A melhor música de blues em toda a história, segundo Jack White

Composição foi gravada originalmente pelo cantor gospel Blind Willie Johnson, no ano de 1927

Jack White possui uma ligação quase umbilical com o blues. Não apenas pela própria obra, mas por todo o trabalho de resgate e curadoria que promoveu com o estilo no passar dos anos. Não à toa, na hora de mencionar sua música preferida, foi possível ir longe na pesquisa.

­

- Advertisement -

Em resgate do Far Out Magazine, o artista escolheu uma obra de 1927, um número instrumental de slide guitar harmonizado com vocalizações.

“Há uma gravação de Blind Willie Johnson chamada ‘Dark Was the Night’. Ela não contém letras reais, é apenas slide guitar e, basicamente, gemidos. Não acredito que a gravadora da época realmente permitiu que esse disco fosse lançado.”

Em seguida, ele descreveu a música:

Leia também:  O surpreendente maior artista da história na opinião de Bruce Dickinson

“Começa lindo, depois fica meio malvado, sem usar palavras, e isso é muito, muito poderoso e muito, muito difícil de fazer.”

Blind Willie Johnson e “Dark Was the Night, Cold Was the Ground”

O nome completo da música é “Dark Was the Night, Cold Was the Ground”. Ela foi gravada em 3 de dezembro de 1927. Meio século depois, foi incluída na lista do Voyager Golden Record, como “expressão humana da solidão”.

Em 2010, foi adicionada à Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos por seu valor histórico e cultural. Com o passar dos anos, ganhou várias regravações, além de ter sido incluída em trilhas de filmes, séries e peças publicitárias.

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

Falecido em 1945, Blind Willie Johnson não pôde desfrutar da fama de sua criação. E sim, como seu nome artístico deixa claro, ele era cego. Reza a lenda que perdeu a visão aos 7 anos, atacado pela madrasta com soda cáustica após o pai ter descoberto uma traição.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA melhor música de blues em toda a história, segundo Jack White
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Esse Bluesman era muito fera! Teve versões de suas músicas gravadas por Bob Dylan, Led Zeppelin, Eric Clapton, Tom Waits, Sinead O’Connors dentre muitos outros…

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades