O álbum que deixou o Pink Floyd “preso”, segundo David Gilmour

Guitarrista e vocalista não guarda boas lembranças do primeiro disco após assumir o controle da banda

Lançado em 7 de setembro de 1987, “A Momentary Lapse of Reason” foi o primeiro disco do Pink Floyd sem o baixista e vocalista Roger Waters no comando. David Gilmour assumiu o controle e manteve a parceria com o baterista Nick Mason. Demitido no período de “The Wall” (1979), o tecladista Richard Wright não pôde aparecer devido a questões legais.

Porém, o guitarrista e vocalista desaprova abertamente a experiência. Anos depois, Gilmour declarou ter se arrependido de algumas experimentações com sonoridades em alta à época. Para o músico, o uso de sintetizadores e outras tecnologias se tornou vazio com o passar dos anos.

- Advertisement -

Em entrevista de 2008 à revista Mojo, resgatada pelo Far Out Magazine, ele disse:

“Há alguns momentos adoráveis nele – ‘Sorrow’, ‘On The Turning Away’, ‘Learning To Fly’… Mas, como a maioria das pessoas, ficamos presos nessa coisa dos anos 80. Estávamos um pouco emocionados com toda a tecnologia que estava sendo lançada fomos bastante ineficazes.”

Mesmo a banda que fez a turnê, registrada no álbum e vídeo “Delicate Sound of Thunder” (1988), não contou com a aprovação total do terceiro líder do grupo.

“A questão é que, um mês depois de começarmos a turnê ‘Lapse’, Nick e Rick estavam de volta. Mas, é claro, eu também tinha essas outras pessoas a bordo [o percussionista extra Gary Wallis e o segundo tecladista Jon Carin]. Sim, Jon é brilhante, mas Jon não é Rick.”

Pink Floyd e “A Momentary Lapse of Reason”

Apesar das críticas, “A Momentary Lapse of Reason” vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Chegou ao 3º lugar nas paradas britânica e norte-americana.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Parte do material estava sendo preparado para um terceiro trabalho solo de David Gilmour, que contou com colaborações externas nas composições.

Músicos como o baterista Carmine Appice, o baixista Tony Levin e o produtor Bob Ezrin participaram das gravações.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO álbum que deixou o Pink Floyd “preso”, segundo David Gilmour
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades