Buckethead deixava solos de 15 minutos às 4 da manhã na caixa postal de Serj Tankian

Vocalista do System of a Down produziu e colaborou com álbum do guitarrista, que ofereceu experiência única devido a visão artística incomum

Não é raro no contexto artístico o surgimento de figuras excêntricas que rendem histórias curiosas. Buckethead sem dúvidas é essa pessoa na esfera do rock e da música pesada. Além do balde de frango frito na cabeça e a máscara inexpressiva, o guitarrista é lembrado por colegas de trabalho por seu comportamento peculiar que não se limita aos palcos. 

­

- Advertisement -

Um desses colegas foi Serj Tankian, consagrado como vocalista do System of a Down, que abordou sua relação e consequente colaboração com o guitarrista, no audiobook “Down with the System” (2024) — via Guitar World

“Eu o conheci através de Bill Laswell, um baixista e produtor vanguardista, na época em que Buckethead tocava guitarra para o Guns N’ Roses. Nós trocávamos músicas ou livros que gostávamos. Às vezes nos encontrávamos, conversávamos sobre música. Um dia, Bucket me ligou e disse que precisava de dinheiro.”

Tankian concordou em transferir uma grana para o amigo. No entanto, o guitarrista se negou e emendou: “eu quero gravar um disco com você” — o que foi feito.

Curioso pela abordagem artística do projeto, o vocalista cedeu seu home studio para a gravação do que veio a se tornar “Enter the Chicken” (2005). A experiência foi única.

“Compus algumas músicas com o Bucket, toquei e cantei nelas, e coproduzi o álbum inteiro. Trabalhar com o Buckethead foi, para simplificar, uma experiência única. Não é como se ele virasse um cara comum quando tira o balde do KFC da cabeça e guarda sua máscara. Com certeza, ele não é um cara comum.”

A caixa postal

Durante o processo de criação do álbum, o fluxo criativo incomum de Buckethead tomou conta da caixa postal de Serj Tankian. O cantor relembra:

Leia também:  As 5 músicas do Dream Theater mais difíceis de tocar, segundo John Myung

“Às vezes ele me ligava às quatro da manhã e deixava um solo de guitarra de 15 minutos na minha caixa postal. Ele era excêntrico e extremamente sensível, mas possuía um espírito criativo singular.”

Com onze faixas, “Enter the Chicken” foi lançado em 25 de outubro de 2005 pela Serjical Strike, gravadora de Serj Tankian. O trabalho contou com a participação de outros músicos consagrados, como Maximum Bob (Deli Creeps), Saul Williams e Efrem Schulz (Death by Stereo).

Outros projetos

Buckethead ainda proporcionou outra experiência única para Serj, que se apresentou no antigo colégio do guitarrista. A performance sem roteiros foi descrita como “revigorante”. 

“Ele ligou e me convidou para tocar em um show com ele em sua antiga escola. Se me lembro corretamente, e posso estar enganado, o evento era uma batalha de bandas. Montamos tudo no ginásio da escola e simplesmente improvisamos, comigo inventando as letras conforme íamos. Pura improvisação. Os alunos dessa escola ficaram loucos! Depois de fazer as coisas de maneira tão regimentada por anos com o System, essa abordagem mais livre para tudo foi incrivelmente revigorante.”

Colaborações de Buckethead 

Com uma carreira marcada por colaborações com artistas como Iggy Pop e Mike Patton (Faith No More), Buckethead ganhou destaque com sua passagem pelo Guns N’ Roses entre 2000 e 2004. Em meio a crise que acompanhava as gravações de “Chinese Democracy”, a contribuição do músico foi determinante para o resultado final do álbum, que demorou quase uma década para ser finalizado.

Mesmo em meio a excentricidades — como o pedido de um galinheiro no estúdio —, Buckethead demonstrou sua habilidade técnica em quase todo o disco. O guitarrista só não tocou nas faixas “Catcher in the Rye” e “This I Love”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesBuckethead deixava solos de 15 minutos às 4 da manhã na caixa...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades