...

A guitarra que Yngwie Malmsteen usaria se Fender Stratocaster não existisse 

Músico, conhecido por adotar esse modelo desde que alcançou a fama, revelou recentemente sua segunda escolha de instrumento

Yngwie Malmsteen é conhecido por utilizar as guitarras Fender Stratocaster desde que atingiu a fama. Inclusive, o sueco disse que, quando começou a tocar, sequer considerou outro modelo. Ainda assim, o músico sabe exatamente qual instrumento optaria caso a versão não existisse. 

­

- Advertisement -

Durante uma sessão de perguntas e respostas com fãs, o artista revelou que, se a Fender Stratocaster desaparecesse do mundo, provavelmente escolheria usar uma Flying V. Lançado em 1958, o modelo célebre da Gibson foi popularizado por nomes como Albert King, Jimi Hendrix, Michael Schenker, K.K. Downing e Paul Stanley, tendo ainda uma variação famosa da Jackson, usada por Randy Rhoads e outros.

Conforme transcrição da Ultimate Guitar, ele contou: 

“Provavelmente uma Flying V. Tenho algumas Flying Vs, gosto delas. São estilosas e tudo mais. Mas a Strat é uma máquina perfeita — tudo nela é impecável.”

Em 2020, Yngwie chegou a publicar nas redes sociais uma imagem rara na qual tocava uma Flying V — porém, adaptada ao seu estilo. No passado, ele utilizou o instrumento com a banda Alcatrazz, antes de iniciar a carreira solo.

Yngwie Malmsteen usando uma guitarra Gibson Flying V em vez de Fender Stratocaster
Yngwie Malmsteen usando uma guitarra Gibson Flying V em vez de Fender Stratocaster (Foto: reprodução / Instagram / 2020)

À Premier Guitar, em 2008, ele também confirmou que possui diferentes modelos, apesar da óbvia preferência. Citando também a Les Paul, afirmou na ocasião:

“Tenho Les Pauls, Flying Vs e tudo o mais. Gosto delas. São muito boas, mas não estão no mesmo universo da guitarra que eu uso. Tem a ver com meu som e ter aquele sentimento.”

Yngwie Malmsteen e o renascimento da Fender Stratocaster

Como mencionado, desde que alcançou a fama, Yngwie Malmsteen sempre foi fiel às guitarras Fender Stratocaster — até mesmo em uma época em que, ao seu ver, o modelo não era tão bem-visto na cena do rock e metal. Por isso, o próprio guitarrista acredita ter contribuído para o renascimento do instrumento nos anos 1980.

Durante entrevista à Guitar World, o músico afirmou que as Stratocaster convencionais da fabricante eram “fora de moda” durante o período mencionado – quando marcas como Jackson, ESP, Charvel e Ibanez ganhavam mais espaço. Porém, como ressaltado, tudo mudou com o lançamento de seus primeiros discos, “Rising Force” (1984) e “Marching Out” (1985), nos quais até mesmo as capas trazem o modelo. 

Comparando a Strat com um “carro velho” para exemplificar a questão, ele disse: 

“A Strat era o mais ‘fora de moda’ que você podia imaginar. Isso é uma coisa que as pessoas esquecem. Nos anos 80, ter uma Fender Strat era tipo ter um carro velho e ouvir alguém te dizendo: ‘por que você tá dirigindo essa porcaria velha, cara?’. Se sua guitarra não tivesse uma ponte Floyd Rose, as pessoas estranhavam. A menos que você fosse um guitarrista de blues, ninguém tocava com Strato.”

Conversando com a Guitar Magazine em 2019, o sueco alegou ter salvado a Fender tamanho o impacto do seu disco de estreia. Nas palavras do artista, a empresa enfrentava muitas dificuldades e baixas vendas, quando o cenário mudou com a chegada do material no mercado: 

“No final dos anos 1970, duas coisas aconteceram. A Fender quase saiu do mercado e, em 1981, foi comprada por outros dois caras. Eles basicamente começaram de novo e estavam tendo um pouco de dificuldades, então meu álbum ‘Rising Force’ saiu… O disco mudou todo o cenário, e o que estava na capa? Uma Fender Stratocaster. Aquele maldito álbum salvou a companhia deles! Eles disseram que, quando o trabalho saiu, eles não conseguiam construir guitarras rápido o suficiente. Sendo que, antes disso, eles não estavam vendendo nada.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA guitarra que Yngwie Malmsteen usaria se Fender Stratocaster não existisse 
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades