Red Hot Chili Peppers: “Under the Bridge” era só um poema, diz Anthony Kiedis

Insistência do produtor Rick Rubin acabou originando o maior hit da carreira da banda

“Under the Bridge” é o single de maior sucesso da carreira do Red Hot Chili Peppers. A balada chegou ao 2º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de músicas avulsas dos Estados Unidos. O compacto, que tinha “Sikamikanico”, “Search and Destroy”, “Soul to Squeeze” e “Fela’s Cock” como b-sides, vendeu mais de 6 milhões de cópias apenas na terra natal da banda.

O curioso é que, inicialmente, ela nem era uma canção, mas um poema do vocalista Anthony Kiedis. Coube ao produtor Rick Rubin mudar o curso da história, como o cantor contou ao podcast The Joe Rogan Experience.

- Advertisement -

Conforme transcrição do Far Out Magazine, ele declarou:

“Estávamos escrevendo o disco e passávamos nossos dias juntos. Ele estava muito menos ocupado, não era pai e convivíamos o tempo todo. Mostrei a ele músicas sensuais, músicas pesadas, funky, e ele disse: ‘Isso é bom; podemos trabalhar nisso. Mais alguma coisa?’ Então ele viu um poema que não era bem uma música. Tinha melodia, mas não acho que fosse para nós.”

Kiedis confessa que se sentia um pouco constrangido com o poema, pois era um tanto quanto sentimental para os padrões da banda. Além disso, tratava de sua luta contra o vício. Mesmo assim, acabou sendo persuadido a cantá-la para Rubin.

Leia também:  McFly rasga a fantasia e faz um dos melhores shows do ano em São Paulo

“Então eu cantei ‘Under The Bridge’ e ele disse, ‘Essa é a sua melhor música’. Respondi, ‘É apenas um poema’. Mas ele insistiu ‘Traga para os meninos, mostre a música para eles’. Sem o esforço de Rick por uma música contraintuitiva e sensível, talvez nunca tivéssemos tido a chance.”

A visão de Rick Rubin

Em 2013, ao Newsweek, Rubin recordou o momento de acordo com a sua perspectiva.

“Meu pensamento era que os Chili Peppers não se limitavam a ser uma banda de funk com rap. Lembro que Anthony ficou com vergonha de mostrar a música para os outros caras. Mas ele cantou para o John [Frusciante, guitarrista], que veio com a sua parte. Então mostrou para Flea [baixista], que criou a sua. Acabou ficando uma música muito boa – mesmo que eles não tenham percebido o quão boa era até que as pessoas começaram a responder a ela.”

Red Hot Chili Peppers, “Under the Bridge” e “Blood Sugar Sex Magik”

“Under the Bridge” apareceu originalmente no álbum “Blood Sugar Sex Magik” (1991). Produzido por Rick Rubin, o quinto álbum de estúdio foi o salto definitivo do Red Hot Chili Peppers para o mainstream, vendendo mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo e arrematando 28 discos de platina. Foi a primeira vez que a formação se manteve de um trabalho para o outro.

Leia também:  Por que comparação entre Beatles e Oasis é vergonhosa, segundo Noel Gallagher

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesRed Hot Chili Peppers: “Under the Bridge” era só um poema, diz...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades