Duane Eddy, pioneiro da guitarra no rock, morre aos 86 anos

Músico se destacou pelo desenvolvimento de um timbre que ficou conhecido como “twang”

Morreu na última terça-feira (30), aos 86 anos, o músico Duane Eddy. Um dos pioneiros da guitarra no rock and roll, foi responsável pelo desenvolvimento do timbre que ficou conhecido como “twang”. O som se caracterizava pelo ênfase nas frequências agudas, tendo sido criado no modelo Telecaster, da Fender.

Iniciado no instrumento aos 5 anos, passou a atuar profissionalmente aos 16, no duo Jimmy & Duane, com Jimmy Delbridge. Posteriormente, passou a trabalhar para diversos artistas em estúdio, com o produtor Lee Hazlewood. Registrou clássicos da primeira geração do rock, como “Rebel-‘Rouser”, “Peter Gunn” e “Because They’re Young”.

- Advertisement -

Apenas entre o final dos anos 1950 e início dos 60, se estima que tenha participado de gravações que venderam em torno de 12 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Também lançou uma série de discos solo, o último tendo sido “Road Trip”, disponibilizado em 2011.

Duane Eddy e o Rock and Roll Hall of Fame

Duane Eddy foi introduziod ao Rock and Roll Hall of Fame em 1994. A instituição publicou uma homenagem nas redes sociais. Diz o texto:

Leia também:  Compositor de “Suspicious Minds” e “Always on My Mind” morre aos 83 anos

“In Memoriam: Duane Eddy, homenageado em 1994, foi um deus da guitarra do rock & roll que inventou o ‘twang’. Ele criou um som distinto e gravou uma série de sucessos instrumentais no final dos anos 1950 que se mostraram extremamente influentes em inúmeros músicos.

A guitarra reverberante e com base pesada de Eddy passou a representar uma caminhada pelo lado selvagem – uma trilha sonora para hotrods e rebeldes acelerados, com ou sem causa, além de um eco do Velho Oeste na fronteira do rock and roll. Em 1986, o remake de seu hit ‘Peter Gunn’, gravado com Art of Noise, tornou-se um Top 10 e ganhou um Grammy.

Eddy foi um dos responsáveis pela popularização da guitarra elétrica na América, e seu impacto em artistas como Beatles, Creedence Clearwater Revival e Bruce Springsteen é incalculável.”

As últimas aparições públicas de Duane Eddy aconteceram em 2018, quando realizou uma turnê pela Inglaterra. Os shows celebraram seus 80 anos de vida.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasDuane Eddy, pioneiro da guitarra no rock, morre aos 86 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades