A razão pela qual o The Doors nunca teve baixista nos shows da formação original

Apesar de ter contado com o instrumento nas gravações em estúdio, banda não o incluiu no contexto ao vivo

Em sua formação original, o The Doors não contava com um baixista. O vocalista Jim Morrison, o guitarrista Robby Krieger, o tecladista Ray Manzarek e o baterista John Densmore até contaram com o instrumento nos trabalhos de estúdio. Porém, ao vivo, os quatro se viraram para oferecer o que sabiam de melhor.

­

- Advertisement -

Coube a Ray preencher a lacuna. Com uma mão, o músico focava nas partes do teclado, enquanto a outra se encarregava com o que seria a função das quatro cordas.

Para tal, ele usava um Fender Rhodes que emitia 32 notas de notas baixas extra graves, de acordo com o próprio.

Em entrevista de 2010 a Harvey Kubernik, resgatada pelo Rock and Roll Garage, ele explicou, usando uma música específica:

“Em primeiro lugar, a mão esquerda criava aquele som hipnótico do Doors. Por exemplo, durante a seção de solo de ‘Light My Fire’, é uma tríade de Lá menor para uma tríade de Si menor que apenas se repete, como em ‘My Favorite Things’ de John Coltrane. A mesma estrutura de acordes meio modal. Já a mão direita toca apenas filigrees, acompanhando Robby Krieger, pontuando com acordes e o acompanhando com notas únicas. Quando estou solando, faço o que quero. E essa linha de baixo continua. Nunca varia nem para.”

Até por isso, de acordo com Manzarek, a adição de uma baixista não se justificaria.

Leia também:  Por que o Evanescence foi “contracultura” em “Fallen”, segundo Amy Lee

“Como uma bateria tribal ou Howlin’ Wolf tocando uma de suas músicas, não há nenhuma mudança de acorde. É o mesmo padrão. Se adicionássemos um baixista ao vivo, depois de uns 2 ou 3 minutos tocando as mesmas duas tríades, ele dieia: ‘não consigo fazer isso, Ray’.”

Os baixistas do The Doors em formações posteriores

Ainda assim, após a morte de Jim Morrison, o The Doors chegou a incluir baixistas nas formações de palco. Nomes como Jack Conrad, Don Was – famoso músico e produtor, de várias colaborações com os Rolling Stones – e Angelo Barbera participaram tanto do breve período em que a banda original prosseguiu quanto dos tributos oficiais posteriores.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

Já em estúdio, os álbuns do lineup clássico contaram com participações de Larry Knechtel, Doug Lubahn, Leroy Vinnegar e Kerry Magness, entre outros. Só com seus discos iniciais, a banda vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA razão pela qual o The Doors nunca teve baixista nos shows...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades