Por que Kiko Loureiro não deve voltar para o Angra, segundo Rafael Bittencourt

Possibilidade passou a ser especulada após guitarrista anunciar que prolongaria ausência no Megadeth

O anúncio de que Kiko Loureiro prolongaria sua ausência no Megadeth, com um texto que deixa subentendido que a mudança pode ser definitiva, gerou especulações relacionadas ao Angra. Muitos fãs passaram a considerar a possibilidade de um retorno do guitarrista para a banda que o consagrou inicialmente.

­

- Advertisement -

Será que existe alguma chance de isso ocorrer? Em entrevista à Guitar World, seu colega de instrumento por décadas, Rafael Bittencourt, revelou acreditar que isso sequer faria sentido para Kiko.

“Não faria sentido. Provavelmente pareceria um ‘downgrade’ (algo como uma ‘redução de patamar’) para ele.”

Em seguida, Bittencourt apontou qual caminho provavelmente será seguido por Loureiro.

“Se Kiko decidir sair, provavelmente irá desfrutar de sua liberdade por um tempo. E isso é mais do que merecido. Ele provavelmente vai trabalhar em seus projetos solo e pessoais.”

Sem impedimentos

Apesar da resposta, Rafael Bittencourt apontou em outra ocasião que não há qualquer impedimento para Kiko Loureiro se apresentar com o Angra, ainda que como convidado. Ao Ibagenscast (via Whiplash), ele declarou:

“A chance de o Kiko Loureiro subir no palco com o Angra com certeza é grande. Ele está sempre envolvido em coisas e tem uma vida intensa, cheia de ocupações, o que o deixa com pouco tempo para a família. Não há nada contratual que impeça ou segure ele de subir no palco conosco ou participar de decisões. Nós somos sócios nos fonogramas, ou seja, compramos os direitos das gravações do Angra. […] Somos sócios em uma empresa que administra a banda. Essa empresa possui um CNPJ e somos eu, o Kiko e o Felipe.”

Kiko Loureiro “optou por não estar”

Em declaração de novembro ao podcast Amplifica, apresentado justamente por Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro refletiu sobre as circunstâncias que o levaram a se afastar do Megadeth. O guitarrista evitou usar a palavra “saída”, mas também não reproduziu a versão de “afastamento prolongado” presente na nota recentemente divulgada por ele e pela banda: ele simplesmente disse que “optou por não estar” no grupo.

Leia também:  Joey Jordison nasceu há 49 anos; veja outros fatos da música em 26 de abril

“Você tomou uma decisão de estar em outro país, ou estar viajando, e você vê sua família, os amigos… fica nesse ciclo sem parar de turnês. E aí você volta para casa e precisa até de alguns dias para se situar. […] Agora, devido a circunstâncias da minha vida, tomei a liberdade de optar por não estar no Megadeth. É a minha opção. Liberdade é ter escolha entre duas ou mais opções viáveis. Se você está num trabalho e você gostaria de não estar, ou você não pode estar, mas você precisa estar porque precisa pagar as contas, você não tem essa liberdade. Mas eu tenho liberdade de ter essa escolha.”

O músico apontou que havia um dilema ao tomar essa decisão justamente porque existia, também, a opção de continuar na banda. Segundo ele, não houve qualquer briga — e mesmo as questões familiares que levaram a isso não são “um problema muito sério”.

Leia também:  Sebastian Bach revela a única coisa que impede sua volta ao Skid Row

“Toda decisão é sempre um dilema. Não é um problema, tipo ‘eu briguei’. Nada disso. É tipo: tenho algumas questões de família que eu queria ficar mais em casa. Sempre as pessoas acham que tem um problema muito sério na vida acontecendo para poder abrir mão. Ninguém consegue imaginar assim: ‘o cara simplesmente tomou uma decisão’.”

Por fim, Kiko destacou que “existe uma questão que eu preciso ficar mais em casa”. Isso impede sua participação em turnês mais longas.

O que diz o “substituto”

Ocupando a vaga deixada por Kiko Loureiro desde 2015, Marcelo Barbosa também não acredita no retorno do guitarrista ao Angra. Ao Ibagenscast (via Whiplash), ele comentou:

“Acredito que, pelo menos por enquanto, esse capítulo tenha se encerrado e ele esteja focado em outras coisas. Quanto à possibilidade de ele retornar ao Angra, acho que é remota no momento. Recentemente gravamos um álbum novo (‘Cycles of Pain’) e estamos divulgando com essa formação. Ele se ausentou por problemas familiares, o que é compreensível neste momento. Além disso, o fato de o Kiko morar no exterior e ter tocado em uma das maiores bandas do mundo por oito anos faz com que ele tenha diversas oportunidades.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que Kiko Loureiro não deve voltar para o Angra, segundo Rafael...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades