A música do Foo Fighters que muitos fãs odeiam, segundo Dave Grohl

Inspirada por Tom Petty, canção fez público temer por mudança sonora radical da banda

Lançado em 2009, o “Greatest Hits” do Foo Fighters contava com grandes sucessos e duas músicas originais: “Wheels” e “Word Forward”. As canções marcaram o reencontro profissional de Dave Grohl com Butch Vig, produtor de “Nevermind” (1991), do Nirvana.

­

- Advertisement -

A primeira citada foi inspirada em Tom Petty, com quem o multi-instrumentista tocou brevemente após o trágico desfecho de sua antiga banda. Ela chegou ao 72º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de singles americana, além de ter faturado disco de prata no Reino Unido.

Mesmo assim, nem todo mundo aprovou. Ao Songfacts, em resgate do Far Out Magazine, Grohl ressaltou:

“Você faz uma música como ‘Wheels’ e as pessoas dizem, ‘Sério? Esse é o Foo Fighters?’ Ficam todas assustadas. ‘Ah, não, é nessa direção que eles estão indo?’ É uma daquelas músicas que nossos maiores fãs odeiam. De qualquer modo, gosto que tenhamos canções que geram reações diferentes.”

Curiosamente, a compilação em que a faixa está presente não desperta bons sentimentos em Dave. À BBC Radio 1, à época do lançamento, ele admitiu desconforto com a situação.

Leia também:  A curiosa diferença entre Queen e Guns N’ Roses, segundo músico de estúdio

“Ainda parece prematuro esse tipo de lançamento. Somos uma banda ativa e funcional. Essas coisas podem parecer um obituário.”

Nas próprias notas do encarte, o vocalista e guitarrista escreveu:

“Essas 16 músicas são o que chamamos de nossos ‘Maiores Sucessos’. Não deve ser confundido com ‘Nossas Melhores Músicas’ ou ‘Nossas Músicas Favoritas’, é uma coleção de canções que definiram a identidade da nossa banda para a maioria das pessoas ao longo dos anos. As outras 65 faixas que não entraram no álbum… bem, algumas delas podem ser nossas melhores músicas. ‘Aurora’, ‘New Way Home’, ‘MIA’, ‘Exhausted’, ‘A320’… depende de para quem você pergunta. Pessoalmente, acho que ainda não escrevemos nossas melhores músicas. Mas essa porta está sempre aberta.”

Foo Fighters e “Greatest Hits”

A despeito da autocrítica, “Greatest Hits” vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o planeta. Chegou ao topo dos charts da Austrália e Nova Zelândia, ficando em 4º no Reino Unido – onde faturou disco de platina quíntupla – e 11º nos Estados Unidos.

Leia também:  A melhor banda grunge na opinião de Jerry Cantrell (Alice in Chains)

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música do Foo Fighters que muitos fãs odeiam, segundo Dave Grohl
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Curioso, tornei-me fã de Foo Fighters há pouco mais de três anos e não conhecia essa música, fui escutar no YouTube por conta desta reportagem e adorei, música pop bem radio friendly.

    Ah, os comentários lá são puro elogios pra wheels.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades