A banda que John Lennon definia como “filhos dos Beatles”

Muitos tentaram receber a "herança musical" dos Beatles, mas só uma banda foi reconhecida por eles com essa honraria

A partir do momento em que os Beatles encerraram seu reinado – ao menos o que se constituía em sua existência enquanto conjunto –, a banda se tornou referência inatingível para qualquer novato dentro da indústria. Enquanto muitos tentaram replicar seu sucesso, apenas uma banda recebeu a bênção de John Lennon, que os batizou como “os filhos dos Beatles”.

­

- Advertisement -

Alguns grupos musicais eram mais explícitos do que outros na tentativa de seguir o exemplo deixado. Um deles foi a Electric Light Orchestra, comandada por Jeff Lynne, que formou a banda por conta de uma epifania musical após o Fab Four convidá-lo e sua formação anterior, The Idle Race, para uma sessão no Abbey Road à época do “The White Album”.

O multi-instrumentista, compositor e produtor relembrou o momento à Classic Rock Magazine (via Far Out Magazine).

“Eu fiquei maravilhado. Ninguém tinha ouvido o disco ainda, mas lá estava eu ​​em Abbey Road, realmente presenciando o que estava sendo feito. Fiquei por uma meia hora. Depois achei que seria educado ir embora, porque você se sente meio como o cara chato nessa situação. Voltei para onde o The Idle Race estava gravando e, claro, não parecíamos tão bons perto do que testemunhei.”

Após deixar o The Idle Race, Lynne flertou brevemente com a outra banda de Birmingham, The Move. Apenas em 1970 a ELO definitivamente nasceu, com a motivação de manter vivo o espírito dos Beatles.

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

A missão foi alcançada com louvor, visto que um de seus ídolos concedeu publicamente o selo de aprovação. Durante aparição na estação de rádio de Nova York WNEW, em 1974, John Lennon escolheu tocar “Showdown”, a qual apresentou dizendo aos ouvintes:

“‘Showdown’ é uma ótima canção. Esperava que chegasse ao número um, mas não recebeu o apoio necessário da UA (United Artists). O ELO é uma boa banda, eu os chamo de ‘filhos dos Beatles’, embora estejam fazendo coisas que nunca fizemos, obviamente”.

Lennon ressaltou o objetivo de Jeff e seus comandados.

“Lembro de uma declaração que fizeram quando começaram, sobre continuar de onde os Beatles pararam com ‘Walrus’. Certamente o fizeram. Esta é uma bela combinação de ‘I Heard It Through The Grapevine’ de Marvin Gaye e ‘Lightning Strikes’ de Lou Christie com um pouco de ‘I Am The Walrus’.”

Beatles e Jeff Lynne

Lennon, notoriamente, não era o único Beatle que tinha uma queda por Lynne. George Harrison se tornou seu parceiro criativo depois de aceitar a proposta do guitarrista de ingressar no The Traveling Wilburys, que também contava com Bob Dylan, Tom Petty e Roy Orbison – este último apenas no primeiro disco, já que faleceria logo a seguir.

Depois que o supergrupo se separou, a atenção de Harrison voltou-se para os Beatles quando os membros sobreviventes se reuniram nos anos 90 para o projeto Anthology. O trio remanescente decidiu resgatar duas gravações perdidas de John Lennon e chamaram Lynne para ser produtor.

Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

O próprio, em declaração ao documentário que acompanhou as sessões, declarou que “Free as a Bird” foi o trabalho mais difícil de sua carreira.

 “Tive que transformar uma gravação de uma pequena fita cassete de John em um single dos Beatles. Algo que havia sido gravado em um walkman. A voz estava tão áspera e fina, que você não conseguia separar do piano. Foi um verdadeiro trabalho industrial. Paul, George e Ringo não se juntavam em um estúdio há quase 25 anos. Estavam felizes, eram só abraços, beijos e lembranças, momentos mágicos. Até que a seriedade da situação apareceu. Foi a coisa mais difícil que já fiz.”

O projeto Anthology

Disponibilizado em 1995, o primeiro volume de Anthology vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o planeta. O single “Free as a Bird” foi Top 10 em 14 paradas internacionais, faturando disco de ouro nos Estados Unidos e prata na Inglaterra.

Electric Light Orchestra

Já a Electric Light Orchestra existiu inicialmente entre 1970 e 1983. Após reuniões esporádicas, se reestabeleceu de vez em 2014, agora como Jeff Lynne’s ELO. O grupo vendeu mais de 50 milhões de discos até hoje.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA banda que John Lennon definia como “filhos dos Beatles”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muita gente fala que Oasis é cópia dos Beatles. Discordo. Oasis mais parece uma mistura de Kinks com The Who.

    Mas a Electric Light Orchestra é Beatles cuspido e escarrado. Imagine as músicas dos Beatles com outra voz e outros arranjos? ELO! Não por acaso, Lennon era fã, Harrison era amigo e três beatles foram produzidos por Jeff Lynne, lider da banda que participou do projeto Anthology. ELO e Beatles, tudo a ver!

    • Tem razão em partes. Não é exatamente, uma cópia total mas se você prestar atenção em musicas como Wonderwall e algumas outras ‘baladas’ do Oasis, descobrirá que eles se inspiraram diretamente nos Beatles.

      E com franqueza, inclusive, sem qualquer intenção de esconderem isso do público. Tanto que em shows antigos deles, como no Rock in Rio 2001, colocaram a imagem de John Lennon no telão do palco, e nem preciso citar os óculos do Liam Gallagher idênticos aos do seu idolo. kkkkk

  2. Não gosto de Jeff Lynne odeio o som dele não ouço às duas do John e os 3 nem deveriam chama-lo pois é a mesma coisa q ray conniff e banda tocar e os 3 cantarem simplesmente não tem nada de Beatles por isso q digo John era o Beatle puro sem ele não existe Beatles o q Jeff fez foi convidar os 3 pobres coitados a integrarem a Eletric Light orch…..pois as duas ficaram a cara do jeff

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades