A banda que fez Kirk Hammett se apaixonar por heavy metal

Banda inglesa contou com guitarrista alemão que é muito associado à carreira do integrante do Metallica

Quem acompanha a carreira de Kirk Hammett com maior afinco, sabe que uma de suas principais referências é Michael Schenker. A sonoridade do guitarrista influenciou diretamente a sua em vários aspectos, incluindo aquela que parte do público considera exagerada, que é o uso do wah-wah em propulsão – algo que o próprio admite vir tentando controlar.

Sendo assim, não surpreende que o integrante do Metallica tenha uma das bandas do instrumentista em seu mais alto conceito. Não estamos falando do Scorpions, que o alemão ajudou a fundar nos anos 1960, participou do álbum de estreia e retornou brevemente anos mais tarde.

- Advertisement -

Disse o americano ao canal da Gibson no YouTube, conforme resgate do Far Out Magazine:

“Escutei o UFO pela primeira vez lá por 1979 e, de repente, encontrei algo que estava procurando musicalmente. Era mais pesado e um pouco mais extremo, mais agressivo do que qualquer coisa que tinha na América. Aí descobri uma série de outras bandas que estavam surgindo na Europa.”

Curiosamente, Michael Schenker sairia pela primeira vez do UFO na mesma época. Entre idas e vindas, participou da banda em outras duas ocasiões.

Michael Schenker reconhece influência

Leia também:  Antes cancelado, festival da Kiss FM com Ultraje a Rigor é retomado

Em 2018, Kirk participou do álbum “Resurrection”, lançado pelo Michael Schenker Fest. Ele tocou na faixa de abertura do tracklist, “Heart and Soul”. À época, o alemão falou sobre o pupilo à Total Guitar:

“Kirk Hammett possui o vibrato bastante parecido ao meu em ‘Lonesome Crow’, estreia do Scorpions. Não sei se ele faz de propósito. Quando tocamos juntos, eu ouvi e soou muito parecido. Pode ser coincidência ou talvez meu jeito de tocar naquele disco o impressionou, não sei! Quando o escuto, soa como o início de meu desenvolvimento.”

Sobre Kirk Hammett

Nascido em San Francisco, Califórnia, Kirk Lee Hammett foi membro fundador do Exodus, a primeira banda thrash a existir – embora não tenha sido a primeira a lançar álbuns. Permaneceu no grupo entre 1979 e 1983.

Foi convidado a integrar o Metallica, substituindo Dave Mustaine pouco antes das gravações do trabalho de estreia, Kill ‘Em All. Segue na banda até hoje. Em 2022 lançou seu primeiro trabalho solo, o EP “Portals”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA banda que fez Kirk Hammett se apaixonar por heavy metal
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades