A opinião de David Gilmour sobre Jimi Hendrix

Terceiro líder do Pink Floyd chegou a assistir um show do ícone da guitarra em seus primeiros dias no Reino Unido

Apesar de ter tocado com artistas significativos como Little Richard, Jimi Hendrix ganhou personalidade própria quando deixou os Estados Unidos rumo à Inglaterra. Lá, recebeu a liberdade necessária para desenvolver um estilo de tocar guitarra totalmente diferente do que o mundo estava acostumado a ouvir.

­

- Advertisement -

Também foi o momento em que impressionou alguns colegas de instrumento tão lendários quanto ele. É sabido que Jeff Beck e Eric Clapton testemunharam os primeiros passos da lenda em terras britânicas e se sentiram ameaçados.

Outro que teve o privilégio foi David Gilmour. O terceiro líder do Pink Floyd na cronologia relembrou o momento em entrevista à BBC em 2006 – transcrita pelo site Far Out Magazine.

“Jimi Hendrix era fantástico. Fui a um clube em South Kensington, no ano de 1966. Um garoto subiu ao palco com Brian Auger e o Trinity. Ele começou a tocar a guitarra na posição dos canhotos. Eu e todo o lugar ficamos de queixo caído.”

Porém, ao tentar localizar as obras do então novato, não conseguiu. Até porque a obra discográfica de Hendrix teria início apenas no ano seguinte.

“Fui no dia seguinte às lojas de discos e perguntei: ‘Vocês têm alguma coisa desse cara, Jimi Hendrix?’ Responderam: ‘Bem, só conhecemos James Hendrix’. Ele ainda não tinha feito nada. Então, me tornei um fã ávido esperando por seu primeiro lançamento.”

A título de curiosidade, o James Hendrix citado na loja foi sargento-chefe do Exército dos Estados Unidos. Recebeu a mais alta condecoração militar do país, a Medalha de Honra, por suas ações na Bélgica durante a Segunda Guerra Mundial.

­

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

Jimi Hendrix, David Gilmour e os melhores guitarristas

Jimi Hendrix também serviu o exército americano, mas se destacou mesmo como o maior guitarrista de todos os tempos para boa parte do mundo. A posição foi ratificada novamente em recente artigo da Rolling Stone, que o colocou no topo de uma lista com 250 nomes. David Gilmour ocupa a 28ª posição.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA opinião de David Gilmour sobre Jimi Hendrix
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma curiosidade: essa alça que David Gilmour usa na guitarra, se não me engano, era do Jimi Hendrix… Gilmour ganhou da esposa após ela comprar em um leilão

  2. Vc quer dizer que Syd Barrett é mais importante que David Gilmour no PF?
    Vc colocou ele como terceiro na hierarquia da banda , meu deusssss..
    Junto com Roger , ok , mas assim não !!

    • Não. Ele foi o terceiro líder cronologicamente. Não tem nada de opinião, “importância” etc.
      Syd Barrett foi o primeiro líder da banda, ainda nos anos 1960.
      Roger Waters foi o segundo, desde a saída de Barrett até ele mesmo romper em 1985.
      David Gilmour foi o terceiro, após a saída de Waters, a partir de 1985.

  3. Cada um teve seu valor na banda, caso o Syd não existisse talvez o pink tbm nãp poos tudo começou com idéias dele, porém David é sensacional, um dos melhores na minha humildr opinião..

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades