A bela homenagem de Frances Bean Cobain ao pai Kurt Cobain, morto há 30 anos

Filha do líder do Nirvana tinha 1 ano e 8 meses de idade quando perdeu o pai, em 5 de abril de 1994

Frances Bean Cobain publicou, em suas redes sociais, uma homenagem a seu pai, Kurt Cobain. A morte do líder do Nirvana completa 30 anos nesta sexta-feira (5).

­

- Advertisement -

No texto, a filha de Kurt com Courtney Love, cantora e guitarrista do Hole, reflete sobre como sua noção de perda mudou com o passar dos anos. Embora admita que gostaria de ter ao menos conhecido o pai de verdade — já que tinha apenas 1 ano e 8 meses de vida quando ele tirou a própria vida —, a artista visual e modelo aponta ter aprendido, logo de cara, uma grande lição sobre a morte.

Ainda em seu relato, Frances relembrou uma carta deixada por Kurt antes de sua morte. O músico diz, em dado trecho: “onde quer que você vá ou onde quer que eu vá, sempre estarei com você”. Segundo ela, a promessa foi cumprida.

Leia a carta completa a seguir.

“Há 30 anos a vida do meu pai acabou. A segunda e a terceira fotos (do post) capturam a última vez que estivemos juntos enquanto ele ainda estava vivo. A mãe dele, Wendy, muitas vezes pressionava minhas mãos em seu rosto e dizia, com uma tristeza calmante: ‘você tem as mãos dele’. Ela as cheirava como se fosse sua única chance de segurá-lo um pouco mais perto, congelado no tempo. Espero que ela esteja segurando as mãos dele onde quer que estejam.

Nos últimos 30 anos, meus pensamentos sobre a perda estiveram em contínuo estado de metamorfose. A maior lição aprendida através do luto, desde que estou consciente, é que ele serve a um propósito. A dualidade de vida e morte, dor e alegria, yin e yang, precisam existir lado a lado, ou nada disso teria qualquer significado. É a natureza impermanente da existência humana que nos lança nas profundezas de nossas vidas mais autênticas. Acontece que não há maior motivação para se inclinar para a consciência amorosa do que saber que tudo acaba.

Eu gostaria de ter conhecido meu pai. Eu gostaria de saber a cadência de sua voz, como ele gostava de seu café ou como era ser colocada na cama depois de uma história para dormir. Sempre me perguntei se ele teria capturado girinos comigo durante os verões abafados de Washington ou se ele tinha cheiro de Camel Lights (cigarro) e nesquik de morango (seus favoritos, segundo me disseram). Mas também há uma sabedoria profunda no caminho acelerado para compreender como a vida é preciosa. Ele me deu uma lição sobre a morte que só pode acontecer por meio da experiência VIVA de perder alguém. É o dom de saber com certeza, quando amamos a nós mesmos e aos que nos rodeiam com compaixão, com abertura, com graça, mais significativo o nosso tempo aqui se torna inerentemente.

Kurt me escreveu uma carta antes de eu nascer. A última linha diz: ‘onde quer que você vá ou onde quer que eu vá, sempre estarei com você’. Ele cumpriu essa promessa porque está presente de muitas maneiras. Seja ao ouvir uma música ou através das mãos que compartilhamos, nesses momentos posso passar um tempinho com meu pai e ele se sente transcendente.

Para quem já se perguntou como seria viver ao lado das pessoas que perderam, hoje estou mantendo você em meus pensamentos. O significado da nossa dor é o mesmo.”

Frances Bean Cobain atualmente

Embora tenha como atividades principais os trabalhos como artista visual e modelo, Frances Bean Cobain disponibilizou várias canções originais nas redes sociais nos últimos anos. No entanto, ela ainda não lançou oficialmente nenhum material.

Em outubro do ano passado, Frances se casou com Riley Hawk, filho do skatista Tony Hawk e de Cindy Dunbar. A cerimônia foi realizada em Los Angeles e oficializada por Michael Stipe, eterno vocalista do R.E.M. e padrinho da noiva – a madrinha é a atriz Drew Barrymore.

Frances e Riley assumiram o relacionamento em janeiro de 2022. Porém, os dois já estavam juntos há algum tempo antes de torná-lo público.

Ela já foi casada com o músico Isaiah Silva, de quem se separou em 2017. O divórcio culminou com Silva supostamente leiloando o violão Martin D-18E, usado por Kurt Cobain no MTV Unplugged do Nirvana. A ação aconteceu contra a vontade da filha do músico e sua mãe.

Sobre Kurt Cobain

Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, Washington, no dia 20 de fevereiro de 1967. Iniciou trajetória na cena musical de Seattle por meio do amigo de colegial Buzz Osbourne, vocalista e guitarrista do Melvins. Aos 18 anos formou a primeira banda da carreira, Fecal Matter que ficou ativa por um curto período.

Em 1987, ao lado de Krist Novoselic, formou o Nirvana. Nos primeiros anos de atividade, o projeto atingiu amplo reconhecimento na região de Seattle com sua sonoridade bastante apoiada pelo punk rock.

A consagração mundial veio com o seu segundo álbum, “Nevermind” (1991), que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos. O material apresentou hits como “Smells Like Teen Spirit”, “In Bloom”, “Come As You Are” e “Lithium”. 

Em paralelo ao sucesso, enfrentou a depressão e a dependência química. Os problemas foram amplamente explorados pela mídia, assim como o relacionamento problemático com Courtney Love. Em constante conflito com a fama e o vício, cometeu suicídio no dia 5 de abril de 1994, aos 27 anos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

Leia também:  A data do Rock in Rio 2024 com ingressos esgotados mais rapidamente na pré-venda
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA bela homenagem de Frances Bean Cobain ao pai Kurt Cobain, morto...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades