A única música do Black Sabbath que traz backing vocals de Tony Iommi

Canção foi o segundo single do último álbum de estúdio completo da formação original

Tony Iommi é o maior criador de riffs da história do rock – o próprio diz que não faz heavy metal, então é rock mesmo. Há quem diga que muitos grandes instrumentistas são tão bons justamente para não ter que cantar. Talvez seja o caso do único membro presente em todas as formações do Black Sabbath.

Até por isso, o homem do bigode fez backing vocals em apenas uma música na discografia do grupo. Trata-se de “A Hard Road”, segundo e derradeiro single do álbum “Never Say Die!”, lançado em 1978.

- Advertisement -

Em sua biografia “Iron Man: Minha Jornada com o Black Sabbath” (via Far Out Magazine), ele escreveu:

“Apesar do frio, das drogas e do estúdio, conseguimos gravar o álbum. Na verdade, fiz o vocal de apoio em ‘A Hard Road’. Foi minha primeira vez nisso. E a última, porque os outros caras não conseguiram ficar sérios. Eu cantava e cantava, olhava para eles e Geezer (Butler, baixista) se acabava de tanto rir. Precisava continuar a cantar e ele continuava a rir. Foi uma vergonha. Nunca mais!”

Para Iommi, a falta de um produtor prejudicou o resultado.

Leia também:  Accept passa ileso por teste de fogo em estreia de turnê mundial em São Paulo

“Achávamos que poderíamos fazer o disco sozinhos. Não fui só eu que disse isso, fomos todos nós. Teria sido muito melhor se tivéssemos contratado alguém para a função. Ter um produtor envolvido tira a tensão.”

Black Sabbath e “Never Say Die!”

“Never Say Die!” foi o último trabalho totalmente de material inédito gravado pela formação original do Black Sabbath. Algumas ideias foram aproveitadas do breve período em que Dave Walker (ex-Savoy Brown) assumiu os vocais, com Ozzy Osbourne retornando logo a seguir.

O Madman se recusou a cantar em duas músicas. “Swinging the Chain” teve o baterista Bill Ward assumindo a função, enquanto “Breakout” permaneceu instrumental. A capa original foi trocada e reaproveitada pelo Rainbow no álbum “Difficult to Cure”, 3 anos depois.

Leia também:  Steve Perry regrava lado B do Journey com filhos de Phil Collins e Steve Lukather

Sua melhor colocação em uma parada foi o 12º lugar na do Reino Unido. Só foi ganhar disco de ouro nos Estados Unidos quase vinte anos após o lançamento.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA única música do Black Sabbath que traz backing vocals de Tony...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades