Todos os filmes dos Beatles no formato cinebiografia já lançados

Primeiro longa do gênero focado na banda saiu em 1979; desde então, outros trabalhos seguiram a mesma linha — incluindo vários sobre John Lennon

O diretor Sam Mendes anunciou recentemente que produzirá quatro filmes focados na vida de cada um integrantes dos Beatles: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Os ambiciosos projetos devem chegar nos cinemas a partir de 2027.

No entanto, esta não é a primeira vez que os integrantes da maior banda da história do rock têm suas vidas retratadas nas telonas. São vários os longas que apresentam as jornadas de cada um deles.

- Advertisement -

A seguir, confira todos os filmes no formato cinebiografia já lançados dos Beatles. Por conta disso, não serão considerados seriados, documentários (como “The Beatles: Get Back”), trabalhos inspirados na banda (como “Yesterday”) ou que retratem seus integrantes em histórias totalmente fictícias.

Os filmes sobre os Beatles no formato cinebiografia

“Beatles – Nasce um Sonho” (1979)

A primeira cinebiografia sobre os Beatles foi lançada em 1979. A direção é de Richard Marquand, que, pouco tempo mais tarde, comandou o filme final da trilogia original de “Star Wars”.

O filme retrata os primórdios da banda desde a época em que ainda eram os Silver Beatles até serem alçados ao estrelato. Os atores Stephen MacKenna (Lennon), Rod Culberson (McCartney), John Altman (Harrison) e Ray Ashcroft (Starr) tiveram a honra de interpretar os membros da banda.

Uma rápida curiosidade que vale ser citada é que esta foi a única cinebiografia do grupo lançada com John Lennon ainda vivo. Ele foi assassinado por Mark David Chapman no ano seguinte ao lançamento.

“Beatlemania” (1981)

“Beatlemania” é a adaptação cinematográfica da peça exibida na Broadway entre 1977 e 1979. Ela conta, cronologicamente, toda a trajetória dos Beatles por meio das canções do Fab Four.

No entanto, se você nunca ouviu falar nem do longa e nem da peça, deve ser porque ela recebeu críticas negativas, tanto do lado cinematográfico quanto o teatral.

O filme foi dirigido por Joseph Manduke e tem atores David Leon, Mitch Weissman, Tom Teeley e Ralph Castelli interpretando John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, respectivamente.

“John e Yoko: Uma História de Amor” (1985)

Lançado diretamente para televisão e exibido nos Estados Unidos pelo canal NBC, “John and Yoko: A Love Story” é focado nas vidas de John Lennon e Yoko Ono.

Leia também:  A música punk que o Pink Floyd teria copiado em “Another Brick in the Wall”

O enredo começa pouco antes de John e Yoko se conhecerem e termina justamente no momento em que o músico é assassinado. Mark McGann e Kim Miyori interpretam o casal.

Apesar de a história ser focada no casal, os demais membros dos Beatles aparecem e são vividos pelos atores Kenneth Price (McCartney), Peter Capaldi (Harrison) e Philip Wash (Starr). Outras figuras que aparecem no longa são Brian Epstein, o famoso empresário do grupo, Elton John e Cynthia Lennon, a primeira esposa de John.

“Backbeat – Os 5 Rapazes de Liverpool” (1994)

“Backbeat – Os 5 Rapazes de Liverpool” é mais focado nos dias em que a banda ainda não havia alcançado o sucesso. Seu enredo se passa durante a época em que os Beatles se apresentavam na cidade alemã de Hamburgo.

Ian Hart, que viveu John Lennon em “Horas e Momentos” (trazendo como enredo uma história fictícia envolvendo o músico e Brian Epstein), volta a interpretá-lo no longa. Já Gary Bakewell vive Paul McCartney e Chris O’Neill é George Harrison.

Como o filme se passa antes de os Beatles alcançarem a fama, Ringo Starr não está presente, mas sim Pete Best, o baterista original da banda, papel do ator Scot Williams. A direção é de Ian Softley.

“The Linda McCartney Story” (2000)

Após John Lennon e Yoko Ono, foi a vez de Paul e Linda McCartney terem sua vida amorosa explorada em um filme. O enredo é inspirado na biografia escrita por Linda.

Elizabeth Mitchell e Gary Bakewell deram vida ao casal. John Lennon também faz uma rápida participação e é interpretado por Tim Piper.

“Tudo Entre Nós” (2000)

Lançado para TV em 2000, “Two of Us” (que recebeu este título por conta da canção homônima do grupo) retrata o dia em que Lome Michaels, criador do “Saturday Night Live”, usou o show para oferecer 3 mil dólares ao Beatles para se reunirem no programa em 1976.

Com direção de Michael Lindsay-Hogg, o filme conta apenas com a presença de John Lennon e Paul McCartney, interpretados por Jared Harris e Aidan Quinn, respectivamente.

“John Lennon – O Mito” (2000)

“John Lennon: O Mito” é uma cinebiografia focada justamente na vida de John Lennon, em especial o final de sua adolescência e o início do sucesso junto aos Beatles.

Philip McQuillian é quem interpreta o músico. O filme também tem a presença de outras figuras importantes na vida de Lennon, como Cynthia e Julia Lennon, sua mãe, e os demais integrantes dos Beatles. A direção é de Michael O’Hara.

Leia também:  A música do Metallica que Lars gostaria de ouvir o Deep Purple tocar

“O Garoto de Liverpool” (2009)

“O Garoto de Liverpool” se trata de outra cinebiografia sobre a vida de John Lennon. O filme explora a adolescência do músico, sua relação com a tia Mimi, que o criou, e sua mãe, Julia, e a criação da banda Quarrymen, que deu origem aos Beatles.

Aaron Taylor-Johnson foi o escolhido para viver John Lennon no longa e sua esposa, Sam Taylor-Wood, ficou responsável pela direção. Paul McCartney e George Harrison também dão as caras e são interpretados por Thomas Sangster e Sam Bell, respectivamente.

“O Garoto de Liverpool” pode ser visto nos streamings Globoplay e Prime Video.

“Simplesmente Lennon” (2010)

“Simplesmente Lennon” é mais uma cinebiografia inspirada na vida e carreira do músico. Neste trabalho, o foco é na vida de John Lennon entre 1967 e 1971, época em que conheceu Yoko Ono e testemunhou o fim dos Beatles.

Christopher Eccleston é quem dá vida a John Lennon no filme, que também tem a presença dos demais integrantes dos Beatles e pessoas importantes na vida do artista.

Os quatro novos filmes dos Beatles

A história dos Beatles seria talvez impossível de contar em um filme, mas que tal quatro? O diretor Sam Mendes, vencedor do Oscar por “Beleza Americana” (1999) anunciou na terça-feira (20) seus planos de adaptar a trajetória da maior banda de todos os tempos de maneira curiosa.

Cada integrante terá um longa-metragem dedicado ao seu ponto de vista. Em certo ponto, as narrativas se encontram para dar um retrato mais robusto da trajetória de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Em declaração oficial (via Variety), Mendes afirmou:

“Estou honrado de poder contar a história da maior banda de rock de todos os tempos, e empolgado de desafiar a noção do que constitui uma visita ao cinema.”

Os filmes serão distribuído pela Sony Pictures Entertainment e só devem ser lançados em 2027. Pippa Harris, uma das produtoras do projeto, discutiu a ambição por trás da empreitada e o apoio da Apple Corps em declaração oficial:

“Queremos fazer uma experiência cinematográfica única: quatro filmes, contados através de quatro perspectivas diferentes que contam uma história única sobre a banda mais celebrada de todos os tempos. Ter a benção dos Beatles e da Apple Corps para fazer isso é um privilégio imenso.”

Nos últimos anos, os Beatles têm sido foco de projetos cinematográficos ambiciosos. Em 2020, o diretor Peter Jackson lançou “The Beatles: Get Back”, uma reimaginação do documentário “Let It Be” com seis horas de duração e imagens nunca antes vistas das gravações do álbum derradeiro da banda.

*Texto com informações de Wikipedia, IMDb e Beatles Bible.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasTodos os filmes dos Beatles no formato cinebiografia já lançados
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades