beatles quando eles saíram, ao final da apresentação.

Leia também:  O grande problema do Black Sabbath em “Headless Cross”, segundo Iommi

“George Harrison e John Lennon não falaram conosco. Eles haviam sido pegos com maconha ou algo assim e estavam sob fiança. Saiu nos jornais à época. Paul McCartney se desculpou e Ringo Starr brincou sobre a coisa toda, dizendo: ‘não coloque as algemas em mim’.”

Sem arrependimentos

Agora com 77 anos e aposentado, Ray Shayler disse que o incidente foi tão discreto que ele nem mesmo fez um memorando para constar nos registros. E não se arrepende de sua iniciativa.

“Já perguntaram como eu me sentia sendo o homem que interrompeu o show dos Beatles, mas não vejo a coisa assim. Eu não os parei, apenas sugeri que seria uma boa ideia se não continuassem. Se continuassem, as coisas poderiam ter sido diferentes. Mas não era assim que trabalhávamos naquela época, e sempre tentei resolver os problemas sem prender as pessoas.”

Leia também:  Como “Doolittle” fez Pixies chegar ao ápice sonoro e às paradas

O último show dos Beatles

A apresentação no terraço do edifício da Apple Corps foi a última aparição pública dos Beatles antes do encerramento das atividades.

O set improvisado durou 42 minutos. Cinco músicas foram tocadas, algumas mais de uma vez para gerar takes alternativos ao material em vídeo. Foram elas:

  1. “Get Back” (tomada um)
  2. “Get Back” (tomada dois)
  3. “Don’t Let Me Down” (tomada um)
  4. “I’ve Got a Feeling” (tomada um)
  5. “One After 909”
  6. “Dig a Pony”
  7. “I’ve Got a Feeling” (tomada dois)
  8. “Don’t Let Me Down” (tomada dois)
  9. “Get Back” (tomada três)

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPolicial que interrompeu show dos Beatles em terraço não se arrepende do...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades