Racismo desanimou Idris Elba a interpretar James Bond

Ator estava cotado para ser o primeiro protagonista negro na franquia “007”, mas desistiu após reações

O ator Idris Elba foi um dos considerados para assumir o papel de James Bond nos próximos filmes da franquia “007”. Porém, acabou desistindo de se tornar o primeiro protagonista negro da história justamente por conta de reações racistas em relação à possibilidade.

Durante participação no podcast SmartLess, o artista confirmou ter se desanimado após uma série de comentários preconceituosos. E mesmo reconhecendo ter se tratado de uma parte pequena, confessou que era o suficiente para não querer se envolver.

“Foi um grande elogio quando vi pessoas felizes em todos os cantos do mundo, exceto por alguns sobre os quais não falaremos. Mas justamente esses que não estavam felizes com a ideia tornaram tudo nojento e repulsivo, porque isso se tornou uma questão de raça.”

- Advertisement -

Elba admitiu ter ficado eufórico quando a possibilidade se apresentou.

“Somos todos atores e entendemos o que significa interpretar James Bond. É um daqueles papéis cobiçados, um recado de que você atingiu o auge. Fiquei surpreso que a cor da minha pele pudesse ser um obstáculo para uma parcela dos fãs. E não adianta, a aprovação popular é decisiva para algo do tipo.”

Anthony Horowitz sobre Idris Elba

Uma das declarações mais preconceituosas veio, curiosamente, de um dos escritores das histórias de Bond. Em entrevista ao Daily Mail, em 2015, Anthony Horowitz tentou se valer da já manjada técnica do “não sou racista, mas…”.

“Idris Elba é um ator magnífico, mas posso pensar em outros atores negros que seriam melhores. Na minha opinião, ele é muito rude para o papel. Não é uma questão de cor. Eu acho que ele é muito ‘das ruas’ para James Bond.”

Após a óbvia repercussão negativa, o autor usou outro artifício bastante conhecido: o “desculpa a quem se sentiu ofendido”.

“Peço desculpas pelos comentários sobre Idris Elba que ofenderam alguém. Essa não era a minha intenção.”

Planos para carreira musical

Vale recordar que ano passado, durante entrevista à Vanity Fair, Idris já havia declarado estar considerando a possibilidade de abandonar a atuação para se concentrar na carreira musical. Ele possui trabalhos como DJ, usando a alcunha DJ Big Driis (ou Big Driis the Londoner), além de projetos ligados ao R&B. Já se apresentou no festival Coachella, além de participar da turnê “Rebel Heart”, de Madonna.

Leia também:  Bruno Mars anuncia quatro shows no Brasil em outubro

Sobre o ator

Idris Elba é conhecido por papéis como Stringer Bell na série “The Wire” da HBO; DCI John Luther na série “Luther” da BBC e Nelson Mandela no filme biográfico “Mandela: Long Walk to Freedom” (2013). Também interpretou Heimdall em “Thor” (2011) e suas sequências “Thor: O Mundo Sombrio” (2013) e “Thor: Ragnarok” (2017), bem como “Vingadores: Era de Ultron” (2015) e “Vingadores: Guerra Infinita” (2018). Ainda no mundo dos super-heróis, deu vida ao Sanguinário em “O Esquadrão Suicida” (2021).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRacismo desanimou Idris Elba a interpretar James Bond
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades