As melhores músicas de todos os tempos na opinião de Dave Grohl

Lista com sete canções mostra a ecleticidade do líder do Foo Fighters dentro do mundo do rock

Em 2011, Dave Grohl participou do “Celebrity Playlist Podcast”, organizado pela Apple e publicado no iTunes. Como o título evidencia, a ideia era organizar listas com as músicas preferidas de figuras conhecidas do meio artístico. Em seu episódio, o multi-instrumentista foi acompanhado de Butch Vig, que o produziu em “Nevermind” (1991), do Nirvana.

­

- Advertisement -

As sete escolhas do agora líder do Foo Fighters evidenciam sua ecleticidade dentro do amplo mundo do rock. Do hard rock ao punk, passando pela new wave e uma composição instrumental, as opções são diversificadas e até surpreendentes quando encaixadas em um único contexto.

São elas:

  • The Edgar Winter Group – “Frankenstein”
  • The Beatles – “Blackbird”
  • Ace Frehley – “Ozone”
  • Devo – “Uncontrollable Urge”
  • The B-52’s – “Dance This Mess Around”
  • Black Flag – “Room 13”
  • Die Antwoord – “In Your Face”

Conhecendo “Frankenstein” com a mãe

A primeira música citada é uma das obras instrumentais mais conhecidas da música popular. De acordo com Grohl, foi através da mãe – falecida há pouco e homenageada em “But Here We Are…”, seu álbum mais recente – que a faixa entrou em seu cotidiano.

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

Ele contou, conforme transcrição do Far Out Magazine:

“Não tínhamos toca-discos em casa, mas ela ia para a escola e, às sextas-feiras, levava para casa o toca-discos da instituição. Comprávamos um álbum e ouvíamos durante todo o fim de semana.”

A saída para ter alguma diversidade era comprar coletâneas.

“‘Frankenstein’ do Edgar Winter Group estava em uma delas. É o riff mais clássico de todos os tempos. Acho que tinha seis ou sete anos e, ao ouvir isso, pensei: ‘Meu Deus, quero ser músico’. Achei demais!”

B-52’s e Beatles

Já o B52’s foi responsável por dar o start visual sobre o que seria uma banda na cabeça do pequeno Dave.

“Provavelmente foi ver os B-52’s no Saturday Night Live que mudou minha vida para sempre. Eu nunca tinha visto nada como aquilo.”

Mas não dá para escapar da influência dos Beatles. Ao apontar “Blackbird” como uma escolha, Grohl destacou:

“Se alguma vez me sento com um violão, tocar essa música é uma das primeiras coisas que faço. Eu realmente considero Paul McCartney uma das pessoas mais importantes do mundo.”

Sobre Dave Grohl

Nascido em Warren, Ohio, David Eric Grohl despontou na cena hardcore americana dos anos 1980. Tocou bateria no The Scream, formação conceituada do underground local. A consagração mundial viria com o Nirvana, assumindo as baquetas em “Nevermind”, segundo álbum do grupo. Permaneceria até o final das atividades, causado pela morte de Kurt Cobain.

Leia também:  Por que Eddie Van Halen parou de jogar palhetas ao público em shows nos anos 2000

A seguir, montou o Foo Fighters, onde se tornaria vocalista e guitarrista. O grupo se tornou um dos mais bem-sucedidos das gerações recentes do rock em todo o planeta.

Criou e integrou projetos como Them Crooked Vultures e Probot, além de ter gravado com Queens Of The Stone Age, Tenacious D, Nine Inch Nails, Killing Joke, David Bowie, Tony Iommi e mais uma série quase interminável de nomes. Ainda produziu Ghost, Zac Brown Band, Rye Coalition e Buzz Osborne, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs melhores músicas de todos os tempos na opinião de Dave Grohl
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades