Todos os filmes da Marvel antes do Universo Cinematográfico

Personagens como Homem-Aranha, Blade, Deadpool e os X-Men protagonizaram diversos filmes antes do surgimento da franquia

O Universo Cinematográfico Marvel já se tornou a franquia mais poderosa dos cinemas: afinal, boa parte de seus filmes arrecadam bilhões de dólares em bilheteria e são imensamente populares. Mas como qualquer fã da sétima arte sabe, os heróis da editora já haviam feitos várias outras aparições nas telonas, fora deste universo compartilhado.

A lista de filmes dos personagens da Marvel antes do surgimento da franquia é longa e inclui desde sucessos, como a trilogia original do Homem-Aranha e os filmes dos X-Men, até fracassos para se esquecer, como Howard: O Pato e o aventura solo do Capitão América lançada em 1990.

- Advertisement -

Quais são, exatamente, os filmes com personagens da Marvel que não fazem parte de seu Universo Cinematográfico? É o que vamos abordar a seguir. As informações são dos sites Screen Rant, CBR e Collider. Para melhorar a dinâmica de leitura, os filmes estão separados por personagem/equipe da editora.

Capitão América

Vamos começar nossa lista pelo Capitão América. Quase ninguém deve saber, mas foi ele o primeiro herói da Marvel a ter seu filme – na época em que a editora ainda se chamava Timely Comics.

Em 1944, o Sentinela da Liberdade estrelou seu próprio filme, que se tratava de um serial – diversos pequenos capítulos que, juntos, formavam uma história. A obra lembrava o estilo da famosa série do Batman dos anos 1960 e não era protagonizada por Steve Rogers, mas sim um advogado chamado Grant Gardner, que assumia a identidade do Capitão América para lutar contra o crime.

Nos anos 1970, o herói protagonizou dois filmes para televisão, ocasiões em que foi interpretado pelo ator Reb Brown. O artista deu vida ao próprio Steve Rogers, mas com diversas diferenças em relação aos quadrinhos.

E em 1990, o personagem ganhou mais filme, que tinha estreia planejada para os cinemas, mas foi lançado diretamente em vídeo. Por mais que até fosse mais fiel ao material de origem, foi detonado pela crítica e o público. Talvez isso explique por que a produção optou por lançá-lo desta maneira, não é mesmo?

Hulk

Nos anos 1970, o Hulk foi a estrela de sua própria série de TV nos Estados Unidos, com os atores Bill Bixby e Lou Ferrigno na pele do herói. Ela também ganhou alguns filmes, feitos para a televisão e lançados entre 1977 e 1990.

Uma curiosidade que vale ser citada é que um deles – “The Trial of the Incredible Hulk”, de 1989 – marcou a estreia de Stan Lee nas telonas. Como sabemos, anos depois, o quadrinista passou a fazer participações especiais nos filmes da Marvel até sua morte, em 2018.

Além disso, vale lembrar que o estúdio Universal, dono dos direitos do herói nos cinemas, lançou um filme solo do Hulk em 2003, dirigido por Ang Lee e estrelado por Eric Bana. Apesar de ter sido uma das maiores bilheterias do ano em questão, o longa teve uma recepção apenas mediana.

Blade

Pouca gente pode se lembrar por conta do tempo, mas um herói da Marvel que teve sua trilogia de filmes antes do Universo Cinematográfico da empresa foi Blade.

Os três filmes foram lançados entre 1998 e 2004. O herói meio-humano, meio-vampiro foi protagonizado por Wesley Snipes. As obras da trilogia tiveram recepções apenas medianas, enquanto os dois primeiros conseguiram bons números de bilheteria, se comparados com seu orçamento.

Leia também:  Por que é difícil assistir a “The Beatles: Get Back”, segundo David Gilmour

Assim como outros exemplos desta lista, Blade é mais um herói que aguarda sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel, o que deve acontecer em 2024.

Demolidor

Mais um herói que também ganhou seu próprio filme antes da era Universo Cinematográfico Marvel foi o Demolidor.

A aventura solo do Homem Sem Medo foi lançada em 2003, com Ben Affleck no papel do herói. No entanto, por mais que seja um dos personagens mais queridos da Marvel, isso não salvou o filme de ter sido um fiasco, seja do ponto de vista crítico ou comercial.

Até o próprio Stan Lee, um dos criadores do personagem, criticou abertamente o filme.

Quarteto Fantástico

O Quarteto Fantástico tem uma história complicada quando o assunto são as aparições da equipe nas telonas.

Em 1994, o estúdio Constantin Film chegou a produzir e gravar um filme de baixo orçamento da equipe, que nunca foi lançado oficialmente graças a sua péssima qualidade. Se tiver coragem, é possível conferi-lo na íntegra no YouTube.

Anos mais tarde, por conta do sucesso de X-Men – que já vamos abordar -, o estúdio Fox também comprou os direitos para fazer um filme do Quarteto Fantástico.

Dois filmes foram lançados em 2005 e 2007. Apesar de ter nomes como Chris Evans e Jessica Alba no elenco, eles não foram grandes sucessos de crítica e bilheteria, o que impediu a produção de um terceiro filme.

Para não perder os direitos do Quarteto Fantástico, a Fox lançou um reboot em 2015, que foi um enorme desastre em todos os aspectos. Agora, a Primeira Família da Marvel aguarda sua estreia no Universo Cinematográfico da empresa, que está prevista para acontecer em 2025.

O Justiceiro

Muita gente também pode não se lembrar, mas o Justiceiro já protagonizou três filmes fora no Universo Cinematográfico Marvel.

O ator Dolph Lundgren foi o primeiro a dar vida ao anti-herói nos cinemas, no filme que foi lançado em 1989. Depois, foi a vez de Thomas Jane viver Frank Castle, no longa lançado em 2004.

Por último, foi a vez de Ray Stevenson interpretar o personagem. O longa, chamado “O Justicero: Em Zona de Guerra” no Brasil, foi lançado em 2008 e é considerado o mais fiel dos três. No entanto, estes filmes do mercenário não foram bem recebidos pela crítica e fãs.

X-Men

Alguns anos antes do surgimento do Universo Cinematográfico Marvel, foi lançada a franquia X-Men nos cinemas, que durante anos, foi tocada pelo estúdio Fox até a aquisição da Disney.

O estúdio comprou os direitos para fazer um filme baseado nos mutantes ainda no início dos anos 1990, mas o primeiro longa só foi lançado em 2000. No entanto, podemos dizer que a espera valeu a pena, já que ele foi um grande sucesso.

Ao longo dos anos, a Fox lançou o total de 13 filmes dos X-Men, que tiveram recepção variada. Podemos dizer que a franquia foi encerrada em 2019, ano em que a compra da Fox pela Disney foi concluída.

Agora, os direitos dos mutantes mais famosos dos quadrinhos nos cinemas estão novamente nas mãos da Marvel e eles devem fazer sua estreia no Universo Cinematográfico nos próximos anos.

Leia também:  O convidado que faltou no álbum solo de Slash, segundo o próprio

Motoqueiro Fantasma

Graças ao sucesso de Homem-Aranha – que já vamos abordar – a Sony também comprou os direitos de produzir filmes inspirados no Motoqueiro Fantasma. Mas o tiro saiu pela culatra.

Os dois filmes, com Nicolas Cage no papel do herói, foram mal avaliados pelos fãs e crítica – apesar de o primeiro ter tido bons números de bilheteria.

O próprio ator se cansou da franquia após o segundo filme e planos para um terceiro filme foram por água abaixo. Anos depois, a Marvel conseguiu novamente os direitos do personagem, que apareceu em algumas séries do estúdio.

Deadpool

Os dois filmes protagonizados pelo hilário Deadpool, na teoria, fazem parte da franquia X-Men, mas merecem um item a parte por conta do seu sucesso.

Afinal, parece até que o ator Ryan Reynolds nasceu para viver o mercenário falastrão. O primeiro filme foi lançado em 2016 e fez bastante sucesso. O mesmo também pode ser dito para a sequência, que chegou aos cinemas em 2018.

O Deadpool é outro personagem que aguarda sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel por conta da compra da Fox pela Disney. Seu terceiro filme tem estreia prevista nos cinemas para 2024.

Homem-Aranha

Por fim, aquele que é considerado o herói mais popular da Marvel para muitos também já teve vida longa nos cinemas antes de aparecer no Universo Cinematográfico da empresa.

Antes de abordarmos os filmes lançados pela Sony, vamos te lembrar que o Homem-Aranha já havia participado de alguns longas feitos para TV nos anos 1970. Eles foram inspirados no show live-action que foi exibido nos anos 1970 nos Estados Unidos.

Além disso, vale lembrar que o estúdio japonês Toei lançou seu próprio filme do Homem-Aranha no Japão em 1978.

Agora, vamos falar dos filmes produzidos pela Sony. A primeira trilogia produzida pelo estúdio, dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire, é, até hoje, muito lembrada e querida pelos fãs.

Os dois primeiros filmes foram bem avaliados pelos fãs e crítica. Já o terceiro, por conta de diversos problemas durante a produção, foi considerado apenas mediano – e por consequência, considerado o pior da trilogia.

Já o reboot da franquia, dirigido por Marc Webb e estrelada por Andrew Garfield, teve dois filmes e não conseguiu ter o mesmo sucesso dos anteriores, o que impediu a produção de um terceiro longa – que, provavelmente, teria a presença do Sexteto Sinistro.

Por conta desta falha, a Sony firmou sua parceria com a Marvel para que o Homem-Aranha pudesse se tornar parte do Universo Cinematográfico.

Rápidas menções

Howard, o Pato – Lançado em 1986 e foi um fracasso de crítica e bilheteria. Foi o primeiro live-action da Marvel desde o filme do Capitão América lançado em 1944;

Elektra – Spin-off do filme solo do Demolidor, que também foi detonado pelos fãs e críticos;

Doutor Estranho – O Mago Supremo estrelou um filme lançado para TV em 1978. Também recebeu avaliações negativas;

Nick Fury – O famoso diretor da S.H.I.E.L.D. ganhou um filme para TV em 1998, ocasião em que foi interpretado por David Hasselhoff. Sua recepção também foi ruim;

Homem-Coisa – O personagem ganhou um filme em 2005, pouquíssimo lembrado pelos fãs da Marvel e que foi bastante criticado.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesTodos os filmes da Marvel antes do Universo Cinematográfico
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades